Mesmo em tempos difíceis pelos quais estamos passando, as empresas, instituições e governos estão preparando novos planos para o ano seguinte, na certeza de que tudo irá passar.
Pois é, estamos habituados a falar sobre planejamento no âmbito das corporações. Mas a proposta é ajudar você na execução de um plano diferente e especial: o plano de sua vida. E, para fazê-lo, iremos nos basear na metodologia aplicada para as Empresas.
Parte A – A base do plano pessoal
Plano pessoal é o processo de construir o seu futuro. E tal como nas corporações, a primeira etapa consiste na definição de três aspectos essenciais: visão, missão e valores.
1. Visão de futuro
A visão ideal deve mostrar onde estamos, onde queremos chegar e que meios serão necessários para atingir esse objetivo. Só assim conseguiremos nos motivar, dar rumo a nossa vida e avaliar o nosso progresso, comparando resultados.
Exemplo: “Ser uma pessoa mais completa e atuante na área profissional e na sociedade”.
2. Missão
A Missão é como você irá atender a Visão e é fruto das perguntas que você se fizer. Algumas sugestões: O que está faltando em sua vida?, O que gostaria de aprender ou fazer? Após todos estes questionamentos e reflexões, analise suas respostas. Elas indicarão seu legado, ou seja, a contribuição que deixará para o mundo e através da qual poderá eternizar seu nome e seus feitos.
Exemplo: “Buscar o desenvolvimento dos negócios e na sociedade em minha volta, agregando cada vez mais valor com minhas ações”.
3. Valores
Os valores são os princípios que guiam as decisões e balizam o comportamento no cumprimento da missão. Desde muito cedo, por influência de nossos pais e familiares, estabelecemos um conjunto de valores. Mas as pessoas, o ambiente, as crenças e as circunstâncias agem no sentido de modificá-los. Verifique os valores mais recorrentes em seus pensamentos e ações.
Exemplo: Honestidade, Ousadia, persistência, etc.. e coloque-os em ordem de importância relativa.
Parte B – Definição das estratégias e táticas
Cumprida a primeira etapa, deverá fazer uma análise do conjunto de fatores que pode ter alguma influência sobre a nossa vida.
01. No ambiente externo
a) OPORTUNIDADES: forças ambientais que podem favorecer a nossa ação estratégia, cujos fatores devemos tirar partido.
b) AMEAÇAS: Forças “controláveis ou incontroláveis” que criam obstáculos à ação estratégica, mas que poderão ser evitadas, se reconhecidas em tempo hábil.
02. No ambiente interno
“Conhece-te a ti mesmo”. Defina muito bem quais são as suas:
a) FORTALEZAS: Pontos fortes, diferenciais perante os outros;
b) FRAQUEZAS: Os seus pontos de limitação, as desvantagens estruturais que o desfavorecem no contexto geral.
03. Foco de Atuação
Pode parecer elementar, mas muitos erram ou por constituir muitos focos ou por eleger como primordial o objetivo inadequado. Procure fundamentá-lo em sua missão, orientá-lo pelos seus valores e traçá-lo em direção à sua visão.
Resista à tentação de definir seu foco por interferência de terceiros. Isso acontece, por exemplo, com jovens em estágio pré-vestibular, por ocasião da escolha do curso superior, quando optam pela mesma carreira dos pais ou seguem à risca a sugestão de amigos ou familiares.
04. Táticas ou Metas
Trata-se do desdobramento da Estratégia. Sem as metas, os planos estratégicos ficam sem ação e caem no descrédito ou esquecimento
05. Determinação de prazo de execução e necessidades
Tão importante quanto definir quais as estratégias e táticas, é a fixação do prazo de execução, uma vez que sem um limite de tempo, os planos tendem a perder seu significado e importância.
06. Divulgação
Não adianta dizer que irá fazer a melhor coisa do mundo ou ter atributos invejáveis se ninguém tomar conhecimento. É preciso comunicar e repercutir. Conseguir aliados para a realização dos objetivos;
07. Acompanhamento e Avaliação
Para garantir o sucesso do seu plano pessoal, será necessário o acompanhamento sistemático e verificar se as metas estão sendo cumpridas e se não, descobrir o porquê do não cumprimento. Esta análise irá permitir a tomada de ações que permitam o cumprimento das metas ou a sua reformulação de acordo com os acontecimentos.
Resumindo da palavra planejamento: Uma pessoa sem propósito é um barco à deriva, refém dos ventos e das tempestades.
Crie, portanto, o seu Plano Pessoal de tal forma que permita um duradouro desenvolvimento e sucesso nos negócios e na vida pessoal.
Esta direção irá resultar outras recompensas advindas da nova postura e atitude, que pode ser: satisfação, felicidade, e por que não: dinheiro e sucesso nos negócios. Lembre-se que a vida recompensa aqueles que estão dispostos a pensar antecipadamente o que querem ser e onde querem chegar.
Boa sorte e bom plano pessoal para 2021!
Consultora - RTS ASSESSORIA EM MARKETING E QUALIDADE