[ editar artigo]

Quer empreender com sucesso? Pense como gestor

Quer empreender com sucesso? Pense como gestor

 

Não existem segredos para ser um empreendedor. Seja qual for seu hobby ou seu talento, é possível transformá-los em um negócio. Porém, para manter a própria empresa e fazer com que o negócio cresça, é necessário desenvolver a mentalidade empreendedora. Isso engloba diferentes características, entre elas a capacidade de pensar como gestor e a habilidade de ver as oportunidades de uma maneira diferente. Dessa forma, mentalidade empreendedora é praticamente um “estilo de vida” para empreender.

A opção por esse “estilo de vida” tem sido cada vez mais comum com o aumento do número de empreendedores no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, nosso país possui mais de 12 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). Só em 2018 o número aumentou 18% em comparação ao ano anterior, sendo o número recorde registrado até o momento. Por isso, para auxiliar as pessoas que desejam começar a trilhar o caminho do próprio negócio, separei algumas dicas sobre o que os empreendedores de sucesso têm em comum.

Pensar como gestor

Ter em mente que você é o líder da sua empresa. Isso inclui ser um bom ouvinte e estimular constantemente a equipe, desenvolvendo a motivação e o comprometimento de cada um. O empreendedor que fica muito preso na parte operacional pode acabar deixando de se desenvolver, e com certeza isso irá refletir no negócio. Nem todos que começam a empreender têm essa habilidade, porém, é possível desenvolvê-la para fazer a diferença no próprio negócio.

Por isso, para evoluir o negócio, o empreendedor precisa ir além, desenvolvendo seu espírito gestor. Isso se traduz no equilíbrio e capacidade de gestão. Mostrar proatividade, gerenciar conflitos, delegar funções e auxiliar na capacitação podem fazer toda a diferença.

Capacidade de planejamento

Planejar e monitorar os números e as informações são imprescindíveis para começar qualquer negócio. É preciso ter em mente todas as despesas e custos, principalmente no início, para evitar a inviabilização do seu projeto. A falta de planejamento pode resultar na estagnação da empresa ou mesmo em seu fechamento. É importante levar em conta o tempo que pode levar até o negócio começar a gerar lucros e os gastos que terá até esse momento chegar.

Muitos desses detalhes estarão no plano de negócio. Este será o instrumento ideal para um retrato do mercado. Nele, você deve compilar informações como os dados detalhados do seu ramo, produtos e serviços, fornecedores e concorrentes, definir as estratégias para o negócio e viabilizar a captação de recursos. Ter um plano de negócios contribui também para possíveis oportunidades com novos investidores.

Iniciativa

Ter iniciativa e buscar por oportunidades de negócios é de extrema importância para o desenvolvimento da empresa. Estudar o mercado em que o negócio estará inserido, analisar os concorrentes e pensar a longo prazo irá auxiliar o crescimento da empresa. Também é importante o cuidado para cativar os clientes e as novas ideias para mantê-los engajados com a marca.

Além disso, não basta apenas ter iniciativa. É preciso lembrar que desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de um empreendedor de sucesso. Por isso, há que existir a perseverança para sempre iniciar novamente, quando preciso. O empreendedor deve seguir tentando e arriscando para conseguir alcançar o sucesso de sua empresa.

Errar para acertar

Saber lidar com os erros e tirar deles as melhores lições. Muitos empreendedores acabam lidando com os erros como um fracasso. Porém, líderes de sucesso pensam exatamente o contrário, já que são dessas experiências que é possível ter novos recomeços. 

Por isso, apesar do empreendedorismo não ter segredos, a maioria das lições só são aprendidas na prática. Para empreender não existe receita de bolo. Assim, podemos dizer que o empreendedorismo nada mais é do que um conjunto de hábitos e comportamentos e as características de um profissional de sucesso podem ser adquiridas com capacitação. Mas, para isso, o primeiro passo é pensar como gestor.



 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você