[ editar artigo]

Quer empreender? Seu comportamento é a chave!

Quer empreender? Seu comportamento é a chave!

 

Por muito tempo me perguntei: qual a razão de algumas pessoas terem sucesso na jornada empreendedora e outras não? Como aumentar a probabilidade de atingir o êxito?

São inúmeros os fatores que podem ser apontados como vitais, dentre todos os cases que conheci. Se tivesse que eleger o mais importante, escolheria o COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR!

Se você tem o sonho de empreender, inicie sua jornada sabendo que, a forma como você irá se comportar nesse trajeto, fará toda a diferença. Quer uma notícia boa? Comportamentos podem ser desenvolvidos.

Como dica, listarei 04 que serão base na jornada empreendedora que inicia:

 

1.Estabeleça metas claras

Definir objetivos claros é de suma importância, pois segundo Mario Sergio Cortella: “Pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. Suas metas darão o direcionamento do seu negócio. Estabeleça objetivos que sejam:

- Tenham significado para você (propósito);

- Claros e, não deixe margem a interpretação.

- Possam ser medidos e acompanhados;

- Tenham prazos definidos para começar e terminar;

 

2. Planeje seu negócio e acompanhe:

Planejar é traçar uma rota, considerar todas as variáveis que você puder imaginar e, escolher o melhor caminho. Coloque no papel um passo-a-passo, onde conste:

  • O que será feito? Por que será feito? Onde será feito? Quando? Por quem será feito? Como será feito? Quanto vai custar?

Tudo planejado, lindo e maravilhoso. Infelizmente, o mercado é extremamente volátil e quando você colocar em prática, nem tudo sairá como esperado. Aí que vem a importância de acompanhar o andamento e ir realizando as correções necessárias.

 

3. Persistência

Os fracassos e frustrações serão parte da sua vida de empreendedor. O mercado extremamente competitivo é cruel, em vários momentos. Por isso, tenha um propósito com muito sentido para você e agarre-se nele. Persista. Busque alternativas mediante as dificuldades, pois elas existirão. Siga o conselho do maior jogador de basquete dos EUA, Michael Jordan: "Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso."

 

4. Tenha iniciativa e busque oportunidades:

Seja proativo. Não espere que outros (governo, familiares, etc.) resolvam os seus problemas. Isso é com você, nobre empreendedor. Antecipe-se, levante da cadeira e faça acontecer. Você não será capaz de resolver sozinho todas as questões, então, peça ajuda. Existem várias entidades – como o SEBRAE – que está a sua inteira disposição.

 

Por fim, lembre-se: o maior interessado no seu sucesso deve ser você. Busque, informe-se, corra, pula, chore, não desista e celebre suas vitórias. Você pode, basta começar.

Comunidade Sebrae
Diogo Kalinke
Diogo Kalinke Seguir

Administrador, consultor do SEBRAE, empreendedor no ramo da saúde e bem-estar. Apaixonado por música, inovação e tendências de negócios. Acredita que o empreendedorismo é a chave para transformar nosso país.

Ler matéria completa
Indicados para você