[ editar artigo]

Quero empreender, mas será que tenho perfil para isto?

Quero empreender, mas será que tenho perfil para isto?

Num tempo que já ficou bem lá atrás, o sonho profissional de qualquer pessoa era passar em um concurso para conseguir emprego no setor público ou privado. Pronto! Era só entrar em uma instituição e sair depois de 30 anos, contando com estabilidade e a aposentadoria, porém com a globalização ocorreram diversas mudanças, entre elas, a tecnologia que influi de maneira constante em nosso dia a dia.

Hoje mais do que nunca a busca pela realização profissional tem crescido cada vez mais, levando muitas pessoas a aderir ao empreendedorismo como forma de ser o protagonista da própria carreira.

Certamente a ideia que você tem sobre empreender é bastante diferente, não é? Quando fala-se em ser empreendedor, o primeiro pensamento que nos vem à mente é a imagem do empresário que criou um negócio e perde noites e noites de sono devido aos impostos.

Empreender, em seu sentido literal significa à capacidade de realização, isto é, a capacidade que um indivíduo possui de tirar as ideias do papel e de colocá-las em ação. Simples assim.

Mas e aí, será que você tem perfil para ser um empreendedor? Como são essas pessoas que "fazem acontecer"?

Para descobrir se você pode vir a ser um empresário é necessário reconhecer suas qualidades e defeitos pessoais que podem impactar no desenvolvimento do negócio, neste primeiro momento o mais importante não é o capital que você terá que investir ou mesmo o ramo em que pretende atuar. O essencial é saber se o futuro empresário tem condições para enfrentar este desafio!

O empreendedor é, em boa parte, um autodidata (capacidade de aprender algo por conta própria) nos negócios. Aprende sozinho, mas isso não quer dizer que ele não precise de especialização.

Hoje em dia existe uma enorme variedade de informações e meios de alcançá-las com livros, jornais, revistas, televisão, internet, etc.

Há um mar de conhecimento para explorar, mas é preciso saber que "nem tudo que cai na rede é peixe"! Porque a publicação não garante a qualidade da informação.

Confira aqui algumas características do perfil do empreendedor:

- Autoconfiança (“Acredito em mim: sou capaz de alcançar minhas metas e objetivos”!).

- Autonomia (“Penso e atuo com independência”).

- Senso de oportunidade (“Percebo as chances favoráveis à realização de uma ideia”).

- Criatividade (“Não tenho medo de errar: adoro experimentar e inventar”).

- Capacidade de assumir riscos (“Não tenho medo de enfrentar problemas”).

- Atualização (“Adoro aprender! Quero estar sempre por dentro da minha área profissional.”).

- Persistência (“Luto pelos meus objetivos: não desisto, apesar dos obstáculos”).

Quer mesmo ser um empreendedor (a)? Então saia da zona de conforto! Se reinvente!

A vida é um jogo, e você escolhe como jogar!

 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você