Será que você está passando por isso? Abriu a empresa e já quer obter um lucro, ou já está fazendo retiradas para cobrir o investimento inicial?
Busco neste texto, ressaltar a necessidade de saber identificar o momento empresarial certo da lucratividade real.
Nós seres humanos, temos fases na vida que são divididas em infância, adolescência, maturidade e velhice cada qual obedecendo seus ciclos individuais.
As empresas também tem seus ciclos, pois são consideradas organismos vivos porque nascem, crescem e podem morrer. Seus ciclos de vida são semelhantes a nós seres vivos. São definidos em introdução, nascimento, maturidade e declínio.
Após a introdução que vem a ser a abertura propriamente da empresa com suas obrigações legais, estruturação física, humanas e divulgação.
Passa um período de conhecimento empresarial, ao qual o empreendedor inicia sua jornada de entender e aprender como funciona o seu negócio. Pode demorar certo tempo, porém jamais nesse momento devesse fazer retiradas para si.
É o momento que o capital de giro deve ser usado, mapeando todo o processo, utilizando os indicadores de resultado por área para saber como o negócio está se comportando dentro de sua expectativa. Até chegar esse momento, a empresa não está preparada para gerar retorno para o empreendedor. Está começando sua fase de maturação, na maioria dos casos vem após os 2 anos de vida da empresa.
Chegando nesta fase de maturação, a empresa passou seu ciclo, teste de sobrevivência, começa a traçar suas estratégias para assegurar sua estabilidade, melhorar seu aprimoramento, seguir para o crescimento e atingir a lucratividade esperada a cada ano de vida.
Para saber se já conseguiu atingir o retorno esperado no investimento, é necessário primeiramente identificar o ponto de equilíbrio do negócio, isto é (o momento que os resultados esperados pagam as despesas).
Segundo momento, projetar o ROI do negócio (Retorno sobre o investimento), isto é: o ganho obtido – quantia gasta com investimento.
Terceiro passo; entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade da empresa.
Lucratividade - referente aos ganhos obtidos com as vendas, este indicador mostra o quanto está obtendo de receita – menos as despesas e custos fixos.
Rentabilidade – retorno sobre o investimento realizado, este indicador demonstra se o negócio está sendo prospero ou não.
Agora que tem mais informações a respeito, qual sua resposta à pergunta inicial?
Formado em administração de empresas, especialização em gestão de negócios imobiliários, perito avaliador, gestor predial e orientador empresarial.