Olá,
Se você está lendo este post já deve ter lido bastante sobre como transformar sua empresa em uma franquia e chegou na parte dos manuais. Então não vou escrever aqui sobre todo o processo de formatação e focarei apenas nos manuais mesmo.
Se quer saber mais sobre como transformar sua empresa em uma franquia não deixe de ler este post: Como ser um Franqueador.
Para preparar os manuais você deve ter em mente o seguinte: preciso transferir todo o conhecimento que adquiri montando, operando e gerenciando o meu negócio para o franqueado. isto se chama: Transferência de Know-How.
Para fazer a transferência de know-how os instrumentos mais tradicionais são os manuais e assim continuamos usando-os como base desta tarefa. Além dos manuais escritos que estamos todos acostumados a ver (e não ler!) a evolução do sistema de franquias fez com que outros instrumentos fossem inseridos como vídeos, painéis para gestão a vista, fichas de orientação rápida, ferramentas de gestão e até apps.
Escrevo isto para dizer que aqui vamos entender manuais não só como aquelas apostilas impressas mas toda uma série de instrumentos que permitam a transferência do conhecimento e da experiencia adquiridos, ok? Assim os manuais mínimos que deve possuir para entregar para o franqueado são:
Implantação: neste tema deve ser detalhada todo o processo para que ele (o franqueado) possa montar sua unidade envolvendo informações desde as orientações para a escolha do ponto, formalização da empresa, projeto arquitetônico, moveis e equipamentos necessários, formação de equipe, inauguração, entre outros.
Operação: neste tema deve ser detalhada toda a operação do negócio, desde como a unidade deve iniciar as atividades a cada dia, como são procedimentos que acontecem na rotina do negócio, como o estoque deve ser reposto, como deve ser a limpeza da loja, a postura da equipe, etc.
Gestão: lembre-se que é bem possível que o franqueado nunca tenha tido um negócio antes, então precisamos ajuda-lo a aprender como fazer a gestão de sua unidade. Aqui devem ser tratados basicamente a gestão financeira, de recursos humanos e logística.
Marketing e Vendas: nenhum negócio sobrevive se não tiver boas vendas, então é dedicada uma atenção especial a este tema. Devem ser tratadas as estratégicas de marketing locais e sua integração com a estratégia institucional da marca, bem como os procedimentos que promovam o sucesso do desempenho das vendas.
Os manuais devem transferir o know-how para o franqueado para que ele possa atuar seguindo os padrões definidos pelo franqueador e que consiga buscar o mesmo sucesso obtido pelas unidades de referencia.
IMPORTANTE: Na atuação do franqueador nunca pode ocorrer a ingerência sobre o negócio do franqueado, lembre-se que a empresa dele, é dele!
Além dos manuais do franqueado devem ser elaborados também os manuais do franqueador. Estes manuais são os orientadores dos procedimentos que o franqueador deve realizar. Estes manuais não dependem apenas do conhecimento do negócio, mas também de conhecimentos sobre franchising para que a franquia fique bem formatada e torne-se um sucesso.
Antes de partir para a formatação é necessário analise se a empresa pode realmente ser uma franquia, veja como descobrir isto nesta apresentação:
Se quiser saber também sobre os manuais do franqueador ou outros assuntos relacionados a transformação de uma empresa em franquia, faça suas perguntas nos comentários. E se gostou deste conteúdo curte aí, ok?
Para saber mais sobre como ser um franqueador, acesse: franqueador.com
Obrigado e até a próxima!
Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM