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Relacionamento com o cliente: Como estreitar laços e ter melhores resultados no seu negócio?

Relacionamento com o cliente:
Como estreitar laços e ter melhores resultados no seu negócio?

Você abriu seu próprio negócio, está tudo certo com os produtos, fornecedores, a loja está linda e bem arrumada, preços definidos, tudo pronto. Agora, só falta uma coisa: os clientes. Nenhum esforço vale, se você não conseguir cativar e manter os consumidores contentes.

A satisfação do cliente não vem apenas por meio de um bom produto ou serviço, mas sim por um conjunto de fatores que transformam seu empreendimento em algo único. Neste texto você vai entender mais sobre o que é o relacionamento com o cliente e descobrir algumas dicas para melhorar seu vínculo com essas pessoas tão importantes para o sucesso do seu negócio.

Afinal, como funciona o relacionamento com o cliente?

Tratar bem o cliente é uma das habilidades básicas que você e sua equipe devem desenvolver para que o negócio prospere. Fazer com que uma pessoa se sinta bem, compre com frequência e indique para amigos e familiares, deve ser uma preocupação prioritária da sua marca.

O comportamento do consumidor é dividido em quatro fatores, quando sua empresa atingir todos eles, podemos considerar que sua clientela é fiel:

  1. O cliente compra com mais frequência da sua marca;

  2. Mantém um relacionamento de longo prazo;

  3. Compra mais a cada nova visita ou contato;

  4. Torna-se defensor da sua empresa e recomenda, atraindo novos clientes.

Não existe uma fórmula ou grande segredo para você identificar esses fatores, o principal é sempre dialogar com seus clientes. Com essas conversas, surgem ideias para desenvolver estratégias de relacionamento. A missão é descobrir as reais necessidades do seu público e direcionar os esforços da empresa para atender de forma mais do que satisfatória, superando expectativas.

                            “Mas como eu faço isso?”

Realmente, fidelizar clientes não é um processo fácil, mas explicaremos a seguir, em alguns passos, como se relacionar melhor:

  • Mantenha a proximidade

Na vida pessoal, cultivamos relações familiares, amorosas ou de amizade e investimos tempo para manter laços duradouros com as pessoas que queremos bem. Com os clientes, a relação também precisa de cuidados e deve ser benéfica para ambos os lados;

  • Não quebre a confiança

Seu cliente precisa confiar na sua empresa, no seu serviço ou produto. Isso o deixará mais confortável para comprar mais vezes. Procure sempre cumprir prazos, entregar o que foi combinado e corrigir possíveis erros.

  • Demonstre boa vontade

Se você se mostrar disponível ao se relacionar com seus clientes, criará bons vínculos com eles. Trate os clientes de forma personalizada, demonstrando empenho em resolver os problemas.

  • Conheça seu cliente

Uma das vantagens de fazer parte de uma pequena empresa é poder ficar mais próximo do seu cliente. Aproveite para recolher o máximo de informações possíveis sobre os seus consumidores. Saiba quais são seus gostos, problemas, necessidades, desejos, medos e anseios. Com isso, você é capaz de estabelecer uma relação mais forte e próxima.

A tecnologia ajuda a se relacionar melhor com o cliente

Atualmente, os celulares não saem mais dos nossos bolsos e é preciso que você, enquanto empreendedor, fique atento à isso. Cada vez mais, trocamos mensagens por aparelhos móveis e sua empresa precisa estar presente também nessa área. 

O Whatsapp é o aplicativo de conversas mais popular no Brasil, com ele você consegue enviar textos, áudios, fotos e documentos. Cada uma dessas funcionalidades pode ser usada de uma maneira específica, auxiliando o seu contato com a clientela.

Vamos explicar um pouquinho sobre cada uma das principais funcionalidades para você ficar por dentro sobre como utilizar no seu negócio:

Grave áudios para sanar dúvidas de clientes

O Whatsapp permite que você envie mensagens de voz, conseguindo enviar mensagens mais detalhadas sobre seu serviço ou produto. Além de facilitar sua rotina e tornar o atendimento mais rápido, os áudios deixam o relacionamento com o cliente mais descontraído e próximo, evitando que eles fiquem sem respostas.

Use as mensagens para agradecer pela preferência

Agradecer pela preferência é um dos contatos que faz seu cliente sentir-se importante para seu negócio. Aproveite os recursos que o WhatsApp oferece para enviar mensagens personalizadas a cada cliente.

Com isso, você garante uma aproximação e corre menos riscos de que ele procure a concorrência. Um ponto interessante é chamar o cliente pelo nome, isso o aproxima ainda mais seu empreendimento.

Envie promoções para os clientes

Está bolando uma ação para atrair novos clientes ou retomar aquela relação com a clientela mais antiga? Então, utilizando o WhatsApp você pode enviar imagens com as promoções da sua loja. Por isso, é necessário manter seu cadastro de clientes atualizado, assim você conseguirá enviar mensagens para uma grande quantidade de pessoas, tudo de forma rápida e gratuita.

Lembre-se: caso tenha dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta, existem alguns cursos (online inclusive) que ensinam sobre suas funcionalidades. Procure saber mais, pois é fundamental para o crescimento da sua empresa.

Que tal recompensar seus clientes mais fiéis: cartão fidelidade

Um cliente fiel merece ser recompensado. Se você tem aquele cliente que sempre compra com você, fala bem, agradece e sente-se bem na relação que vocês construíram, considere dar uma atenção especial para ele.

Vamos sugerir aqui um Cartão Fidelidade. É um instrumento que oferece benefícios aos consumidores mais assíduos do seu negócio. É uma forma de dizer a ele que vale a pena criar um vínculo e comprar sempre com você, ao em vez de migrar para a concorrência.

O cartão pode ser físico ou digital e, qualquer um dos modelos pode funcionar muito bem, mas é preciso entender quais são as regras envolvidas.

Vamos exemplificar:

  • José tem uma barbearia no bairro onde mora. Todos gostam do seu trabalho e seu serviço é de confiança, mas sua loja tem perdido clientes para a concorrência. Vendo isso, José decide criar um cartão fidelidade. Com ele, os clientes mais fiéis têm a seguinte vantagem: a cada 5 cortes de cabelo, ganhe um corte de barba GRÁTIS. Assim, seus clientes ficaram e espalharam a notícia para amigos e familiares, retomando o crescimento do estabelecimento.

As vantagens do cartão fidelidade podem ser das mais diversas e dependem do seu tipo de empreendimento. Fizemos um modelo de cartão para você preencher e oferecer aos clientes mais fiéis, nele tem um espaço para você colocar a recompensa e seu número do Whatsapp. Salve essa imagem e personalize! 

Frente:

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Lembre-se que você pode contar com o SEBRAE para auxiliar você. Entre em contato por um de nossos canais:

Um abraço e até a próxima! 

Comunidade Sebrae
Franciele Fernanda Dulla de Souza
Franciele Fernanda Dulla de Souza Seguir

Formada em administração, especialista em marketing e Customer Success. Sou consultora no Sebrae Paraná e organizadora do Meetup CS Brasil.

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