A mensuração de resultados nas estratégias de comunicação online é um assunto que ainda causa muitas dúvidas entre os profissionais que desejam investir. Calcular o ROI em Marketing Digital, por exemplo, é essencial para guiar o investimento, garantindo que você continue trabalhando com estratégias que realmente estão dando resultados na prática.
Se o seu objetivo é expandir e promover sua empresa por meio do Marketing Digital, descubra já como calcular seu ROI. Feito isso, basta colocar sua campanha em veiculação e ficar atento aos números. Vamos lá?
O que é ROI em Marketing Digital?
ROI, significa Retorno Sobre Investimento (Return on Investment), e é uma métrica que mostra o resultado que você conseguiu por meio de suas campanhas on-line.
Esse cálculo te mostra, de maneira específica, se seus investimentos estão no caminho correto e se as suas metas estão sendo atingidas. Ele apresenta, em valores reais, o quanto cada real investido está rendendo para você.
Como calcular o ROI?
Ok, já vimos na teoria o que é ROI, agora é necessário colocar esse conhecimento em prática. O cálculo é realizado usando uma fórmula bem simples:
• ROI = (Lucro - Investimento) / Investimento
Ou seja, você pega o faturamento gerado durante o tempo da campanha (lucro), diminui o valor de investimento total e depois divide o resultado também pelo valor gasto.
Se preferir visualizar o valor em porcentagem, é só multiplicar o resultado do cálculo final por 100. Quer um exemplo?
Vamos supor que um pequeno empresário decide investir R$ 500,00 em anúncios no Facebook por um período de 3 meses. Depois desse tempo, ele verifica seu faturamento foi de R$ 1.500 com os clientes que conquistou.
Sendo assim, calculamos o ROI da seguinte maneira:
ROI= R$ 1.500 (Lucro) – R$ 500 (Investimentos) / R$500 (Investimento)
ROI= R$ 1.000 / R$ 500
ROI= 2
Multiplicando por 100, podemos constatar então que esse empresário teve 200% de lucro com sua campanha no Facebook.
O que fazer depois de conseguir os resultados do ROI?
Imagino que você esteja pensando: "Entendi como se faz o cálculo do ROI em Marketing Digital, mas e agora?" Realmente, essa é uma pergunta muito importante.
Apesar de nosso exemplo ter sido fictício, na prática você pode passar por situações bem parecidas, pois é completamente possível atingir resultados relevantes com investimento em Marketing Digital, mesmo começando com um baixo investimento (até menor que no exemplo) e, à medida que suas campanhas forem funcionando de maneira positiva, com um ROI cada vez mais expressivo, o ideal é continuar investindo e, assim, otimizar gradativamente suas campanhas.
O resultado do ROI em Marketing digital não serve apenas para apresentar números. Ele é essencial para analisar os resultados, e a partir disso, pensar em outras estratégias de Marketing que possam, futuramente, expandir seu faturamento.
Agora que você já entendeu sobre o ROI, é só desenvolver as campanhas! Precisa de ajuda? Entre em contato com a Evolução Digital Consultoria! Acesse nosso site para mais informações! Estamos nas 3 maiores cidades do Paraná:
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