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Sabe porque você deve namorar seu cliente?

Sabe porque você deve namorar seu cliente?

Achou curiosa esta pergunta? Então leia, a seguir, as razões pelas quais você deve, sim, namorar o seu cliente!

A razão de a sua empresa existir está em seus clientes, então você deve conquistá-los todos os dias. Você pode montar estratégias de marketing de conteúdo para atraí-los, alimentar o funil de vendas para encantá-los e convertê-los e investir no pós venda para fidelizá-los.

Mas, como fazer tudo isso de forma eficaz e inteligente? Simples, você deve conhecer muito bem o seu cliente: suas dores, necessidades, desejos, comportamentos, sua rede de relacionamento, em quais concorrentes ele consome e porque ele faz esta escolha.

A fase de pesquisa de mercado para conhecer o cliente se assemelha à fase de paquera de uma pessoa, em que você busca o maior número de informações possíveis que lhe permitam ter mais sucesso na conquista.

Mas, engana-se quem pensa que a fase da conquista acontece somente no começo da relação. Como em qualquer tipo de relacionamento, o segredo é conquistar a cada dia.

No mundo dos negócios, se a empresa não conquistar seus consumidores a cada dia, descobrirá que o empreendedor tem chefe sim: o cliente, então, cuide dele ou ele terminará contigo, ou melhor, vai lhe demitir. Achar que alguém é fiel a você pelo o que você tem e não pelo o que você é, é o mesmo que achar que preço é a principal preocupação do cliente. 

O que o cliente busca é valor, ou seja, são os inúmeros benefícios que você pode gerar para agregar valor a ele.

Em uma relação amorosa, você agrega valor dando amor, carinho, atenção, empatia, respeito, sabendo se comunicar, superando expectativas e dando presentes não somente em datas especiais. Como pode perceber, isso é tudo o que você também deve dar aos seus clientes.

Vale lembrar da frase popular que diz: “quem não dá assistência, abre espaço para a concorrência, perde a preferência e tem que lidar com a consequência”. No mundo dos negócios é igual.

Se você não investir para manter uma boa relação com o seu cliente, você também irá perdê-lo. Perder um consumidor pode se tornar um grande problema, principalmente se for por insatisfação. Um cliente insatisfeito contamina negativamente um número muito maior de pessoas, se for comparado ao número de pessoas impactadas com consumidores satisfeitos.

Então, fique atento, porque o melhor tipo de promoção é e sempre será o boca-a-boca. Para finalizar, segue um dos principais conselhos de casais que conseguem viver a promessa “felizes para sempre”: o diálogo.

Você não vai acertar sempre, mas é importante saber ouvir o outro (o cliente, no caso da empresa), aprender com erros e acertos e fazer o seu melhor sempre, para construir uma relação duradoura, fiel e feliz.

Leia o artigo Descubra como melhorar os resultados de marketing da sua empresa, nele você aprenderá diversas ações para atrair e conquistar clientes.

Comunidade Sebrae
Rafael Souza
Rafael Souza Seguir

Analista de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP no Escritório Regional de São José dos Campos, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios.

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