[ editar artigo]

Saiba mais sobre as vantagens em ter uma franquia home office

Saiba mais sobre as vantagens em ter uma franquia home office

Já se imaginou fazendo o que gosta no conforto do seu lar? Não tendo que enfrentar trânsito, realizando uma alimentação saudável e regular, não gastando dinheiro com passagem, não se molhando em dias chuvosos e nem derretendo no calor do verão? Já? Pois saiba que isso é uma realidade. E esse modelo de trabalho se chama Home Office (escritório em casa).

O home office serve para freelancers, autônomos e, até mesmo, para quem deseja ser dono do seu próprio negócio. Principalmente, quem não quer ter gastos com aluguel de espaço físico e nem com investimentos em mobiliários, decoração, empregados, etc. Quer saber como? Basta escolher uma das inúmeras opções de franquias home office disponíveis no mercado.

Mas quem pensa que o modelo de franquia home office é moleza, está muito enganado. É necessário ter muito foco para fazer dar certo. Para que a franquia home office tenha fluidez é fundamental se organizar, criar rotina, fazer um planejamento semanal ou diário.

É essencial criar um roteiro de tudo o que você precisa fazer e a ordem que as coisas precisam ser feitas. Não se esqueça de inserir nesse planejamento diário todas as suas atividades domésticas e compromissos pessoais, pois as 24 horas do seu dia terão que ser suficientes para que dê conta de tudo e ainda sobre tempo para o descanso.

Todo esforço valerá a pena quando você perceber as vantagens de se trabalhar em casa, entre elas a liberdade e flexibilidade de horários. Você faz o seu dia, você organiza a sua agenda conforme as suas necessidades, planeja as atividades segundo seus interesses e isso traz uma qualidade de vida muito melhor. Como já comentei acima, quando se trabalha no esquema de home office, a redução de gastos é bem significativa. Não tem aluguel elevado, altas contas de consumo, aluguel de mobiliário ou de aparelhos eletroeletrônicos, empresa de segurança, sistema de alarme...

A franquia nesse modelo é bem mais simples e o seu lucro é medido pelo seu esforço. Isso é só uma palhinha das vantagens.

Com a atual situação financeira do País, esse tipo de microfranquias home office tem crescido bastante, devido ao baixo investimento e ganhos elevados. O trabalho home office tende a ser um modelo de empreendimento mais seguro e, por se tratar de franquia, você estará lidando com um exemplo já testado e que oferece o suporte da franqueadora. Isso é fundamental para a garantia do sucesso.

Como existem franquias home office de vários nichos, você ainda pode escolher uma que mais lhe agrade, que caiba no seu bolso e que esteja em melhor situação dentro do atual panorama financeiro.

Será que você está apto a se tornar um gestor proprietário de uma franquia home office?

Para ser um gestor proprietário de um modelo home office de sucesso é preciso ter vontade de empreender, apresentar alguma experiência em gestão e vendas, ser organizado e ter foco. Além disso, é fundamental ter horários flexíveis e facilidade em administrar o tempo. Também saber separar trabalho de lazer e família, estar sempre se atualizando dentro no nicho que escolheu trabalhar, ter disciplina, responsabilidade e comprometimento.

Como é muito fácil se distrair em casa, planejamento, organização e foco são essenciais para fazer o negócio funcionar. Além disso, é preciso destacar um cômodo para fazer de escritório, onde você irá gerir a sua franquia, sem interrupções nem interferências. Dê preferência ao lugar mais afastado da parte mais movimentada da casa para ter um pouco mais de silêncio e privacidade.

Outra dica bem legal é você se “arrumar” para iniciar o dia de trabalho, mesmo estando em casa, pois isso confere ao seu psicológico a ideia de trabalho e traz a seriedade e o comprometimento que isso exige. Ficar de pijama pode levar você a trabalhar largado no sofá ou pode fazer você se distrair com a TV. Evite também a circulação de animais de estimação no seu ambiente de trabalho.

Quais as desvantagens da franquia home office?

Como nem tudo são flores, existem algumas desvantagens nesse modelo adotado como, por exemplo, o confinamento. Já que tudo é feito em casa, o profissional acaba não saindo muito, e isso pode causar, inclusive, um isolamento social.

Outras desvantagens a se considerar são as interferências de assuntos familiares. E, no caso de uma residência com crianças, o ambiente tumultuado pode dificultar a concentração nos negócios. Deve-se ter cuidado também para não perder o controle e acabar tendo um excesso de carga. Garanta seus momentos de lazer e distração todos os dias. Numa visão mais empresarial, o problema pode ser a dificuldade em conseguir créditos e o preconceito no mercado informal.

Pouco investimento não significa investimento nenhum

Embora o sistema de franquia home office apresente um baixo custo por não precisar de muito investimento, é preciso considerar que ter uma estrutura eficiente é fundamental. Um bom computador, telefonia de boa qualidade e com um bom plano de dados, uma internet potente, softwares e aplicativos que facilitem seu trabalho, tornando-o mais profissional e de maior credibilidade.

Cada franqueadora tem suas próprias regras e investimentos, mas não se acomode e queira sempre se destacar dentro do seu ramo de atividade. Invista também nos seus conhecimentos, fazendo cursos pertinentes a sua área de atuação. Isso agregará muito mais valor para sua franquia.

Onde encontrar as franquias home office?

Bem, se você está decidido a começar seu projeto e investir numa franquia home office, mas não sabe onde encontrar, o Portal do Franchising dispõe de algumas opções de empresas que disponibilizam esse modelo.

Você também pode visitar o site da ABF (Associação Brasileira de Franchising), que é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1987 e que possui mais de 1.100 associados. Entre eles estão franqueadores, potenciais franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores do setor. No site da ABF você também fica por dentro de muitas informações sobre as franquias e o que elas representam para o Brasil, em números.

Está pensando em investir numa franquia home office? Continue navegando na Comunidade Sebrae para obter muito mais informações e ficar por dentro das inúmeras dicas de empreendedorismo. Quem sabe você não encontra aquela que vai mudar a sua vida.

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você