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Segmentação de mercado: como se tornar mais visível

Segmentação de mercado: como se tornar mais visível

A segmentação de mercado é uma das maneiras mais eficientes para que uma empresa consiga ter um direcionamento correto para atingir o seu público-alvo.

Afinal, com uma boa segmentação, é possível alcançar novos clientes e aumentar, consideravelmente, o número de vendas de um negócio!

No entanto, para pôr em prática, é extremamente importante ter um estudo aprofundado sobre a segmentação de mercado. Isso, pois a segmentação irá definir as suas estratégias de atuação com seu público-alvo.

Uma empresa de estação de tratamento de água e não realiza um estudo de segmentação de mercado, por exemplo, pode chegar a direcionar os seus esforços para um público totalmente diferente do seu!

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar como é possível se tornar mais visível para o seu público por meio da segmentação de mercado.

Continue nos acompanhando para saber tudo sobre o assunto! Vamos lá?

O que é a segmentação de mercado?

De forma geral, a segmentação de mercado diz respeito a divisão do seu público em diferentes grupos, conforme uma série de características, necessidades, comportamentos, entre outros.

A partir de um segmento de segmentação de mercado, uma empresa consegue trabalhar os seus produtos e serviços de maneira mais precisa, de acordo com o interesse de cada público.

Por exemplo: se uma indústria fornece vários modelos de relógio de ponto digital, com a segmentação, é possível saber para qual público direcionar anúncios de determinado modelo do produto.

Por exemplo: se uma indústria fornece vários modelos de projetos, com a segmentação, é possível saber para qual público direcionar os anúncios de determinado modelo do produto.

Assim, as chances de acerto para captar e converter os leads são maiores e, seu negócio pode faturar mais!

Como planejar o estudo de segmentação de mercado?

Veja abaixo de quais formas é possível fazer a segmentação de mercado para o seu negócio:

1- Segmentação geográfica

A segmentação geográfica realiza a separação do seu público em diferentes localidades. Se você vende produtos, como gerador de energia para várias regiões, por exemplo, realizar o estudo de segmentação geográfica é essencial para observar suas particularidades e direcionar os seus esforços de maneira mais precisa.

2- Segmentação Demográfica

A segmentação demográfica foca em dividir o seu público por características, seja por sexo, idade, grau de escolaridade, renda, dentre outros fatores relevantes.

Com a segmentação demográfica, é possível destinar seus produtos e serviços de maneira mais assertiva.

3- Segmentação psicográfica

Esse tipo de segmentação envolve os interesses, opiniões, atitudes, estilo de vida e passatempos do seu público-alvo.

Ou seja, é uma segmentação que foca na personalidade da sua audiência, com o foco de trazer soluções que satisfaçam os consumidores e que os atendam.

4- Segmentação comportamental

Por fim, a segmentação comportamental diz respeito ao comportamento e hábitos dos consumidores.

Esse tipo de segmentação está relacionado ao comportamento de compra, assim como ao hábito de ler um conteúdo, visualizar imagens, interagir, dentre outros.

Para elaborar estratégias de sucesso e se tornar mais visível diante do mercado, o estudo de segmentação de mercado deve se aprofundar nestas 4 variáveis.

Afinal, com elas, você pode conhecer e detalhar seu público, para assim, atrair, se relacionar e converter com sucesso!

E aí, gostou do nosso post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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