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SEO: entenda porque vale a pena investir a médio e longo prazo

SEO: entenda porque vale a pena investir a médio e longo prazo

Será que vale a pena investir em SEO? Essa é uma das perguntas que muitos empresários fazem quando começam a montar suas plataformas de vendas online.

Afinal, se existe a possibilidade de fazer impulsionamento de posts no Facebook e pagar anúncios no Google, não é mais fácil simplesmente fazer isso em vez de investir em SEO?

Essa é uma maneira de ver as coisas, mas não é uma estratégia sustentável no médio e longo prazo, que é o período em que realmente vale a pena investir em SEO.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é SEO?

SEO é uma sigla que vem do termo Search Engine Optimization, algo como Otimização para Motores de Busca, em português.

Na prática, consiste em um conjunto de técnicas que visam tornar um site ou página mais facilmente achado no Google e outros buscadores.

O SEO pode ser pensado em termos de configurações da sua página, como o tempo de carregamento da imagem, ordem da programação dos elementos e organização do site, mas também em termos de conteúdos postados, como as palavras-chaves dos artigos, links internos e tags.

Além disso, o SEO também consiste em técnicas visando construir a autoridade do site na Internet, incluindo estratégias de link building, menções em redes sociais e em páginas importantes.

Com toda essa otimização, o SEO ajuda a tornar o seu site mais encontrado nas redes sociais, não apenas com uma palavra-chave em específico, mas também com maior importância no geral.

Por isso, saber o que é SEO é o primeiro passo para aplicá-lo corretamente e coletar os benefícios que essa estratégia oferece aos usuários. E por falar neles...

Quais os benefícios do SEO no seu site?

Existe muitos benefícios de investir em SEO. Abaixo, listamos alguns deles para entender melhor como funciona a técnica!

◾ Mais tráfego no longo prazo                                                                                              Uma das razões que faz valer a pena investir em SEO é o fato de que a estratégia traz um aumento de tráfego exponencial no longo prazo para o seu site.

Por exemplo, suponha que hoje você tenha 5 palavras-chaves ranqueadas na primeira página. Como seu site tem pouca autoridade, só consegue ranquear termos de cauda longa muito específicos. No geral, essas 5 Keywords geram apenas 50 visitas mensais.

No entanto, quando você começa a criar autoridade oriunda do SEO, todos os seus artigos e palavras-chave vão ranqueando melhor e melhor. Assim, não só mais páginas são ranqueadas na primeira página, como mais nas primeiras posições, o que gera um aumento de tráfego exponencial.

De 5 palavras ranqueadas você pula para 50, mas as visitas mensais pulam para 25.000, muito acima da progressão geométrica.

◾ Estratégia duradoura                                                                                                              Outro benefício de ser uma estratégia que visa construir tráfego no longo prazo é que ela é uma ação que dura por muito tempo. Ou seja, o que você faz hoje ainda dará frutos daqui 2, 3 anos, talvez mais.

Isso é o contrário de uma campanha de anúncios que para de funcionar assim que o orçamento da ação foi esgotado. Na prática, a estratégia de anúncios não consegue sobreviver em tempos de crises e que as empresas estão cortando verbas.

Já a ação gerada pelo SEO permanece no mesmo lugar, gerando resultados mesmo que você não invista mais nada nela. Ou seja, até mesmo na situação em que o seu departamento de marketing não tem mais nenhum centavo, ainda assim pessoas continuarão caindo no seu site, entrando no seu funil e comprando com você.

◾ Melhor ROI                                                                                                                                        Por causa dessas características específicas, o investimento em SEO tem um dos melhores ROIs do marketing.

O ROI é um indicador de desempenho que calcula o retorno sobre o investimento realizado por uma empresa. Ele é entregue em porcentagem, que se uma ação de marketing teve 50% de ROI, significa que ela devolveu 50% de lucro sobre o investimento realizado.

Como o SEO tem baixo custo e um excelente desempenho em longo prazo, o seu ROI é muito grande e só aumenta com o passar do tempo, ao contrário de outras ações que interrompem os benefícios quando param de ser realizadas.

Vale a pena investir em SEO?

Com tudo isso em mente, chegamos a pergunta central do artigo; afinal, vale a pena investir em SEO? É claro que sim, não é mesmo?

Afinal, o SEO permite que a empresa possa brigar pelas mais de 100 bilhões de buscas por mês no Google para alcançar mais público.

Toda estratégia de funil de vendas só funciona se ela for alimentada por público. Sem estratégias de SEO, o público conquistado será somente aquele que for pago, o que aumentará muito o Custo por Aquisição de Cliente do seu negócio.

Isso pode prejudicar a sustentabilidade financeira da sua estratégia digital. Afinal, se você paga muito por cliente e eles não têm um tíquete médio aceitável, não vale a pena manter a ação.

Já com o SEO, esses custos caem e o seu modelo passa a ser mais lucrativo e sustentável.

E aí, aprendeu que vale a pena investir em SEO!

Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Diego Andrade 

 

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