[ editar artigo]

SEO para negócios locais: um importante aliado na sua estratégia de Marketing

SEO para negócios locais: um importante aliado na sua estratégia de Marketing

 

Se você é dono de um comércio na região em que mora, certamente está sempre em busca de novos clientes, certo? Seja para uma loja, um restaurante ou até mesmo consultórios, o SEO Local é uma estratégia de captação de clientes que leva em consideração a localização do negócio e a necessidade do cliente que busca por aquele produto ou serviço.

Essa é uma ótima opção para conseguir atrair novos clientes e dar mais visibilidade ao seu estabelecimento. Por isso, hoje quero falar um pouquinho com você sobre SEO Local, vamos lá?

O que é SEO Local?

O SEO Local é uma estratégia de marketing que tem como objetivo otimizar a entrega de resultados de determinado comércio nos motores de busca (Google, Yahoo, Bing). Nesse caso, levamos em consideração a geolocalização e outros elementos. 

Vamos imaginar que um cliente queira presentear a sua esposa com um buquê de flores. Qual vai ser a primeira atitude dele? Buscar por floriculturas na sua cidade, de preferência próximas à sua residência ou local de trabalho.

Portanto, quando esse mesmo usuário realizar a sua pesquisa nos motores de busca, a floricultura que estiver melhor posicionada terá muito mais chances de receber cliques e consequentemente realizar mais vendas.

Como o Google enxerga o seu negócio?

Nesse momento eu vou usar o Google como exemplo de buscador pela sua grande liderança no segmento, mas o conceito vale para todos os demais motores de busca, ok?

Todas as pesquisas feitas no Google passam por uma série de algoritmos para que a plataforma entregue os melhores resultados, considerando os termos que o usuário buscou e sua possível intenção com aquela busca.

No caso do SEO Local os algoritmos ficam ainda mais apurados, uma vez que o Google tem a intenção de oferecer a melhor experiência. E é nesse ponto que nós vamos focar!

Usuários possuem maneiras diferentes de realizar uma busca.

  • Alguns preferem pesquisar por “restaurantes perto de mim”.
  • Enquanto outros podem buscar  “restaurantes em Curitiba”.

A partir dessa busca é que o Google irá analisar o seu negócio e verificar a relevância dele, para então decidir se entrega ou não o resultado para o usuário.

E as buscas não se limitam aos moradores da cidade somente. Considerando que a geolocalização é um dos principais fatores para o SEO Local. O Google identifica onde o GPS do celular está apontando para indicar os melhores resultados.

Se você estiver viajando para a Itália, por exemplo, e buscar por “pizzaria”, é provável que o Google vá indicar locais na região em que você está, não na sua cidade de origem, afinal, ele já identificou a sua localização. Deu pra entender um pouquinho? Isso é também uma ótima forma de atração de turistas para negócios locais.

Quem pode utilizar o SEO Local?

O SEO local é ideal para quem possui algum estabelecimento físico, como já citei acima. Se você possui um e-commerce, por exemplo, essa não é a estratégia mais indicada para o seu negócio.

Entretanto, se você tem espaço na cidade, você pode iniciar o SEO Local para seu comércio. Aqui, podemos estender para um grande número de negócios, como por exemplo:

  • Lojas de roupas
  • Cafeterias
  • Bares
  • Hotéis
  • Cinemas
  • Teatros
  • Casas noturnas
  • Salões de beleza
  • Barbearias
  • Escolas
  • Hospitais
  • Consultórios
  • Farmácias
  • Restaurantes
  • Estacionamentos

E muito mais.

Benefícios do SEO Local para o seu negócio

A partir do momento em que o Google identifica o seu local como resultado relevante, você será exibido mais vezes quando alguém procurar pelo seu segmento na região, cidade e bairro.

Com as pessoas encontrando o seu local com maior facilidade, você tem muito mais vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Com mais visibilidade, o seu negócio também passa a ser mais conhecido entre os próprios moradores da região, podendo receber mais visitas e converter em mais oportunidades de vendas.

De acordo com uma pesquisa do Think With Google, 76% das pessoas que fazem uma busca local no Smartphone visitam o negócio em até 24 horas e 28% das buscas resultam em venda. Legal, né? Além disso, ao aparecer nos primeiros resultados de busca, seu negócio também passa a ter mais credibilidade, não só entre os clientes, mas também no mercado como um todo. Isso também serve para que você possa conquistar novos clientes e estar sempre renovando a sua base de consumidores.

Como otimizar o seu SEO Local?

Existem alguns caminhos que facilitam a otimização do seu negócio frente aos buscadores. Aqui, vou dar algumas sugestões, anota aí:

  1. Tenha um site responsivo e deixe-o otimizado;
  2. Invista na produção de conteúdo local e otimizado (como blog, posts, por exemplo); 
  3. Esteja cadastrado no Google Meu Negócio;
  4. Mantenha atualizadas as informações de contato e endereço nas redes sociais;
  5. Considere inserir seu negócio em plataformas de locais, como TripAdvisor, por exemplo;
  6. Incentive clientes a avaliar e comentar no seu negócio no Google My Business.

 

Gostou das minhas dicas para o sucesso do seu negócio? Comente!

Aproveito para te convidar a assistir ao vídeo 06 Dicas para ter um Site de Sucesso.

 

Milena Mancini

Comunidade Sebrae
Milena Mancini
Milena Mancini Seguir

Especialista em Marketing Digital. MBA em Neuromarketing. Founder da Projetual, agência de Marketing e Comunicação Integrada. Ministra Workshops sobre Marketing Digital e sobre Comércio Eletrônico em todo país.

Ler matéria completa
Indicados para você