[ editar artigo]

Série LinkedIn: 6 configurações importantes e pouco utilizadas da rede

Série LinkedIn: 6 configurações importantes e pouco utilizadas da rede

Quem me acompanha aqui pelo blog sabe que - como expert que sou - criei a Série LinkedIn para compartilhar e ensinar dicas sobre a importância do uso desta rede. O assunto - que também faz parte das minhas mentorias e até do meu primeiro ebook recém lançado - precisa ser cada vez mais explorado, especialmente nestes tempos desafiadores e digitais como o que estamos vivendo. 

Isso porque essa plataforma profissional tem sido grande aliada, também, para quem busca uma nova oportunidade no mercado, inclusive com muitas novidades e atualizações nestes últimos meses. Seja para encontrar uma recolocação ou para manter contatos, o importante é estar ativo (a) e criar conteúdos na rede de uma forma adequada.

Não é raro ouvir por aí que “o LinkedIn é uma ferramenta difícil de se usar”. Eu não diria difícil, mas ela, de fato, apresenta algumas funcionalidades que estão ali “escondidas”. É preciso um pouco de estudo para descobri-las e usá-las, estrategicamente, a seu favor.

Por isso, antes de fazer qualquer atualização em seu perfil, e de todas as configurações mais importantes, recomendo aqui as mais relevantes, rápidas, fáceis, gratuitas e que ajudam você, inclusive, a evitar gafes na rede. Confira!

 

👩🏽‍💻 Sua privacidade na rede

As políticas de privacidade na internet têm sido cada vez mais discutidas nos últimos tempos. Por isso, é importante estar atento e proteger suas próprias informações.

Utilizando o LinkedIn através do computador, acesse esta configuração no canto superior direito da página inicial (Eu > Conta > Configurações e privacidade), ou acesse pelo celular no canto superior esquerdo da página inicial (sua foto > Configurações), veja cada uma das quatro abas: conta, privacidade, anúncios e comunicação. Dentre todas, dê mais atenção aos seguintes pontos relacionados a sua privacidade:

 

1) Privacidade > Compartilhar mudanças de emprego, alterações na formação acadêmica e aniversários de empresa do perfil

Sabe aquele seu contato que há anos atua em um cargo X, fez alguma destas atualizações no perfil, e as notificações pediam para você dar parabéns para ele pelo ‘novo cargo’? É nesta configuração bastante relevante que evitamos esta gafe! Entre SIM ou NÃO que ela pede, recomendo inicialmente o NÃO, antes de fazer qualquer alteração de perfil evitando que TODA sua rede veja suas atualizações. Quando terminadas, altere para SIM para - daí sim - contar para sua rede sobre suas atualizações, fazendo seu marketing pessoal.

 

2) Privacidade > Editar seu perfil público (perfil de LinkedIn sendo encontrado na pesquisa do Google)

2.1) Altere sua URL personalizada: crie um link de URL exclusivamente seu, atraente, fácil de lembrar, tire números e letras excedentes, colocando seu nome mais conhecido, e não, necessariamente, o nome dos documentos pessoais. No CV, inclua na última linha do cabeçalho.

2.2) Editar visibilidade: quer ser encontrado? Deixe ativa a visibilidade do seu perfil público e, logo abaixo, ative também outras informações que tiver interesse em deixar públicas e que também apareçam nas pesquisas do Google ou Bing.

2.3) Foto de perfil: seu amigo ou recrutador(a) comentou que sua foto de perfil não está aparecendo? É aqui o lugar para você configurar isso! Deixe-a como pública, ajudando ser reconhecido(a) por quem entrar em seu perfil.

 

3) Privacidade > Opções de visualização de perfis

Selecione o que as pessoas poderão ver de você após sua visita ao perfil delas. Para quem está buscando recolocação e quer “ser visto”, recomendo deixar aberto seu nome e título. Por outro lado, para quem quer evitar ser visto quando quiser entrar em um outro perfil, deixe no modo privado como usuário anônimo, ok? O salvamento é automático.

 

4) Privacidade > Preferências de procura por emprego

Minha dica principal é entrar e selecionar todas as opções sobre trabalho, já que são configurações pessoais e não públicas, ou seja, apenas você acessa e os recrutadores que estiverem fazendo processos seletivos utilizando o LinkedIn Recruiter. E também podem ser utilizadas tanto por quem está trabalhando ou por quem está buscando recolocação, e que chamo de mapeamento de mercado. Vamos lá, entre todas, selecionei estas:

  • 4.1) Configurações da candidatura à vaga: inclua aqui também seu e-mail e telefone com DDD e adicione seu CV em PDF para complementar ainda mais seu perfil. É isso mesmo: aqui é o lugar certo que o LinkedIn separou para adicionar seu CV e facilitar o acesso dele aos recrutadores.
  • 4.2) Informe os recrutadores sobre seu interesse por novas oportunidades: faça parte dos resultados das pesquisas de recrutadores que combinam com seus interesses de carreira. Para quem está buscando novas oportunidades ativamente ou passivamente, clique SIM, e o LinkedIn tentará não exibir seu interesse à sua empresa atual, sem garantir privacidade total.
  • 4.3) Indique seu interesse para recrutadores em empresas para as quais você criou alertas de vaga: para quem está buscando novas oportunidades, ativamente ou passivamente, clique SIM.
  • 4.4) Compartilhamento de perfil ao clicar em candidate-se: para aumentar as chances da sua candidatura ser visualizada, compartilhando seu perfil completo com o anunciante da vaga, ativamente ou passivamente, clique SIM.
  • 4.5) Preferências de deslocamento: aqui é a geolocalização do LinkedIn ajudando todo mundo, tanto os profissionais quanto os recrutadores, por isso recomendo completar suas preferências.
  • 4.6) Bloquear e ocultar seguidores: aqui nesta configuração, você poderá escolher entre ter conexões (máximo 30.000) ou incluir o botão ‘seguir’, ideal para perfis de grande visibilidade. Porém lembre-se que apenas conexões poderão te recomendar e enviar mensagens gratuitas para você.

 

👩🏽‍💻 Sua conta na rede

Outro tópico importante é se atentar ao e-mail que utilizará para o cadastro do perfil no LinkedIn para comunicações, e não para as conexões e seguidores. É por ele que você irá receber notificações e mensagens em geral sobre sua atividade na rede.

5) Conta > E-mail

Aqui você adicionar ou remover endereços de e-mail de sua conta e cadastrar o melhor e-mail. Sempre recomendo deixar seu e-mail pessoal como principal, e seu e-mail como colaborador de uma empresa como secundário, prevenindo problemas de acessos futuros. E se você é um(a) empreendedor(a), vale sim deixar seu e-mail profissional, ok?

  • 5.1) Conta > Gerenciamento da conta

Aqui, a configuração é importante para aqueles profissionais que - por algum motivo - possuem dois perfis e querem ter apenas um deles, transferindo todas as informações de um para o outro. Assim é possível consolidá-las, principalmente para somar todas as conexões que existem nelas.

 

📱 Sua comunicação na rede

Restringir conteúdos e solicitações nem sempre é uma boa ideia, especialmente, se você está buscando novas oportunidades. Embora seja preciso respeitar a privacidade e não ser invasivo na comunicação com as outras pessoas, a rede está disponível para fazer networking e interagir!

6) Comunicação > Quem pode entrar em contato com você/convites de conexão

Das 3 opções que esta configuração permite, caso esteja buscando recolocação, escolher “todos no LinkedIn” é altamente recomendado, estando disponível para contatos.

Com essas dicas, além de evitar gafes no LinkedIn, você deixa-o mais otimizado de acordo com os seus objetivos profissionais. 

 

Olá! Sou Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, Mãe da Nathalia, casada com Claudio Cercachim, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br | Linktr.ee

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você