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SÉRIE LINKEDIN: SAIBA COMO POSTAR CONTEÚDOS NA REDE

SÉRIE LINKEDIN: SAIBA COMO POSTAR CONTEÚDOS NA REDE

Diferente das redes pessoais onde as pessoas querem “passar tempo” e estão em busca de informações de amigos, interesses pessoais e nas novidades para entretenimento, no LinkedIn, rede social exclusivamente profissional, o comportamento é outro: as pessoas querem investir tempo. A intenção nesta rede é disponibilizar informações sobre carreira, ficar de olho no que as marcas e empresas vêm fazendo, além de acompanhar as novidades e tendências do mercado. 

Hoje o LinkedIn possui mais de 43 milhões de brasileiros cadastrados. Claro que não queremos falar com todas essas pessoas, mas para alcançar quem você deseja para agregar na sua Carreira ou nos seus negócios é preciso entregar conteúdo relevante.

E aí vem a dúvida: você sabe como fazer isso?

Como muitos mentorados (as) me fazem esta pergunta, e também porque adoro marketing digital, no texto de hoje separei algumas das principais dicas para você perder o medo de postar e começar a criar seus próprios conteúdos com mais segurança, fortalecendo sua imagem como profissional, especialista ou formador de opinião nos assuntos que mais domina. Vamos começar? 

#DicaBásica: um primeiro passo importante, mesmo ainda sem criar conteúdos originais, comece interagindo diariamente com a sua rede, curtindo, comentando e compartilhando conteúdos das suas próprias conexões. 

#DicaIntermediária: já em um segundo momento, com um pouco mais de segurança, compartilhe conteúdos criados por outros, tanto profissionais quanto empresas e universidades, porém, faça pequenos comentários customizados em cada postagem, e os responda também.

#DicaAvançada: agora, já nesta etapa mais avançada, crie conteúdos próprios e originais, escrevendo e compartilhando com estratégia, autenticidade, pitadas de espontaneidade, frequência e regularidade, falando sobre temas profissionais que mais domina, usando as ferramentas disponíveis e compartilhe pedindo opiniões e dialogando com respeito e diversidade. E se for marcar contatos em suas publicações, use sempre o bom senso.

O melhor ponto de partida é reagir ao que está acontecendo no seu setor ou no mundo profissional. De acordo com pesquisa do LinkedIn, esse tipo de conteúdo é o que mais interessa aos usuários e ajuda você a construir uma comunidade de pessoas com interesses semelhantes e insights profissionais. Compartilhar suas histórias e experiências pessoais de um modo verdadeiro também inspira outros usuários.

Use sua criatividade para escolher o que quer compartilhar: histórias da sua carreira, aprendizados, erros e acertos, eventos (online ou presenciais #tbt), momentos com colegas de trabalho, o que faz hoje, como chegou até aqui, experiências, dicas, etc. Com tantas possibilidades você decide quais histórias e qual imagem deseja passar ao seu público, não apenas com suas competências, mas também com experiência e posicionamento. 

Com estas primeiras dicas, já fica mais fácil entender os diferentes passos para você começar a usar melhor a rede, não é mesmo? 

Além disso, faço questão de citar aqui também estas outras informações super atuais, compartilhadas no 1º encontro online 2020 com a super Erica Firmo e Fabio Okino, ambos do LinkedIn em São Paulo, organizado e mediado pelo Top Voice e queridíssimo fundador do Grupo LinkedIn AZ, o Cristiano Santos. Inclusive, tive o prazer de estar presencialmente neste mesmo encontro em 2018 e 2019. Confira: 

O que NÃO postar? 

  • Momentos privados ou muito pessoais;
  • Conteúdos inapropriados que comprometam uma oportunidade atual ou futura de carreira;
  • Spams.

E o que postar?

  • Publique conteúdos baseados em contextos profissionais relevantes;
  • Produza conteúdos construtivos e educativos;
  • Dê seu toque pessoal ao falar de seus momentos profissionais;
  • Publique sobre tópicos e notícias que incentivam conversas ou que estejam em destaque no momento.

E para avançar e se aprofundar ainda mais, acompanhe estes tópicos abaixo onde falo de cada uma das principais funcionalidades, maioria delas já liberadas para os usuários brasileiros, para você criar diferentes conteúdos.

Vamos começar pelo queridinho LinkedIn Stories? Acessando sempre pelo celular, ele está logo acima na telinha, e se for o primeiro acesso, abra o aplicativo e autorize o uso do áudio e da câmera. Aqui os formatos permitidos são:

  • Upload de imagem ou vídeo de até 20 segundos;
  • Gravar o vídeo ou tirar a foto direto pelo app;
  • Adicionar adesivos ou pequenos textos;
  • Mencionar outros usuários da rede através do @.

Lembre-se que o conteúdo publicado ficará disponível por 24h. Durante este período acompanhe as métricas de visualizações na parte inferior da tela.

Principais sugestões de conteúdos para os Stories

  • Coisas que você faz no trabalho – novidades na empresa, eventos que irá participar, como é o seu home office, bastidores do seu dia a dia;
  • Coisas relevantes para o seu trabalho – informações sobre a sua área, sugestões e dicas que foram importantes para você, como se adaptar ao mercado, referências do que você lê, assiste, ouve;
  • Coisas que você faz fora do trabalho – projetos paralelos, hobbies ou atividades que mostra o que você faz quando não está trabalhando.

Se gosta de escrever, utilize os artigos para compartilhar seus insights mais completos e longos, perspectivas e conhecimento. Integre com vídeos, imagens e slides, entre outras mídias, para reforçar seu ponto de vista.

Aproveite a publicação curta para compartilhar e iniciar conversas sobre o que está lendo, pedir conselhos e ideias e responder a notícias do setor, tópicos em alta e outros eventos importantes.

Você também pode criar enquetes. Que tal criar pesquisas e acompanhar o feedback em tempo real? Você pode oferecer até 4 opções de respostas para sua pergunta e sua enquete pode durar de 1 dia até 2 semanas. Inclusive, eu mesma fiz recentemente uma enquete perguntando exatamente sobre as maiores dúvidas de como usar a rede da melhor forma.

Independente do formato de conteúdo que irá compartilhar, lembre de utilizar as hashtags. Elas indicam o assunto da sua publicação e ajudam o usuário a encontrar o seu conteúdo. Dessa forma você irá gerar engajamento com um público qualificado, e que está interessado no assunto que você está abordando.

Seja qual for o conteúdo que irá publicar, agregue positivamente sua marca pessoal e seus negócios, sempre com bom senso, educação, empatia e respeito ao próximo. Aqui é onde você pode fortalecer, diariamente, sua imagem como especialista ou formador de opinião nos assuntos profissionais que mais domina.

Aproveite e, além de cuidar de seu perfil, comece hoje mesmo a planejar o seu conteúdo no LinkedIn.

E quer saber de uma super novidade?

Hoje estou lançando um ebook que criei com estas e muitas outras dicas para ajudar você a perder o medo de usar (e postar!) na rede, sem gafes e potencializando as funcionalidades e configurações, e ainda editar as principais seções do seu perfil para torná-lo campeão!

Clique aqui e compre o seu. Depois me conte quais foram suas novas conquistas através dessas dicas, ok? Conte comigo!

 

Olá! Sou Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, Mãe da Nathalia, casada com Claudio Cercachim, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

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