[ editar artigo]

Seu talento, sua sombra.

Seu talento, sua sombra.

 

De que forma seu talento e sua competência podem dificultar a comunicação com as pessoas, seja no ramo das Startups, seja na vida pessoal?

Que tal um exemplo bem prático?

Abaixo, temos uma pintura feita por mim numa sessão de arteterapia, minhas características emocionais, competências e defeitos:

De acordo com a imagem acima, eu sou assim:

  1. Tenho um lado feminino desenvolvido em função das cores usadas (vermelho e azul).
  2. Tenho um lado intuitivo (azul). Está além do racional humano e abarca uma dimensão instintiva do meu ser (mente estratégica).
  3. Tenho um lado sensível, amoroso, focado na partilha (cor vermelha). Indica preferência por atuar numa Startup com foco no social.
  4. Minha criança interior é amorosa, intuitiva, feminina e quer voar livre (o arquétipo da águia). Indica necessidade de reconhecimento porque a águia é um arquétipo poderoso.
  5. Sou extremamente gentil e raramente peço algo em troca (a não ser mais trabalho e mais oportunidade de servir). Minha linguagem emocional é a atitude, a ação, a bondade. 

 


Esse perfil possui as seguintes limitações:

*Meu foco no resultado e solidariedade são confundidos com obsessão por trabalho.

*Confunde-se minha linguagem emocional (atitude solidárias) com dificuldades emocionais ("passo" a imagem de pessoa lógica demais).

*Pelo fato da minha intuição indicar caminhos alternativos na vida, entro em atrito com pessoas porque recuso a acatar conselhos inviáveis do meu ponto de vista.

*Dependendo do contexto, apesar de ser uma pessoa gentil, sou confundido com uma pessoa arrogante, egoísta e cruél.


Mencionar esse exercício de autoconhecimento é importantíssimo no ramo das Startups (formação dos times) e na vida como um todo.

 

 

 

Blog

Comunidade Sebrae
Felipe Gruetzmacher
Felipe Gruetzmacher Seguir

Tenho perfil idealizador. Sou visionário e estrategista com aptidões para lidar com as incertezas do mercado através de inteligência, conhecimento tácito e acadêmico.

Ler conteúdo completo
Indicados para você