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SMS Marketing: como ter resultados com a estratégia

SMS Marketing: como ter resultados com a estratégia

Você sabia que temos no Brasil mais smartphones do que pessoas? Isso faz com que o SMS Marketing seja uma das mais poderosas ferramentas de comunicação que as empresas podem usar.

No entanto, são poucos os negócios que efetivamente utilizam a comunicação via celular dos clientes. Por causa disso, o SMS Marketing pode ser negligenciado.

Isso é um erro, claro. O SMS Marketing tem uma taxa de abertura de mensagens em 90%, com a maioria delas acontecendo nos primeiros 3 minutos desde o envio.

Por causa disso, o impacto é enorme e praticamente imediato. Ou seja, é uma excelente opção, correto?

Portanto, é importante aprender como usar o SMS Marketing da melhor maneira. Veja como, com algumas dicas abaixo!

Pense no seu objetivo com o SMS Marketing

O SMS é uma ferramenta extremamente versátil para ser usada na sua estratégia de Marketing. Isso significa que ele pode ser usado de uma infinidade de maneiras.

O SMS Marketing pode, por exemplo, conquistar novos clientes com base em consumidores antigos. Uma loja de material de escritório pode, por exemplo, capturar os dados dos clientes na hora da compra e depois de alguns meses enviar SMS com promoções ou descontos.

Por falar nisso, o SMS pode ser usado também como uma ferramenta para divulgar novidades da sua loja para o público em geral, desde que sua lista seja obtida da maneira certa.

Além disso, o SMS pode ser uma poderosa ferramenta de fidelização de clientes, desde atualizando consumidor sobre novos produtos até relembrando compromissos (como pagar boletos ou consultas), passando por tirar dúvidas e ser um canal de atendimento padrão.

Por isso, o primeiro passo para ter sucesso usando essa estratégia é entender o que você quer em primeiro lugar e, a partir daí, seguir em frente com a sua estratégia.

Considere a sua persona antes de criar as mensagens

Sun Tzu, autor do famoso A Arte da Guerra, disse que quem conhecer a si mesmo e ao inimigo, não precisará temer o resultado de cem batalhas.

Trazendo para o contexto do Marketing, isso significa que quem sabe o seu produto/objetivo (a si mesmo) e entende da sua persona (seu “inimigo”), não precisa temer o resultado de mil ações.

Portanto, é importante conhecer profundamente a sua persona, seus hábitos de consumo, linguagem adequada e outras informações que ajudarão a entender como enviar SMS de forma estratégica.

Por exemplo, suponha que você tenha uma livraria e que colete os dados de todos os compradores no momento de uma compra. Você pode comunicar a todos os fãs de fantasia sempre que um grande lançamento do segmento chegar. Basta ver quem já comprou livros do gênero.

No entanto, um simples “O novo livro da Saga X está disponível” é muito genérico. Uma mensagem como “Aventureiros, atenção: a nova história da Saga X está disponível em nossa livraria. Venha derrotar esse dragão ao nosso lado!” é mais chamativa.

Por isso, é importante entender o seguinte:

  • O que seu público quer de você;
  • Como comunicar da melhor maneira;
  • Em que momento enviar o SMS.

Tenha atenção às boas práticas de mensagens

Muitas empresas sabem bem o que querem e como alcançar o público delas, mas falham em pequenas regras de etiqueta que fazem toda a diferença na eficácia das estratégias digitais. Por não seguirem essas regras, as empresas se sujam com o público, que deseja sair da lista ou não dar atenção ao conteúdo comunicado.

Uma das principais regras de boas práticas para o envio de SMS é enviar as mensagens somente em horário comercial. Ninguém quer, por exemplo, receber um SMS de uma empresa durante o horário do jantar. Pior ainda, ninguém quer ser acordado no meio da noite por causa de uma mensagem de Marketing.

Outra regra essencial é manter a mensagem curta. Não envie um texto para o seu consumidor, mas sim algumas poucas linhas comentando de forma sucinta o que você tem a oferecer para ele.

Por fim, não esqueça de revisar o seu conteúdo várias vezes para garantir que não está enviando uma mensagem com erros ortográficos, o que causa uma péssima impressão com o seu público.

Faça a análise constante dos seus resultados

Uma das vantagens do Marketing Digital em relação ao tradicional é a possibilidade de mensurar absolutamente tudo.

É possível saber a sua taxa de abertura de mensagens, tempo médio de leitura, quantos cliques, quantas pessoas ignoraram, enfim, é possível medir praticamente todos os aspectos de uma mensagem ou campanha.

Não vale a pena ignorar esse benefício pois ele ensina muita coisa. Por exemplo, pode ajudar a mostrar qual o melhor horário para enviar as mensagens, qual a melhor linguagem, se é melhor enviar com emoji ou não e por aí vai.

Seguindo essas dicas, você já poderá usar o SMS Marketing na sua empresa. A partir disso, é só acompanhar os resultados, fazer testes e aprender na prática como explorar ao máximo essa ferramenta.

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