[ editar artigo]

Sobre Sonhos e Negócios

Sobre Sonhos e Negócios

 

A reflexão aqui está focada na necessidade de qualificação dos micros e pequenos empreendedores para administrar.
É comum ao trabalharmos com alguns empresários ouvirmos as seguintes falas:


- Esse negócio é meu sonho;

- Não queria mais trabalhar de empregado e por isso resolvi abrir essa empresa;  

- Não nasci para ser empregado, prefiro ter meu próprio negócio.

Na verdade são desejos que se transformam em empresas. Afinal estamos num país, dito por várias pesquisas, como sendo um lugar de empreendedores. São aproximadamente 52 milhões de brasileiros que possuem seu próprio negócio segundo dados do SEBRAE _2018.
Parece que o empreendedorismo é uma vocação dos brasileiros. 

Quando você resolveu pegar aqueles seus hobbies ou sonhos e transformá-los num empreendimento, eles deixaram de ser algo empírico, algo só da mente e do coração e passaram a ser algo real. Desse dia em diante não tem mais um sonho, tem um negócio e precisa entender do que se trata esse novo mundo que irá habitar.

Mais do que duros esforços para fabricar o pão, fazer a jardinagem, vender roupas, artigos importados, ter um salão de beleza e tantas outras atividades , você terá que aprender sobre administração.

Administrar consiste em planejar, organizar, liderar e controlar a sua empresa. Capacitar-se para isso é fundamental, caso contrario seu sonho se transformará num pesadelo e com prejuízos para você e sua família.

Não pense que o planejamento é algo muito complicado, exige um amplo conhecimento sobre cenários, mercado, planos ação, etc. Planejar é uma competência profissional, é pensar no amanhã, sem ficar flutuando a deriva. É saber para onde quer ir e traçar uma rota.

Ao descrever o que, como, quando, quem e quanto vai custar  cada uma das suas ações, por menores que sejam, você conseguirá organizar melhor os recursos necessários para transformar a sua realidade.

E depois disso, tome a frente, lidere, faça acontecer e mantenha-se firme no controle. Controlar, neste caso, é verificar se o que foi planejado está sendo implantado e se os resultados suprem as necessidades do seu negócio. Caso não sejam adequados, não exite em refazer o seu plano, persista.

Aproveite esse cenário turbulento e mude a conduta. Retome seu sonho de empreender sob a ótica da administração. Pense em soluções para sair da crise, mas coloque no papel, isto ajuda a baixar a ansiedade e deixar mais claro as inúmeras possibilidades de retomada.

 

 

Maria Rejane Arboite

 

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você