[ editar artigo]

Startup: conheça esse modelo de negócio

Startup: conheça esse modelo de negócio

O que é uma startup?

Algumas pessoas defendem startups como qualquer modelo de negócios em seu começo. Porém, o modelo possui algumas exigências para que se enquadre nesse perfil. 

Bem como, conhecidas também como unicórnios, essas empresas têm como característica a inovação. As startups buscam produtos ou serviços diferenciados, que sejam repetíveis e escaláveis e que consigam sobreviver com as incertezas do mundo moderno.

Mas então, quais os conceitos mais utilizados?

  • Startup: Empresas recém criadas, em fase inicial. Busca através do valor transformar trabalho em dinheiro, usando a junção da criatividade e inovação, que precisam evoluir e crescer cada vez mais.
  • Repetível: Que consiga entregar seu produto ou serviço de forma ilimitada sempre que houver demanda.
  •  Escalável: Crescer o máximo que puder, para que sua receita supra seus gastos. Pensando sempre exponencialmente, é preciso que a produção aumente, mas as despesas não.
  • Incertezas: A atualidade muda a cada instante e é preciso de flexibilidade e dinamismo para conseguir lidar com os altos e baixos que podem aparecer ao longo do caminho.

Como são as startups?

Como já dito, as startups são modelos que estão expostos aos riscos, pois não há certeza de que a ideia de negócio dará certo ou será viabilizada.

Por tal motivo, muitas das pessoas que estão dispostas a arriscar, preferem começar pela internet, visto que seu custo é bem mais baixo e a expansão torna-se muito mais abrangente.

Quais as startups mais conhecidas do país?

No Brasil, as startups possuem grande relevância e estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas, mas afinal, quais são essas empresas?

  • Nubank: Tornou-se uma unicórnio em 2018 e, atualmente, é avaliada em 4 bilhões de dólares. É uma das pioneiras em serviços financeiros que não possui banco físico e seu atendimento é totalmente digital. Agrada a maioria de seus clientes com a eficiência e eficácia dos serviços.
  • iFood: Possui avaliação em um bilhão de dólares. É considerada uma das startups pioneiras no serviço de entrega de comidas pela internet. A agilidade do aplicativo permite que as pessoas façam os pedidos onde estiverem. Ainda, avisa quando a comida saiu para entrega e conta com serviços de cupons de desconto.
  • Buscapé: Corresponde a uma plataforma online que oferece comparações de preços. Foi criada com o intuito de ajudar, seja na comercialização de produtos e as pessoas a encontrarem essas mercadorias com um custo mais acessível, sem correr risco de pagar mais. Vale ressaltar que atualmente a empresa é referência e possui preferência dentre seus consumidores.

Vale a pena investir na criatividade e criar uma startup?

Por fim, pode-se dizer que as startups estão conquistando todo ambiente em um âmbito mundial, sua abrangência é incontestável, ainda mais agora que a era digital está mais forte do que nunca.

Pois bem, se você possui uma ideia inovadora, acredita em seu potencial e os conceitos incluem ser repetível, escalável e que consigam sobreviver as incertezas do mundo moderno.

Curte e compartilhe conosco, o que te impede de tirar a sua ideia do papel?

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você