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Tecnologia descomplicada: Pequenas mudanças podem ajudar seu negócio

Tecnologia descomplicada:
Pequenas mudanças podem ajudar seu negócio

Se você está à frente de um negócio tradicional como uma mercearia, uma panificadora ou até mesmo um atelier de costura, pode achar difícil incluir a tecnologia no seu dia a dia. Mas, de alguma forma, tudo já está conectado por aí. Pessoas de todas as gerações têm o seu celular no bolso. Não há motivos para fugir dos eletrônicos, internet ou aplicativos para celular. Com o tempo, os benefícios em aderir à transformação digital ficarão mais claros para você e seus clientes.

Você pode ter mais organização dos seus compromissos, controle dos seus pedidos, melhor comunicação com sua equipe e um maior resultados nas suas vendas. Dedique um pouquinho do seu tempo para ler esse texto e entender como alguns recursos que estão, literalmente, na palma das suas mãos podem ser incorporados na sua empresa:

Converse de modo Espontâneo

Se você já utiliza o WhatsApp para falar com seus amigos e familiares, pode incorporar a ferramenta no seu dia a dia de trabalho para falar com clientes e colaboradores. Para que tudo funcione de modo adequado, é preciso ter alguns cuidados:

  • Horários: Avise aos seus clientes qual é o horário que você está disponível para responder às mensagens, pois o WhatsApp cria a sensação de que é possível receber retorno a qualquer hora. O mesmo vale na hora de conversar com seus colaboradores, respeite o período de trabalho, não seja inoportuno e não exija que seu funcionário retorne mensagens enviadas fora do expediente.
  • Grupos: os grupos são interessantes caso você tenha uma equipe, mas é importante definir previamente que tipos de assuntos que serão abordados e em quais horários, para que não tenham mal-entendidos ou expectativas frustradas.
  • Mensagens personalizadas: Evite enviar as mesmas mensagens para todos os seus clientes de modo frio, seja para informar o horário de atendimento ou para divulgar uma oferta especial. Trate todos com carinho e atenção, como se estivesse conversando pessoalmente. Sempre cumprimente, pergunte se ficou com alguma dúvida. Antes de optar pelo uso do áudio, verifique se a pessoa pode ouvir esse tipo de mensagem naquele momento. Sempre preste muita atenção se você está na conversa correta para não enviar mensagens enganadas.

Organize a rotina com recursos gratuitos

Deixar tudo anotado em uma agenda de papel e cadernos exige que você sempre tenha tudo por perto e não deixe nada para depois. Vamos combinar que isso é bem difícil, considerando que é preciso trabalhar e focar na sua atividade principal.

Uma ótima saída é a agenda do Google, basta ter uma conta de e-mail do Gmail e colocar seus compromissos diretamente na agenda do celular ou do computador. É permitido convidar pessoas, receber lembretes com dias, horas ou minutos de antecedência. Também é possível programar a repetição de compromissos fixos automaticamente. No vídeo abaixo, você entende como usar a agenda do Google: 

Dica extra: se você tiver dificuldade para fazer a configuração inicial, comente com alguém da sua equipe ou da sua família para que possam te auxiliar. Não desista, buscar ajuda é muito mais interessante que ficar estagnado no tempo.

Controle seu financeiro sem precisar ir ao banco

Se você tem uma conta em um banco, você também pode ter uma agência dentro do seu celular. Os aplicativos de bancos permitem que você pague boletos, faça transferências, agende seus débitos, controle seu extrato e muito mais.

Saber como funciona o aplicativo do seu banco vai economizar muito do seu tempo e permitir que você escolha os melhores dias e horários para se dedicar a essa etapa do seu negócio. Mais uma vez, peça ajuda na sua própria agência bancária ou para alguém de sua confiança.

Divulgue sua marca nas redes sociais

Investir em panfletos, folders, anúncios em jornais e revistas podem ser alternativas interessantes, dependendo do estilo do seu negócio. Mas as redes sociais podem chegar a um maior número de pessoas, de modo mais frequente.

Procure pelas redes sociais de empresas similares às suas no Facebook e Instagram para ver que tipo de postagem eles realizam, verifique se alguém da sua equipe tem conhecimento sobre marketing digital, busque no YouTube vídeos sobre o assunto. Aliás, o YouTube é um ótimo canal para aprender um pouco mais sobre quase qualquer assunto que você desejar.

Se você tiver condições financeiras, pode contratar um profissional ou empresa para cuidar das redes sociais da sua marca. Mas, para fazer uma boa escolha e entender que tipo de resultados pode obter nas redes, o melhor é buscar conhecimento prévio.

Lembre-se que você pode contar com o SEBRAE para auxiliar você. Entre em contato por um de nossos canais:

Um abraço e até a próxima! 

Comunidade Sebrae
Franciele Fernanda Dulla de Souza
Franciele Fernanda Dulla de Souza Seguir

Formada em administração, especialista em marketing e Customer Success. Sou consultora no Sebrae Paraná e organizadora do Meetup CS Brasil.

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