[ editar artigo]

Tendências tecnológicas para MPE's. Uma questão de adaptabilidade

Tendências tecnológicas para MPE's. Uma questão de adaptabilidade

Você quer ser competitivo ou apenas sobreviver?


A sigla MPE's refere-se as Micros e Pequenas Empresas, que apesar do seu tamanho são de extrema importância, pois fazem parte de um total de 99,2% de empresas no Brasil. A MPE também é responsável por 60% dos empregos estabelecidos no país.


Engana-se quem pensa que adoção de novas tecnologias é somente coisa de médias e grandes empresas. Nesse momento atual, o qual costumo chamar de “a nova economia”, adotar tecnologias para aumentar a performance da sua empresa não é mais um fator de diferenciação, mas sim, fator de sobrevivência.

Ou seja, mundo cada vez mais digital, consumidor cada vez mais exigente e concorrência cada vez mais acirrada podem tornar o seu negócio desinteressante em um curto espaço de tempo. E para não ficar para trás, basta se manter atualizado. Essa, na minha opinião é a melhor ação para quem quer ser competitivo e não apenas sobreviver. E a receita mágica para fazer de fato a mudança acontecer é muito simples. Desenvolva seu poder de adaptabilidade.

O renomado instituto de pesquisas Gartner, aponta todos os anos algumas tendências tecnológicas que certamente irão impactar o futuro da sua empresa. A melhor parte é que você pode adota-las para sair na frente, ou, simplesmente ficar parado e ver o mercado decolando enquanto você corre atrás do prejuízo.

Para esse artigo, separei 03 tendências quentíssimas para você deixar no seu radar e sair na frente em 2020.

Multi Experiência:

Segundo a Gartner, ferramentas e equipamentos de realidade virtual e realidade aumentada irão se concretizar e ganhar seu espaço no mercado. Agências de turismo poderão oferecer novas experiências ao redor do mundo para seus clientes sem eles se quer saírem de suas casas, universidades poderão proporcionar imersões nunca vistas até então e o mercado do entretenimento irá ganhar uma escala sem proporções. Já parou para imaginar o impacto que isso irá gerar na experiência do seu cliente? Certamente ele será mais seletivo e caso queira encanta-lo de fato, você precisará ser no mínimo surpreendente.

Aprimoramento Humano:

A incorporação de dispositivos que irão potencializar aumento da performance dos humanos é algo que também começa a se concretizar em 2020. Muito além dos dispositivos que controlam apenas os batimentos cardíacos e quantidade de passos que damos, novas aplicações atreladas a utilização de inteligência artificial irão dar ainda mais poder ao ser humano no quesito tomada de decisões. Com mais informações disponíveis, o ser humano tende a ser mais seletivo, por consequência, mais exigente. Aqui, o grande desafio é, como eu desenvolvo um time de funcionários com grandes habilidades para atender esse cliente com super habilidades.

Coisas autônomas:

A evolução de dispositivos autônomos e inteligências artificiais, atrelado a nossa acessibilidade a essas tecnologias tende a aumentar ainda mais. Não faz mais sentido direcionar pessoas para realizarem tarefas maçantes e sem valor agregado, quando já existem “robôs” que podem fazê-las de maneira ainda mais precisa, veloz e o melhor de tudo, sem se queixar. O foco aqui é, quais processos ou atividades da sua empresa você já deveria ter automatizado e focado a energia das pessoas em outras atividades de maior valor agregado? Obs.: Não adianta começar a usar WhatsApp para vendas e ter que contratar um funcionário para responder mensagens, quando já existem robôs que podem respondê-las por vocês.

              Fique ligado e conectado. Há apenas 11 anos a vida das pessoas não dependia de um Smartphone, não se comprava pela internet e nós íamos até as vídeo locadoras aos finais de semana para locar um filme.

O mundo evoluiu rápido e na nova a economia, a inteligência está com aqueles que tem poder de absorver mais conhecimento e entender que tudo é um processo de adaptabilidade. 

 

 

Nickolas Zeni Kretzmann

Comunidade Sebrae
Nickolas Zeni Kretzmann
Nickolas Zeni Kretzmann Seguir

Especialista em estratégias empresariais, gestão e desenvolvimento de negócios com grande experiência nas áreas de empreendedorismo, inovação, startups, tecnologia, modelagem de negócios, inteligência competitiva.

Ler matéria completa
Indicados para você