Às vezes, quando possuímos um negócio que está apenas começando, pensamos que os clientes vão entender se não tivemos um site no ar, ou que qualquer website mais ou menos irá suprir a necessidade da marca e do cliente. É aí que estamos muito enganados. Criar um site é essencial para que a empresa ganhe mais visibilidade na internet, ainda mais no mundo em que estamos vivendo, aonde o primeiro local onde as marcas são procuradas, é na internet. Ele funciona como uma vitrine para o seu negócio, reunindo todas as informações importantes para o seu público-alvo. Um bom site, além de aumentar a visibilidade da marca, passar mais credibilidade, ele facilita o atendimento ao cliente. Afinal, quando ele entra em contato com a empresa já está mais certo do que quer ou até mesmo já tirou suas dúvidas no próprio site. Existem várias vantagens em criar um bom site para a sua empresa, principalmente se combinado com um trabalho conjunto de marketing digital. Vamos pontuar algumas delas que expressem por que é importante investir na criação de um bom site e quais os benefícios que essa estratégia pode trazer!
Um bom site:
· Gera credibilidade
Além do desktop, o ambiente virtual está nas mãos dos potenciais consumidores por meio dos smartphones, assim as pessoas procuram por empresas, serviços, produtos, dúvidas, experiências, ou seja, procuram por tudo na internet e estão acostumadas a resolver seus problemas por lá. Uma empresa que não possui um bom website é vista como uma marca ultrapassada, desleixada e pouco acessível, o que pode prejudicar a sua credibilidade. É necessário ter um website consistente, bem estruturado e intuitivo.
· Visibilidade para a empresa
Com um bom site é possível marcar presença online e desenvolver um trabalho de marketing digital que possibilite alcançar resultados expressivos, atraindo potenciais clientes, construindo relacionamentos, proporcionando experências positivas e gerando conversões. Através do site, você pode alcançar pessoas de qualquer lugar do país ou do mundo, não fica mais restrito aos clientes que estão próximos à sua empresa.
· Possibilita novos clientes
Combinando um bom site e uma boa estratégia de marketing digital, é possível atrair novos clientes. Um bom plano de marketing digital, adequado aos objetivos da sua empresa e ao público que pretende alcançar, resultam em possibilidades infinitas de atração de novos clientes.
· Interação com mídias sociais
Quando, através de estudos, você descobre que seu público é fã de mídias sociais, então você também precisa estar presente nesse meio, e um site pode ajudar a potencializar seus resultados nesses canais. Seu site pode ter link que direcionem o consumidor para seus perfis nas redes sociais, da mesma forma, através das redes sociais você pode gerar tráfego para conteúdos publicados no seu site.
· Aumento de conversão
Através do site, a empresa consegue promover seus produtos e serviços de forma visual, dinâmica e atrativa, o que proporciona uma experiência positiva aos visitantes. Além disso, pode lançar mão de ações que estimulam um relacionamento mais próximo entre empresa e visitantes, levando-os à decisão final de compra ou fechamento de negócio.
· SEO
Hoje em dia é possível encontrar tudo na internet – e se não encontrarem a sua empresa, certamente irão encontrar seu concorrente. O Google é o maior mecanismo de busca que existe e é a ele que a maior parte das pessoas recorre quando tem dúvidas ou precisam solucionar problemas. Sendo assim, a criação de um bom site deve ser feita com as técnicas de SEO, que possibilitam que os robôs do Google o considerem de qualidade e relevante para a experiência dos usuários.
· Respostas padrões muito mais fáceis
Com um site, você pode criar uma página específica e exclusiva sobre perguntas frequentes. Essa facilidade do visitante encontrar informações gera uma sensação positiva em relação à empresa, pois ela facilita sua busca por informações, e ainda ajuda a superar possíveis obstáculos que poderiam a trabalhar a venda. Além disso ainda reduz a quantidade de contatos com a sua equipe, deixando-os mais livres para realizar outras tarefas importantes no atendimento aos clientes.
· Custo reduzido
Certamente, o investimento para criar um site para a sua empresa é muito menor do que necessário para abrir uma loja física ou um escritório. O custo que você terá para registrar um domínio e abrir uma conta num servidos de hospedagem de sites é muito baixo. Estamos falando de cerca de R$30 anuais para o domínio e R$10 por mês para a hospedagem. Sem falar que, quando você conta com uma empresa especializada para isso, o processo também é muito mais simples.
· Avaliação dos clientes
É interessante que você tenha espaço em seu site para feedback dos clientes. Esta transparência mostra que a empresa está aberta a ouvir e interessada em melhorar seus produtos e processos. Além disso, muitas pessoas gostam de saber o que os outros estão falando sobre a experiência que tiveram.
· Alternativa à publicidade tradicional
Na internet, o investimento em marketing pode ser muito mais baixo e o site da sua empresa pode ser visto por um público mais qualificado, pois a possibilidade de segmentação é muito maior. Além disso, você tem muito mais liberdade em relação ao formato que quer trabalhar e pode aumentar o potencial de sucesso investindo em layouts interessantes e atrativos que garantem uma maior permanência dos usuários no seu site.
Empreendedor, apaixonado por esportes (futebol, basquete e futebol americano), extremamente curioso, entusiasta e especialista em marketing digital. Meu objetivo é desenvolver soluções digitais inteligentes que possam ajudar outros empreendedores!