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Termos do Marketing Digital 📲

Termos do Marketing Digital 📲

O objetivo deste conteúdo é te deixar com uma noção básica sobre alguns termos utilizados na estratégia de marketing digital no mercado atualmente, bem como contar de maneira rápida e objetiva o seu significado.

Para quem é da área, muito habituado está com estes termos e siglas, mas esquecemos que muita gente não faz ideia do que estamos falando. Ficam até inibidas em perguntar o que é. Vamos conhecer algumas!


Primeiro, o MARKETING DIGITAL é um conjunto de estratégias online e integradas, afim de promover sua marca e comunicar-se de diversas formas com seu público alvo.

  1. Lead – é como chamamos um potencial cliente depois que você capta seu e-mail. Ele só vira cliente, quando converte em uma venda.
     
  2. Funil de vendas – é todo o caminho que o lead (potencial cliente) percorre digitalmente, desde que ele toma consciência de que precisa de determinado produto ou serviço que você oferece, e entra no funil e passa pelas fases de: atração, retenção, relacionamento, conversão e fidelização, respectivamente. Para saber o que é e como fazer cada fase do funil, clique aqui.
     
  3. Inbound Marketing – estratégia para atrair novos clientes, tendo CONTEÚDOS como base. Os leads vêm até você, sem que você os interrompa para esta ação.
     
  4. Outbound Marketing – é também uma estratégia para atrair clientes, mas a empresa vai até ele e o interrompe, como nos comerciais de TV e rádio, onde o lead não escolheu consumir aquele conteúdo (pode nem ser um lead por não haver direcionamento segmentado na ação).
     
  5. SEO – Técnica utilizada em sites para fazer com que o mesmo apareça na primeira página de busca do Google. É composto por palavras chaves relacionadas às buscar dos usuários, tags e várias outras técnicas. Se quiser saber mais sobre SEO, clique aqui.
     
  6. Mídia orgânica – é quando você acessa o Google, digita algo e clica nos primeiros links que não estão categorizados como pagos, na página, essa busca aconteceu organicamente.
     
  7. Mídia paga – é quando você acessa o Google, digita algo e clica nos primeiros links categorizados como patrocinados da página. Isso significa que o site está pagando pela palavra chave que você digitou e por isso aparece no topo.
     
  8. Landing Page – é uma página na internet com objetivo de captar dados de contato do lead, para que ele entre no funil de vendas. Se quiser saber mais sobre Lading page, clique aqui.
     
  9. E-mail marketing – é uma estratégia de divulgação ou relacionamento realizada através do e-mail. Geralmente é uma imagem com links clicáveis.
     
  10. Social Media – é o trabalho estratégico e operacional realizado nas redes sociais por um profissional da área. É a gestão do Facebook, Instagram e demais mídias por onde o lead por se conectar a marca. O social media, faz análises, programa campanhas patrocinadas (pagas), responde comentários e faz gestão de conflitos nas redes.
     
  11. Persona – é um grupo de pessoas com comportamentos e características parecidas, resultando no perfil do cliente que a sua empresa impacta e atende.
     
  12. Call to action (CTA) – é quando você induz o usuário a clicar em algum link ou botão em um e-mail, site, campanha e ele inconscientemente realiza a ação para qual você o chamou.  Se quiser saber mais sobre call to action, clique aqui.
     
  13. Copywriting – é quando ao longo de um conteúdo/texto online, você escreve de forma a despertar sentimentos de convicção no leitor.
     
  14. Webinar – transmissões ao vivo em plataformas de streaming, afim de conectar pessoas em tempo real para uma finalidade. Conheça o programa de webinars do Sebrae, clique aqui.
     
  15. E-book – material com entrega de conteúdo denso e aprofundado sobre determinado assunto. Geralmente tem um design leve e atrativo aos olhos. É como se fosse um livro digital.
     
  16. Podcasts – conteúdos no formato áudio, disponíveis em plataformas específicas. Ouça os podcasts do Sebrae, clique aqui.
     
  17. Jornada do cliente – é todo caminho que seu cliente percorre após a compra de algum produto ou serviço seu. Tem total relação com a experiência do mesmo, se ela foi positiva ou negativa. Permite identificar pontos de melhoria para deixar seu cliente feliz.
     
  18. Customer sucess – metodologia para garantir o sucesso do seu cliente, trazendo resultado para ele e para sua marca também. É quando tudo que você faz na sua empresa tem o cliente como foco central e principal. Para saber mais sobre customer sucess, clique aqui.

Muitas estratégias e diretrizes para o Marketing Digital, né? É uma área em expansão no mercado hoje, é bacana ter um mínimo de conhecimento. Espero que tenha sido útil para você. Se quiser trocar figurinhas, deixe um comentário aqui no post 🤗

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Um abraço! 
Bianca Becker.

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Consultora de Marketing Digital no Sebrae Paraná 🤩🚀 Especialista em Marketing de Conteúdo, estratégias de Relacionamento Digital e Transmissões ao vivo no Youtube.

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