O objetivo deste conteúdo é te deixar com uma noção básica sobre alguns termos utilizados na estratégia de marketing digital no mercado atualmente, bem como contar de maneira rápida e objetiva o seu significado.
Para quem é da área, muito habituado está com estes termos e siglas, mas esquecemos que muita gente não faz ideia do que estamos falando. Ficam até inibidas em perguntar o que é. Vamos conhecer algumas!
Primeiro, o MARKETING DIGITAL é um conjunto de estratégias online e integradas, afim de promover sua marca e comunicar-se de diversas formas com seu público alvo.
- Lead – é como chamamos um potencial cliente depois que você capta seu e-mail. Ele só vira cliente, quando converte em uma venda.
- Funil de vendas – é todo o caminho que o lead (potencial cliente) percorre digitalmente, desde que ele toma consciência de que precisa de determinado produto ou serviço que você oferece, e entra no funil e passa pelas fases de: atração, retenção, relacionamento, conversão e fidelização, respectivamente. Para saber o que é e como fazer cada fase do funil, clique aqui.
- Inbound Marketing – estratégia para atrair novos clientes, tendo CONTEÚDOS como base. Os leads vêm até você, sem que você os interrompa para esta ação.
- Outbound Marketing – é também uma estratégia para atrair clientes, mas a empresa vai até ele e o interrompe, como nos comerciais de TV e rádio, onde o lead não escolheu consumir aquele conteúdo (pode nem ser um lead por não haver direcionamento segmentado na ação).
- SEO – Técnica utilizada em sites para fazer com que o mesmo apareça na primeira página de busca do Google. É composto por palavras chaves relacionadas às buscar dos usuários, tags e várias outras técnicas. Se quiser saber mais sobre SEO, clique aqui.
- Mídia orgânica – é quando você acessa o Google, digita algo e clica nos primeiros links que não estão categorizados como pagos, na página, essa busca aconteceu organicamente.
- Mídia paga – é quando você acessa o Google, digita algo e clica nos primeiros links categorizados como patrocinados da página. Isso significa que o site está pagando pela palavra chave que você digitou e por isso aparece no topo.
- Landing Page – é uma página na internet com objetivo de captar dados de contato do lead, para que ele entre no funil de vendas. Se quiser saber mais sobre Lading page, clique aqui.
- E-mail marketing – é uma estratégia de divulgação ou relacionamento realizada através do e-mail. Geralmente é uma imagem com links clicáveis.
- Social Media – é o trabalho estratégico e operacional realizado nas redes sociais por um profissional da área. É a gestão do Facebook, Instagram e demais mídias por onde o lead por se conectar a marca. O social media, faz análises, programa campanhas patrocinadas (pagas), responde comentários e faz gestão de conflitos nas redes.
- Persona – é um grupo de pessoas com comportamentos e características parecidas, resultando no perfil do cliente que a sua empresa impacta e atende.
- Call to action (CTA) – é quando você induz o usuário a clicar em algum link ou botão em um e-mail, site, campanha e ele inconscientemente realiza a ação para qual você o chamou. Se quiser saber mais sobre call to action, clique aqui.
- Copywriting – é quando ao longo de um conteúdo/texto online, você escreve de forma a despertar sentimentos de convicção no leitor.
- Webinar – transmissões ao vivo em plataformas de streaming, afim de conectar pessoas em tempo real para uma finalidade. Conheça o programa de webinars do Sebrae, clique aqui.
- E-book – material com entrega de conteúdo denso e aprofundado sobre determinado assunto. Geralmente tem um design leve e atrativo aos olhos. É como se fosse um livro digital.
- Podcasts – conteúdos no formato áudio, disponíveis em plataformas específicas. Ouça os podcasts do Sebrae, clique aqui.
- Jornada do cliente – é todo caminho que seu cliente percorre após a compra de algum produto ou serviço seu. Tem total relação com a experiência do mesmo, se ela foi positiva ou negativa. Permite identificar pontos de melhoria para deixar seu cliente feliz.
- Customer sucess – metodologia para garantir o sucesso do seu cliente, trazendo resultado para ele e para sua marca também. É quando tudo que você faz na sua empresa tem o cliente como foco central e principal. Para saber mais sobre customer sucess, clique aqui.
Muitas estratégias e diretrizes para o Marketing Digital, né? É uma área em expansão no mercado hoje, é bacana ter um mínimo de conhecimento. Espero que tenha sido útil para você. Se quiser trocar figurinhas, deixe um comentário aqui no post 🤗
Um abraço!
Bianca Becker.
Consultora de Marketing Digital no Sebrae Paraná 🤩🚀 Especialista em Marketing de Conteúdo, estratégias de Relacionamento Digital e Transmissões ao vivo no Youtube.