[ editar artigo]

Termos do Marketing Digital ūüď≤

Termos do Marketing Digital ūüď≤

O objetivo deste conte√ļdo √© te deixar com uma no√ß√£o b√°sica sobre alguns termos utilizados na estrat√©gia de marketing digital no mercado atualmente, bem como contar de maneira r√°pida e objetiva o seu significado.

Para quem √© da √°rea, muito habituado est√° com estes termos e siglas, mas esquecemos que muita gente n√£o faz ideia do que estamos falando. Ficam at√© inibidas em perguntar o que √©. Vamos conhecer algumas!


Primeiro, o MARKETING DIGITAL √© um conjunto de estrat√©gias online e integradas, afim de promover sua marca e comunicar-se de diversas formas com seu p√ļblico alvo.

  1. Lead ‚Äď √© como chamamos um potencial cliente depois que voc√™ capta seu e-mail. Ele s√≥ vira cliente, quando converte em uma venda.
     
  2. Funil de vendas ‚Äď √© todo o caminho que o lead (potencial cliente) percorre digitalmente, desde que ele toma consci√™ncia de que precisa de determinado produto ou servi√ßo que voc√™ oferece, e entra no funil e passa pelas fases de: atra√ß√£o, reten√ß√£o, relacionamento, convers√£o e fideliza√ß√£o, respectivamente. Para saber o que √© e como fazer cada fase do funil, clique aqui.
     
  3. Inbound Marketing ‚Äď estrat√©gia para atrair novos clientes, tendo CONTE√öDOS como base. Os leads v√™m at√© voc√™, sem que voc√™ os interrompa para esta a√ß√£o.
     
  4. Outbound Marketing ‚Äď √© tamb√©m uma estrat√©gia para atrair clientes, mas a empresa vai at√© ele e o interrompe, como nos comerciais de TV e r√°dio, onde o lead n√£o escolheu consumir aquele conte√ļdo (pode nem ser um lead por n√£o haver direcionamento segmentado na a√ß√£o).
     
  5. SEO ‚Äď T√©cnica utilizada em sites para fazer com que o mesmo apare√ßa na primeira p√°gina de busca do Google. √Č composto por palavras chaves relacionadas √†s buscar dos usu√°rios, tags e v√°rias outras t√©cnicas. Se quiser saber mais sobre SEO, clique aqui.
     
  6. M√≠dia org√Ęnica ‚Äď √© quando voc√™ acessa o Google, digita algo e clica nos primeiros links que n√£o est√£o categorizados como pagos, na p√°gina, essa busca aconteceu organicamente.
     
  7. M√≠dia paga ‚Äď √© quando voc√™ acessa o Google, digita algo e clica nos primeiros links categorizados como patrocinados da p√°gina. Isso significa que o site est√° pagando pela palavra chave que voc√™ digitou e por isso aparece no topo.
     
  8. Landing Page ‚Äď √© uma p√°gina na internet com objetivo de captar dados de contato do lead, para que ele entre no funil de vendas. Se quiser saber mais sobre Lading page, clique aqui.
     
  9. E-mail marketing ‚Äď √© uma estrat√©gia de divulga√ß√£o ou relacionamento realizada atrav√©s do e-mail. Geralmente √© uma imagem com links clic√°veis.
     
  10. Social Media ‚Äď √© o trabalho estrat√©gico e operacional realizado nas redes sociais por um profissional da √°rea. √Č a gest√£o do Facebook, Instagram e demais m√≠dias por onde o lead por se conectar a marca. O social media, faz an√°lises, programa campanhas patrocinadas (pagas), responde coment√°rios e faz gest√£o de conflitos nas redes.
     
  11. Persona ‚Äď √© um grupo de pessoas com comportamentos e caracter√≠sticas parecidas, resultando no perfil do cliente que a sua empresa impacta e atende.
     
  12. Call to action (CTA) ‚Äď √© quando voc√™ induz o usu√°rio a clicar em algum link ou bot√£o em um e-mail, site, campanha e ele inconscientemente realiza a a√ß√£o para qual voc√™ o chamou.  Se quiser saber mais sobre call to action, clique aqui.
     
  13. Copywriting ‚Äď √© quando ao longo de um conte√ļdo/texto online, voc√™ escreve de forma a despertar sentimentos de convic√ß√£o no leitor.
     
  14. Webinar ‚Äď transmiss√Ķes ao vivo em plataformas de streaming, afim de conectar pessoas em tempo real para uma finalidade. Conhe√ßa o programa de webinars do Sebrae, clique aqui.
     
  15. E-book ‚Äď material com entrega de conte√ļdo denso e aprofundado sobre determinado assunto. Geralmente tem um design leve e atrativo aos olhos. √Č como se fosse um livro digital.
     
  16. Podcasts ‚Äď conte√ļdos no formato √°udio, dispon√≠veis em plataformas espec√≠ficas. Ou√ßa os podcasts do Sebrae, clique aqui.
     
  17. Jornada do cliente ‚Äď √© todo caminho que seu cliente percorre ap√≥s a compra de algum produto ou servi√ßo seu. Tem total rela√ß√£o com a experi√™ncia do mesmo, se ela foi positiva ou negativa. Permite identificar pontos de melhoria para deixar seu cliente feliz.
     
  18. Customer sucess ‚Äď metodologia para garantir o sucesso do seu cliente, trazendo resultado para ele e para sua marca tamb√©m. √Č quando tudo que voc√™ faz na sua empresa tem o cliente como foco central e principal. Para saber mais sobre customer sucess, clique aqui.

Muitas estrat√©gias e diretrizes para o Marketing Digital, n√©? √Č uma √°rea em expans√£o no mercado hoje, √© bacana ter um m√≠nimo de conhecimento. Espero que tenha sido √ļtil para voc√™. Se quiser trocar figurinhas, deixe um coment√°rio aqui no post ūü§ó

Will1 William GIF - Will1 William WillSmith GIFs

Um abra√ßo! 
Bianca Becker.

Comunidade Sebrae
Bianca Becker
Bianca Becker Seguir

Analista de neg√≥cios digitais - Sebrae/PR | Marketing Digital | Marketing de Conte√ļdo | V√≠deos | Inbound

Ler matéria completa
Indicados para você