[ editar artigo]

Teste de COVID-19: quando os exames são indicados e como funcionam

Teste de COVID-19: quando os exames são indicados e como funcionam

Independente da justificativa, se para identificar, isolar e tratar, ou mesmo para estudos, o teste de COVID-19 é uma importante ferramenta de combate à pandemia. Entretanto, os testes de COVID-19 que são disponibilizados à população têm particularidades e momentos diferentes de serem realizados.

Neste artigo, listamos os principais exames laboratoriais disponíveis para COVID-19, discutindo suas indicações, para que servem e quando devem ser realizados.

 

Testes moleculares

testes moleculares covid-19

Um teste de diagnóstico molecular utiliza técnicas de biologia molecular, como a PCR (sigla para Polymerase Chain Reaction, em português, reação em cadeia da polimerase), com objetivo investigar a presença do RNA do vírus, ou seja, investigar a presença do material genético do vírus no organismo do paciente.

 

Aviso:

Nenhum teste molecular abaixo é recomendado para controle de cura ou verificação do término do período de transmissibilidade. Mesmo em resultados negativos, o paciente deve manter as precauções quanto à transmissão.

 

RT-PCR em naso/orofaringe

Indicação: o teste de RT-PCR em naso/orofaringe é indicado do 1º ao 10º dia após início dos sintomas sugestivos de COVID-19 ou quando a pessoa teve contato recente com pessoas diagnosticadas por teste molecular ou de antígeno. Também é indicado para rastreio de assintomáticos, incluindo no pré-operatório de cirurgias e para viagens internacionais.

Possíveis resultados: detectado ou não detectado.

Sensibilidade: elevada.

Vantagens: metodologia padrão-ouro, ou seja, trata-se do melhor método diagnóstico para detectar o material genético do vírus, com alta sensibilidade e especificidade).

Material coletado: swab (cotonete longo e estéril) de nasofaringe (região posterior à cavidade nasal) e swab de orofaringe (garganta).

Como solicitar: RT-PCR para SARS-CoV-2 ou COVID-19 em nasofaringe/orofaringe.

 

RT-PCR em saliva

Indicação: o teste de COVID-19 RT-PCR em saliva é indicado do 1º ao 7º dia de início dos sintomas sugestivos de COVID-19 ou quando a pessoa teve contato recente com pessoas diagnosticadas por teste molecular ou de antígeno. Também é indicado para rastreio de assintomáticos (com realização recorrente a cada 72h), para permitir decisão rápida de isolamento e controle de surtos. Além disso, pode ser indicado para pessoas com restrições para coleta com swab de nasofaringe.

Possíveis resultados: detectado ou não detectado.

Sensibilidade: moderada.

Vantagens: coleta não invasiva e que permite testes recorrentes.

Material coletado: saliva.

Como solicitar: RT-PCR para SARS-CoV-2 ou COVID-19 em saliva.

 

Pesquisa de Antígeno

Indicação: o teste de COVID-19 conhecido como “Pesquisa de Antígeno” é indicado do 1º ao 7º dia de início dos sintomas sugestivos de COVID-19 ou quando a pessoa teve contato recente com pessoas diagnosticadas por teste molecular ou de antígeno. Também é indicado para rastreio de assintomáticos (com realização recorrente a cada 72h),  para permitir decisão rápida de isolamento e controle de surtos.

Possíveis resultados: detectado ou não detectado.

Sensibilidade: moderada.

Vantagens: resultado rápido, com custo mais baixo e que permite testes recorrentes.

Material coletado: swab (cotonete longo e estéril) de nasofaringe (região posterior à cavidade nasal).

Como solicitar: Antígeno de SARS-CoV-2 ou COVID-19.

 

Testes imunológicos

testes diagnósticos covid-19

Os testes imunológicos servem para identificar se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença, realizados a partir de amostra de sangue venoso. Dessa maneira, esses testes detectam a presença de anticorpos contra o vírus causador da COVID-19 no organismo do paciente. São indicados para quem já apresentou sintomas há mais de 14 dias ou acredita que já teve contato com o vírus há mais de 14 dias.

 

Aviso:

Nenhum teste imunológico abaixo deve ser tratado como um exame diagnóstico de infecção atual (para saber se está com a doença), nem para rastreamento em pré-operatório de cirurgias, nem para critério de cura ou liberação de isolamento.

 

Sorologia IgM e IgG

Indicação: o teste imunológico de COVID-19 conhecido como “Sorologia IgM e IgG” é indicado somente a partir do 14ª dia de início dos sintomas ou se o paciente suspeita que já teve contato com o vírus há mais de 14 dias.

Possíveis resultados: IgM reagente, indeterminado ou não reagente. IgG reagente, indeterminado ou não reagente.

Sensibilidade: moderada.

Vantagens: apresenta resultados isolados de IgM e IgG.

Material coletado: sangue.

Como solicitar: Sorologia IgM e IgG para COVID-19.

 

Anticorpos Totais

Indicação: o teste imunológico de COVID-19 conhecido como “Anticorpos Totais” é indicado somente a partir do 14ª dia de início dos sintomas ou se o paciente suspeita que já teve contato com o vírus há mais de 14 dias.

Possíveis resultados: reagente ou não reagente.

Sensibilidade: Elevada.

Vantagens: alta sensibilidade e especificidade.

Material coletado: sangue.

Como solicitar: Anticorpos Totais para COVID-19.

 

Sorologia IgG

Indicação: o teste imunológico de COVID-19 conhecido como “Sorologia IgG” é indicado somente a partir do 14ª dia de início dos sintomas ou se o paciente suspeita que já teve contato com o vírus há mais de 14 dias.

Possíveis resultados: reagente, indeterminado ou não reagente.

Sensibilidade: Moderada.

Vantagens: apresenta os resultados de IgG.

Material coletado: sangue.

Como solicitar: IgG para COVID-19.

 

Anticorpos Neutralizantes

Indicação: o teste imunológico de COVID-19 conhecido como “Anticorpos Neutralizantes” é indicado somente a partir do 14ª dia de início dos sintomas ou se o paciente suspeita que já teve contato com o vírus há mais de 14 dias.

Possíveis resultados: reagente ou não reagente.

Sensibilidade: Elevada.

Vantagens: é específico para detectar anticorpos neutralizantes que são capazes de impedir a ligação do vírus ao receptor da célula humana. Muito útil na avaliação da resposta à vacina.

Material coletado: sangue.

Como solicitar: Anticorpos Neutralizantes anti-SARS-CoV-2.

 

 

O que é COVID-19?

inteligencia artificial vs covid-19

COVID-19 (coronavírus disease 2019) é uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. Acredita-se que teve origem na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Em poucos meses, se alastrou à maioria das nações, tornando-se uma pandemia.

A transmissão ocorre principalmente de indivíduo para indivíduo através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas (tosse, por exemplo).

 


Artigo publicado originalmente no site da STAR Telerradiologia, que também produziu um guia informativo, elaborado pelo Dr. Virgínio Rubin, diretor clínico e coordenador de Radiologia Musculoesquelética da STARCOVID-19: Guia Informativo.

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você