[ editar artigo]

Todo empresário é empreendedor?

Todo empresário é empreendedor?

"Empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda"             Reid Hoffman.

Ser empresário está relacionado com a abertura de um CNPJ, já o empreendedor é aquele indivíduo que dispõe de alguns comportamentos por exemplo: criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias futuras. É aquele que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado. É o que estabelece metas, inicia projetos, controla resultados, visualiza e busca o sucesso do seu empreendimento.

Ser empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade de liderança, é estar motivado, ter a capacidade de planejar a longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo. O bom empreendedor é aquele que analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio. É aquele que descobre armadilhas e que implementa novos rumos em busca de resultados eficazes.

É importante ressaltar que colaboradores de uma empresa podem ter esses comportamentos também, eles são chamados de intra empreendedores.

O psicólogo americano, David C. McClelland, foi o autor que deu início a estudos específicos sobre as ciências do comportamento empreendedor. Relaciona o conceito de empreendedorismo à 3  grupos: Realização, Planejamento e poder.

Canal youtube:


Tifer consultoria no Facebook

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você