[ editar artigo]

Pandemia - Benefícios mais importantes para os trabalhadores

Pandemia - Benefícios mais importantes para os trabalhadores

Empresas tiveram que criar novas maneiras de apoiar seus funcionários!

A pandemia mudou tudo. Das tarefas mais básicas até as mais complexas, todas as nossas ações precisaram se adaptar às novas regras de convivência. No campo do trabalho, as mudanças foram drásticas. De uma hora para outra, trabalhadores foram mandados para casa com pouca ou nenhuma orientação sobre como proceder em uma situação sem precedentes, tampouco as empresas estavam preparadas para isso. Todos tiveram de aprender juntos.

Além de repensar as estratégias de negócio, as companhias também precisaram reavaliar as políticas de cuidado com os empregados. O home office tem inúmeros benefícios, mas ele foi imposto em um momento de crise global, em que a vida das pessoas está de cabeça para baixo.

Pais que precisam trabalhar e cuidar dos filhos e da casa, jovens que moram sozinhos e sentem falta do convívio dos colegas, a impossibilidade de manter a mesma rotina de antes... Tudo isso pode impactar a saúde mental das pessoas.

Pensando nisso, muitas empresas começaram a oferecer benefícios flexíveis para seus empregados, que podem escolher, dentre uma gama variada, aqueles que mais satisfazem suas necessidades. Além de proporcionar melhores condições de trabalho, a oferta de benefícios faz parte da estratégia de employer branding das grandes companhias.

Conheça a seguir alguns dos benefícios mais importantes, segundo os trabalhadores, durante a pandemia.

Cuidado com a saúde mental

A pandemia afetou a saúde mental de milhões de trabalhadores. Considerando os dados alarmantes sobre o aumento dos casos de ansiedade e depressão, muitas empresas passaram a oferecer acesso a psicólogos, terapeutas e outros serviços de saúde mental para os seus funcionários. Além disso, também foram ofertadas aulas de ioga, pilates e outras atividades relaxantes.

Investimento no desenvolvimento profissional

Muitas pessoas aproveitaram o período de quarentena para aprender um novo idioma ou fazer uma pós-graduação à distância. De olho nessa tendência, algumas companhias começaram a oferecer um auxílio-educação para seus funcionários, que tiveram a chance não somente de adquirir conhecimento, mas também uma forma de passar um tempo livre de qualidade.

Day off e licença remunerada

O day off faz parte do pacote de benefícios de muitas empresas, mas ganhou ainda mais importância durante a pandemia. Ele nada mais é do que um dia de folga escolhido pelo funcionário (na data do seu aniversário, por exemplo). Algumas companhias estão indo além e passaram a oferecer licença remunerada para funcionários que precisam tomar um tempo para si e cuidar da saúde ou de outras questões que demandam sua atenção completa.

 

Você sabia?

A Comunidade Sebrae vai mudar!

Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma 😊

Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar!

Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.

 


(Crédito da imagem: iStock)

Blog

Comunidade Sebrae
Flávia Viana
Flávia Viana Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você