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Transformação digital: O seu negócio faz parte da nova realidade?

Transformação digital: O seu negócio faz parte da nova realidade?

 

A transformação digital das empresas não é uma tendência, é algo que está acontecendo agora. Para acompanhar essa evolução, é preciso tornar a tecnologia parte da estrutura organizacional, de forma estratégica e não apenas superficial.

Empresas que surgiram antes da internet, na era pré-digital, têm o desafio de mudar muitos processos e a própria visão de mercado. Mesmo que seu negócio funcione bem em um formato tradicional, não há mais tempo a perder, pois a transformação digital é irreversível. É importante estar atento ao cenário e compreender em que nível está sua empresa.

Confira a seguir as principais áreas do negócio em que a transformação digital pode ser aplicada e descubra como você pode implementar melhorias para sua empresa crescer.

Impacte sua produtividade com a transformação digital

Não importa o porte da sua empresa, algumas tarefas são comuns e precisam ser realizadas, de forma constante, para não impactar nos seus resultados.

A falta de registro ou registros manuais podem impactar na sua produtividade e, por consequência, no sucesso da sua empresa. Existem no mercado diversas ferramentas gratuitas que podem auxiliá-lo na gestão do seu negócio.

Explore a possibilidade de atingir novos públicos

Dados do IBGE confirmam o crescimento do acesso dos brasileiros à internet. Em uma análise recente, apenas no período de um ano, aumentou em 10 milhões o número de pessoas conectadas em nosso país. Com tanta acessibilidade, é comum que os hábitos de consumo e de relacionamento com as marcas sejam completamente diferentes do que eram há alguns anos atrás.

Quem for mais ágil e oferecer atendimento personalizado, focado na necessidade do consumidor, terá muito mais vantagens do que aqueles que fazem o cliente despender mais tempo e esforço para ter seu problema solucionado.

É preciso se colocar no lugar do cliente e entender como ele quer ser tratado, que pode ser diferente da forma que você quer tratá-lo. Descubra a forma que o seu consumidor deseja fazer o pedido e como deseja receber. Esteja disponível para dialogar nas redes sociais e atender pelo canal escolhido por seu cliente, evite redirecionamentos desnecessários.

Amplie seus horizontes com a economia compartilhada

Depois de muitos anos na lógica do “possuir”, entramos na era do “usufruir”. Hoje, as pessoas deixam de comprar CDs para escutar músicas online, assistir filmes, séries, documentários e todo tipo de material audiovisual no modelo streaming, se locomover por meio de bicicletas, patinetes e carros com uso de aplicativos, utilizar espaços vagos em casas e apartamentos. Algumas marcas exemplificam bem esse modelo e já fazem parte da rotina de muitos: Netflix, Uber, Spotify e Airbnb. A economia compartilhada amplia o acesso das pessoas, cria novos postos de trabalho e faz repensar a forma como utilizamos os nossos recursos. Certamente, essa tendência veio para ficar e você não pode ficar fora dessa.

Você já imaginou que pode se beneficiar com o melhor uso de recursos? Por exemplo, em vez de comprar um maquinário caro ou um equipamento que você usa eventualmente, que tal realizar a locação? É possível trabalhar em espaços compartilhados (a exemplo dos coworkings)? Você pode reaproveitar ou reciclar um material para criar seu produto? Você pode emprestar ou compartilhar algum bem que tenha adquirido para sua empresa? Pense nisso, talvez esse possa ser o diferencial da sua empresa.

Procure capacitação em marketing digital

Agora que você já compreendeu que a transformação digital é muito mais do que as áreas de marketing e tecnologia do negócio, vamos falar sobre a presença digital da sua marca. Se você ainda está relutante em colocar seu negócio nas redes sociais ou atender seus clientes via WhatsApp, está na hora de rever essa postura.

Está todo mundo conectado e as pessoas querem receber informações úteis, conteúdos personalizados e promoções das marcas com as quais se relacionam. Marcas dispostas ao diálogo têm muito mais chances de conquistar seus clientes. O famoso “boca a boca", agora é online. Pessoas compartilham suas experiências com os amigos, avaliam as marcas nas redes sociais e aplicativos. E tudo isso conta na hora de decidir.

As redes sociais mais utilizadas, Facebook, Instagram e LinkedIn conectam o mundo e geram muita renda. Se ainda não está familiarizado com o uso das redes, anúncios no Google Ads, sites e blogs, está na hora de buscar capacitações nessa área. Clique aqui e veja o curso sobre Marketing Digital do Sebrae.

Aproveite os dados e tome melhores decisões

Uma das grandes vantagens que a tecnologia oferece é a possibilidade de coletar e mensurar dados. Empresas que observam quem são, onde estão e como se comportam os seus clientes têm muito mais potencial de tomar boas decisões em relação ao negócio.

Na prática

Investir em transformação digital requer análise, mobilização de recursos e treinamento das pessoas para adaptação dessas mudanças. Lembre-se que você pode contar com o SEBRAE para auxiliar você rumo a uma gestão mais inovadora e eficiente.

Depois de tanta informação, quer saber como o seu negócio está frente à Transformação Digital? Entre em contato por um de nossos canais:

Um abraço e até a próxima! 

Comunidade Sebrae
Franciele Fernanda Dulla de Souza
Franciele Fernanda Dulla de Souza Seguir

Consultora de marketing, especialista em Customer Success.

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