[ editar artigo]

Transformação Digital: Problemas e Desafios

Transformação Digital: Problemas e Desafios

Não tenho nenhum poder mágico ou até mesmo de vidente, mas lanço aqui um desafio!!! Tenho certeza de que na última semana você deve ter ouvido alguma das expressões que cito a seguir: transformação digital, sociedade 4.0, mundo digital, indústria 4.0, inovação, quarta revolução industrial. E aí? Acertei? Caso você não tenha ouvido, lido, ou estudado algumas das expressões, especificamente para você existe um problema e dos grandes! Por que digo isso? Simplesmente porque é com base nesses conceitos que se tem estudado e discutido como será a nossa sociedade, o nosso trabalho e até mesmo a nossa vida!

Mas calma! Para cada problema existe, sempre, uma grande oportunidade. E essa acredito que seja a grande chave atualmente. Os problemas! Sim, temos muitos e diversos problemas para serem resolvidos, porém, o que há de diferente no momento que vivemos? Mais do que nunca, para cada problema, temos várias soluções, várias ideias e várias formas diferentes de resolver. Nunca anteshouve tantos lugares, momentos, espaços para a discussão. Ficou mais fácil conhecer e saber sobre o que está acontecendo em diversos lugares ao mesmo tempo, e nunca as ideias estiveram tão próximas, se conversando e se conectando.

Para isso tudo poder acontecer, existem muitos desafios! Acredite: eles já estão acontecendo. Por isso, comecei falando que já se está conversando muito sobre como será a nossa realidade próxima. Tudo está acontecendo cada vez mais rápido e é extremamente importante pelo menos saber do que se trata! Como assim? Preciso saber de tudo? Não, calma. Mais importante do que saber tudoé conhecer quem sabe! Esse é mais um desafio importante no atual contexto. Conhecer pessoas, se conectar, saber quem sabe, ter uma rede de contatos que possa ajudar você nesse momento único que vivemos. Saber que não está sozinho nesse momento. Éimportante, porém, mais do que isso… Saber com quem contar e falar. Compartilhar ideias, fazer com que elas estejam vivas e em contato com mais ideias!

Outro desafio importante é estar sempre aprendendo. Participar de fóruns em que se discuta a criação de ideias para os problemas que estamos nos propondo a resolver. Nesse ponto, ressaltamos que a educação vem mudando, pois a tecnologia e a informação estão mais acessíveis atodos, transformando também a forma como aprendemos. Aprender sempre e de forma rápida é cada vez mais importante.

O momento atual é realmente único! Para as empresas, seja ela micro ou gigantesca, é cada vez mais necessário desenvolver a liderança, pois aquele modelo antigo, em que o chefe era detentor e conhecedor de toda a informação, já está em xeque. Hoje, o grande desafio da liderança é poder compartilhar, descentralizar e assumir que nem sempre terá todas as respostas. As empresas precisam, cada vez mais, desenvolver uma liderança que possa compartilhar e contribuir para o crescimento de toda a equipe e que seja inspiradora.

Para finalizar, é necessário desenvolver ideias e soluções em etapas! Em vez de criar um grande projeto, que demore meses de desenvolvimento, é importante se programar para realizar pequenas entregas ao longo doprojeto. Sendo assim, essas soluções podem ser testadas e eventuais problemas podem ser corrigidos durante o processo. Dessa forma, os erros de desenvolvimento não serão descobertos somente ao final. Ah! O erro nunca foi tão bem-vindo. Sim, o erro, pois sem ele não teríamos como saber o que deve ser alterado. Cada vez mais é necessário se colocar em situações em que se possa errar e, com o erro, aprender!

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você