[ editar artigo]

Transformação do Segmento Fitness

Transformação do Segmento Fitness

A velocidade das transformações nos negócios gerada pelo impacto da ampla adesão no uso de smarthphone (67% da população mundial utiliza este dispositivo) tem despertado novas maneiras de se fazer negócios e do consumo dos produtos e serviços. A dificuldade está em como fazer para acompanhar esse ritmo. E no mercado fitness que movimentou U$ 2 bi no Brasil em 2019, não é diferente, e está vivenciando uma verdadeira maratona: por exemplo, o nicho do Digital Fitness é uma realidade e muitos empresários já perceberam que toda esta conectividade pode impactar o tradicional modelo de gerenciar seus negócios.

Estilos de vida mais saudáveis são adotados pelos indivíduos, e assim não somente as academias são beneficiadas. Outros negócios, como o de nutrição esportiva (suplementos), tecnologias (monitores de condicionamento), moda (roupas e tênis para malhar) e até beleza (cosméticos específicos para esportistas) acabam ganhando também.

Equipamentos e acessórios conectados, aplicativos de treinos e novas tecnologias que permitem que o usuário treine sem sair de casa já são uma realidade. Deve crescer o número de pessoas que vão malhar em casa? Deve. A tecnologia fitness integrada com a smart home já está disponível e é extremamente atrativa. Mas certamente ainda haverá mercado para modelos de negócios que apostam no espaço físico de academias. A diferença é que o nível de serviços e experiências oferecidos será outro. O consumidor conectado já exige muito mais do mercado de fitness.

Como fonte de inspiração, segue abaixo alguns exemplos de empresas que estão implementando inovações tecnológicas no mercado fitness:

** Plataformas de assinatura de exercícios: Studio, Burnalong.

** Aplicativos com treinos: FIIT, Aaptiv, Studio, Sworkit, Burnalong, Asana Rebel.

** Marketplaces com personal trainers – Classpass, Studio, Gymlib, Sworkit, Asana Rebel.

** Fitness + conteúdos wellness: Cure.fit, HealthinfyMe, Fitwell.

** Equipamentos + aplicativos fitness: Peloton, Crew, Virzoom, Mirror, EGym, Tonal, Hykso.  

** Dispositivos de treino ativados por voz: AAptiv.

** Tecnologia smart home, treinos online ao vivo, acessórios que proporcionam contato direto entre coach e usuário: FIIT.

Um abraço!
Elizandra Severgnini
esevergnini@pr.sebrae.com.br
 

Comunidade Sebrae
Elizandra Severgnini
Elizandra Severgnini Seguir

Sou doutoranda em Administração, na linha de Estratégia e Análise Organizacional. Mestre em Contabilidade Gerencial. Especialista em Controladoria e Gestão Financeira e Bacharel em Administração. Atualmente, Consultora no Sebrae/PR.

Ler matéria completa
Indicados para você