[ editar artigo]

Ferramentas para gerenciar projetos de inovação em Home Office

Ferramentas para gerenciar projetos de inovação em Home Office

Quando falamos de inovação a associamos quase instintivamente, com a criatividade, mas não uma criação metodológica e sim uma criação "sacada". Menos referência e mais processos mágicos. Acredito que nesse momento onde todos estamos buscando um help, vale a gente trazer a inovação para um ambiente mais palpável. Para isso, quero começar com o conceito de inovação e criatividade da Sofia Esteves, fundadora do www.ciadetalentos.com.br. Ela associa inovação/criatividade com a forma de olhar um problema. E a partir do diagnóstico desenhado,  descobrir soluções que já existem e customizá-las para o meu negócio. 

Então a ideia desse texto é eu ajudar você PME, a utilizar soluções gratuitas para gestão de projetos de forma remota com sua equipe.

Step 01: A gente começa a plantar a sementinha da inovação em seu negócio. Trazer a tecnologia para o seu dia a dia é criar uma cultura de transformação. 

step 02: O ecossistema dos produtos oferecidos. Em uma das trilhas do curso de pós graduação da Mackenzie (Transformação digital - inovação e novas economias), o professor Rafael Gonzalez fala que uma das tendências para esse novo momento é que "as empresas vão partir para uma plataformatização das entregas". Aqui temos um insight importante, os produtos/serviços oferecidos precisam estar interligados em uma solução completa.

Então nessa pegada eu gostaria de dividir com vocês 3 plataformas que ajudarão na gestão de projetos da sua empresa, além de também servirem como Benchmarking para tangibilizar os dois steps comentados acima. 

As ferramentas abaixo têm finalidade de ideação, do acompanhamento das iniciativas em desenvolvimento e de comunicação.  

◾ Ideação - MindMeister
Ideal para a criação de mapas mentais para facilitar a visualização das suas ideias. Além de servir para a condução de Brainstorms (chuva de ideias), solução de problemas e/ou na definição do escopo dos projetos. 

Na versão gratuita você poderá criar até 3 mapas simultâneos. https://www.mindmeister.com/pt 

◾ Acompanhamento - Trello
É um gestor de projetos clássico, ajudará você a monitorar os fluxos de trabalho com uma visualização clara de: 

  1. - Etapa de trabalho;
  2. - Profissional alocado para a produção; 
  3. - Prazo. 

Ponto importante é que toda a troca de informações (Briefing, aprovações, comentários), acontece dentro da plataforma. O que minimiza as falhas de comunicação e garante uma documentação mínima (histórico) do projeto desenvolvido.  

Vale a pena a versão gratuita e a utilização do aplicativo para mobile. https://trello.com/pt-BR

◾ Comunicação - Google
Aqui realmente você não precisa reinventar a roda, o Google vem se preparando há muito tempo para a revolução digital que estamos vivendo agora. A plataforma oferece soluções gratuitas de armazenamento na nuvem (Drive). O pacote office vem possibilitando compartilhamento e edição dos arquivos por mais de um usuário simultaneamente, e todo o serviço de comunicação (e-mail, chat, vídeo conferência). 

 

Fácil utilização de toda a plataforma em mobile. Aplique a solução Google, e estará bem servido. 

Espero ter ajudado desmistificando um pouco o que é inovação e na apresentação do conceito de plataformas, com dicas de ferramentas para a gestão home office.

Agora é com você. Adaptá-las ao seu negócio e trazer inovação no seu dia a dia.

Conte comigo! See you later 👋🏻

 

HEY NOVAK!

Blog

Comunidade Sebrae
Rodrigo Novak
Rodrigo Novak Seguir

Trabalho há mais de 15 anos com marketing, atuando mais precisamente na lideraça de projetos relacionados a inovação. Quando pensamos em inovação, não podemos esquecer das pessoas, pois acredito que inovação tem a ver com relação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você