[ editar artigo]

Tudo o que você precisa saber sobre público alvo

Tudo o que você precisa saber sobre público alvo

Para muitos empresários essa é a chave de ouro de qualquer negócio, entender o máximo possível sobre o seu público alvo.

Mas esse virou um termo tão comum em nossas rotinas, até mesmo para quem não é empresário ou especializado no setor de marketing, que raramente paramos para pensar, analisar e refletir sobre ele.

Você sabe realmente o que queremos dizer com público alvo? Ou mais ainda, você tem o público alvo de sua empresa bem definido e sabe onde encontrá-lo?

Se você já ficou um pouquinho em dúvida aí, não se desespere, pois vamos ajudá-lo a entender tudo.

 

O que é Público Alvo?

Muita gente ainda confunde o termo “público alvo”, pois acredita que ele signifique todo e qualquer cliente que você atende em uma empresa, mas na verdade o caminho para se chegar em sua definição não é bem por aí.

Público alvo é o termo que usamos para nos referir à um grupo específico de pessoas ou organizações, em alguns casos, que possuem um perfil semelhante e por isso entende-se que possuem também desejos e gostos parecidos, sendo assim este seria um público que mais facilmente se identifica com a sua marca e consequentemente os seus produtos ou serviços.

Por isso é exatamente este grupo que deve ser o principal foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, uma vez que estão mais dispostos a adquirir os produtos ou serviços que ela oferece.

Quanto maior o número de informações e mais completo e verdadeiro o perfil estabelecido, maior a chance da sua empresa manter um bom relacionamento com o cliente. À primeira vista, isso não parece realmente muito complexo, mas a cada dia que passa a segmentação é ainda maior em todos os setores do mercado e por isso o perfil do consumidor é cada vez mais específico, com muito mais nichos e necessidades especiais em cada um deles.

E é justamente aí que se dá o trabalho para defini-lo com exatidão, pois mesmo tendo o desejo da aquisição de um mesmo produto, as necessidades e motivações que levam as pessoas a consumir ou adquirir algo são diferentes dependendo do estilo de vida de cada um.

Por isso, ressalto aqui mais uma vez a importância de definir bem o seu público alvo para conseguir traçar estratégias mais eficientes, cujos resultados terão maiores chances de impactar positivamente seu negócio. Mas como fazer isso?

 

Como definir o seu público alvo?

Para definir o seu público alvo será necessário fazer e responder alguns questionamentos sobre as pessoas que tem interesse em seus produtos ou serviços.

Quanto mais a fundo você for no estudo destas pessoas, melhores e mais assertivos serão os seus resultados bem como todos e qualquer ação desenvolvida a partir dele. Fazer isso não chega a ser extremamente complexo, no entanto é bem trabalhoso.

Definir o seu público alvo talvez seja um dos primeiros passos a tomar na hora em que se decide empreender. Conhecer bem o seu público alvo e saber como atingi-lo é essencial para o sucesso do seu negócio.

Se você já tem uma empresa há algum tempo, mas não tem obtido bons resultados em suas ações de marketing, você também pode considerar refazer esta pesquisa para saber se o seu público ainda é o mesmo.

Este tipo de reavaliação tem sido essencial, principalmente frente ao momento em que estamos vivendo. Com a ressignificação de hábitos de consumo pela qual estão passando muitos consumidores durante a quarentena, é importante reavaliar quem é o seu cliente hoje e o que ele deseja novamente. Assim será possível avaliar até uma ressignificação da marca para se preparar para a nova realidade do mercado.

 

Para definir o seu público alvo é interessante se fazer dois questionamentos:


1. Qual o motivo pelo qual as pessoas consomem o seu produto/serviço

Pense qual é o benefício que o seu produto ou serviço traz para os seus consumidores.

Por quê os seus clientes consomem o produto da sua marca? Ele resolve algum problema em comum dessas pessoas que o adquirem?

Tente refletir e estabelecer aqui qual é a principal proposta de valor que você oferece e assim também encontrar o seu diferencial no mercado, ou seja, o que você está oferecendo a mais do que concorrentes para que essas pessoas prefiram o seu produto. O que faz com que o seu cliente opte por este consumo?


2. Quem são estas pessoas

A partir dos últimos questionamentos, pense qual é o perfil de pessoa que está mais propenso a ter este tipo de problema (o qual os seus produtos/serviços buscam resolver). E se estas pessoas têm esse problema, como elas normalmente o solucionam?

Com estas conclusões tomadas, até agora, você provavelmente já chegará à algumas características mais comuns entre o seu público, como por exemplo se são em sua maioria homens ou mulheres, jovens ou adultos e entre outros.

Com estas primeiras informações chega o momento mais importante, a segmentação, ou seja, definir aquele perfil mais específico dentre os consumidores que se identificam com a sua marca baseado em suas necessidades.

É claro que você também pode chegar à conclusão de que o seu público é de fato abrangente e variado. Mas lembre-se que quanto mais amplo for o seu público-alvo, mais trabalho e gastos você terá com ações de marketing.

Para quem está começando um novo negócio, é indicado mesmo escolher um nicho e se restringir a ele nem que seja em um primeiro momento. A expansão e até mesmo mudanças, como já apontado, podem acontecer mais para frente na medida em que seu negócio se desenvolve e você conhece a sua clientela mais de perto.

Se você está trabalhando em uma redefinição do seu público alvo uma boa estratégia para entender melhor está segmentação é realizar a sua própria pesquisa, perguntando diretamente ao seu público informações, que sejam relevantes para o seu negócio.

Para isso utilize-se das tecnologias. Formulários online e até mesmo feitos em redes sociais são rápidos e fáceis de serem elaborados, respondidos e posteriormente analisados.

Com isso definido é hora de se comunicar!

Como manter um diálogo com o meu público alvo?

O lema “quem não é visto não é lembrado” nunca fez tanto sentido na vida empreendedora como durante este período de Pandemia. Neste momento em que a maior parte dos consumidores encontra-se em casa, cumprindo as recomendações do isolamento social, se tornou ainda mais importante manter um diálogo frequente com o seu público. E agora mais do que nunca, a principal forma de fazer isso é através das mídias digitais.

Para manter os negócios funcionando precisamos direcionar os esforços de relacionamento para quem tem maior chance de compras em nossas empresas, por isso, ter o seu público alvo bem definido neste momento é essencial já que somente com base nestas informações será possível definir ainda através de qual meio o seu público prefere ser impactado e consequentemente tem mais possibilidade de interagir com a sua marca.

 

Escolha a linguagem correta

Assim como é necessário saber com quem falar, é fundamental saber como falar com essas pessoas. E isso tem muito a ver também com a personalidade da sua marca. Se o seu público-alvo são os adolescentes, por exemplo, não é indicado o uso de uma linguagem completamente formal. Além de não atingir o objetivo de chamar a atenção dele, eles correm o risco de não compreender de maneira clara a mensagem.

Além disso, usar uma linguagem inapropriada para se comunicar com o seu público pode fazer com que muitos deles passem a acreditar que não se identificam mais com a proposta da sua empresa.

As principais dicas, independente das características do seu público alvo são buscar uma linguagem simples e objetiva. A ideia é fazer com que o seu público se sinta realmente mais próximo de você.

Escolha o canal correto

A comunicação não se resume apenas ao diálogo eficiente com o seu público alvo. É importante usar canais que permitam divulgar a marca, a visão, os produtos ou os serviços da empresa. E existem diversas possibilidades para isso dentro apenas do âmbito da internet e das redes sociais.

As redes sociais permitem um diálogo mais próximo com as pessoas e um alcance muito maior de audiência por um bom custo benefício. Agora é a hora de investir nesses meios, mas acredite, elas também têm públicos bem segmentados e específico, ou seja, para a sua comunicação ser eficiente é preciso encontrar a rede social onde está o seu público alvo.

 

Plataformas virtuais

Sempre destaco que é importante estar presente em variadas redes sociais para ficar o mais alerta possível ao que anda acontecendo em cada uma delas e até analisar se algum público diferente do que você imaginava está demonstrando mais interesse pela sua marca. Mas é essencial descobrir qual a plataforma ideal para dialogar com o seu público e criar conteúdo exclusivos para este canal.

Antes de definir qual a rede social mais indicada para se comunicar com o seu público alvo, é interessante estudar um pouquinho sobre elas, conhecendo as suas características e vantagens frente às demais, bem como qual o perfil de público que está mais presente naquele meio.

 

Quer alguns exemplos?

O Facebook é a rede social que tem o maior número de usuários na faixa etária adulta, a partir dos 35 anos, e por isso pode ser um bom meio para se comunicar com este público em específico. Por lá, por mais que existam as possibilidades de hospedagem de vídeos, por exemplo, a forma de diálogo preferido ainda é são os textos e as fotos.
Os mais jovens até ainda estão presentes lá no Facebook, mas essa já não é mais, de longe, a rede social favorita dessa geração.

Se você quer se comunicar com as gerações mais jovens, de repente é uma boa tática usar o TikTok, uma rede social relativamente nova que desde o ano passado já vinha fazendo muito sucesso entre os adolescentes (até 16 anos) e durante a quarentena explodiu no Brasil em números de usuários em uma faixa etária até os 30 anos.

Os vídeos seguem muito em alta neste momento, como podemos analisar com a possibilidade de hospedagem de vídeos sendo incrementada na maior parte das redes sociais bem como ainda o exemplo do fenômeno das lives de artistas, por isso o YouTube é sempre uma boa plataforma para buscar, já que também é a maior em número de usuários no mundo. Saiba mais em Fenômeno das Lives.

Por isso outra estratégia é publicar o vídeo no YouTube, e distribuí-lo nas outras redes, assim você alcançará os usuários que te seguem em todas as plataformas e conseguirá medir o canal em qual você apresenta os melhores índices de interação. Feita esta descoberta, o interessante é criar conteúdo exclusivos para essa plataforma, utilizando-se de todas as ferramentas que ela dispõe.

Veja este momento como uma oportunidade de inovar. As redes sociais trazem um mar de novas possibilidades para você e agora é a hora de experimentar. O mundo digital chegou para ficar.

Se você tiver dúvidas, questionamentos ou quiser direcionamento de como agir no seu negócio, entre em contato com nossa equipe, através dos canais digitais abaixo. 
 
🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail  ou 0800 570 0800 :)

Blog

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você