[ editar artigo]

Um pequeno paralelo entre a ONA e a ISO 901 - 2015

Um pequeno paralelo entre a ONA e a ISO 901 - 2015

Quando se fala em certificação ou acreditação, logo se pensa em auditoria e stress.

Por que a dificuldade? Antes de tudo por falta da cultura na excelência em gestão.

Normalmente as empresas se preocupam com a implantação da certificação ou acreditação e se esquecem do mais importante, a reeducação e cultura dos colaboradores. Mas o que fazer?

O que é ONA e ISO? Qual a diferença entre certificação e acreditação?

ONA é a abreviação para Organização Nacional de Acreditação e, é também, o nome dado ao certificado que ajuda a garantir que determinado serviço na área da saúde desenvolve um processo de qualidade nos serviços e nos atendimentos prestados ao cliente.

Resumidamente, o selo ONA é responsável por ajudar o paciente a compreender que o serviço de saúde escolhido por ele é capaz de atuar em total segurança para evitar problemas nos seus processos e no atendimento ao cliente.

A ONA é um certificado que deve ser renovado a cada dois anos, o que ajuda a garantir um processo de controle de qualidade sobre os serviços que obtêm esse selo. O certificado é feito com caráter meramente educativo, visando somente a melhoria contínua desses serviços, e não presta conta ao município, ao estado ou ao governo federal — que contam com seus próprios processos de vistoria e licenciamento.

ISO 9001-2015 é uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto.

Esta norma faz parte do conjunto de normas designada ISO 9000 e pode ser implementada por organizações de qualquer tamanho, independentemente, da sua área de atividade.

O ISO 9001-2015 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento.

A CERTIFICAÇÃO utilizada na ISO 9001 -2015 é um atestado emitido por um órgão imparcial após um processo de avaliação, garantindo que determinado produto ou serviço da organização em questão atende aos requisitos estabelecidos.

A ACREDITAÇÃO utilizada na ONA também está relacionada ao cumprimento de métodos e requisitos preestabelecidos que avaliam os quesitos técnicos do processo.

📍 As certificações, tanto ONA quanto ISO 9001, partem de princípios de gestão administrativa e nos demonstra inúmeros conceitos e benefícios correlatos, como:

  1. Capacitação permanente dos colaboradores;
  2. Trabalho em equipe;
  3. Aumento da segurança na execução de procedimentos;
  4. Mitigação de riscos e custos por retrabalho e por processos ineficientes;
  5. Otimização de mão de obra e de material;
  6. Aumento da satisfação dos clientes internos e externos;
  7. Melhoria contínua nos processos.

O que precisamos para alterar a “dificuldade” das auditorias.

Simples... não esquecer que excelência em gestão se faz no dia a dia e com participação dos colaboradores, e não um mês antes da auditoria de recertificação...

📍 Tanto a ONA quanto a ISO 9001, partem dos mesmos princípios, ou seja:

  1. Controle de documentos e registros;
  2. Manual da Qualidade;
  3. Envolvimento da alta direção;
  4. Estratégias e Planos;
  5. Foco no cliente;
  6. Análise crítica de processos;
  7. Gestão de Pessoas e etc.

📍 As maiores dificuldades de uma acreditação, estatisticamente, são:

  1. Falta de compreensão da essência dos métodos;
  2. Excessiva cópia de processos de outras instituições;
  3. Deficiência no uso de ferramentas da qualidade;
  4. Utilizar o título apenas com marketing.

Ou seja, ausência total de envolvimento das pessoas. Certa vez ouvi uma frase marcante, “QUALIDADE É COMO PERFUME! SE SENTE NO AR”, o que explica o sucesso de algumas instituições e fracasso de outras.

Mas como mudar a cultura dos colaboradores? Minha sugestão é iniciar o “PROGRAMA” de gestão com ferramentas simples e de fácil compreensão, portanto, inicie uma acreditação com a ISO 9001, pois a mesma lhe dará todo o suporte documental e uma base sólida de envolvimento da equipe, mesmo que seu objetivo não seja a certificação ISO.

Com isso, a ACREDITAÇÃO ONA será menos traumática e dolorosa !!!!!

BOA SORTE !!!!

https://scontent.fnvt5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/13497_1667453740157374_5825126164430469298_n.jpg?_nc_cat=111&_nc_sid=09cbfe&_nc_ohc=FWkLhWITMJ8AX8hw9QM&_nc_ht=scontent.fnvt5-1.fna&oh=ece63577cebe15cb345cd437a9d42d3e&oe=5F9ADF35Luiz Alberto de Moraes Araujo

Eng. Mecânico, especialização em Produção.

Consultor e instrutor do SEBRAE  desde 1994.

Professor de MBA da UTFPr.

Vencedor de diversos prêmios Modelo de Excelência em Gestão.

Proprietário da L.C Consultores Associados atuando em diversas empresas do Brasil.

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você