Quando se fala em certificação ou acreditação, logo se pensa em auditoria e stress.
Por que a dificuldade? Antes de tudo por falta da cultura na excelência em gestão.
Normalmente as empresas se preocupam com a implantação da certificação ou acreditação e se esquecem do mais importante, a reeducação e cultura dos colaboradores. Mas o que fazer?
O que é ONA e ISO? Qual a diferença entre certificação e acreditação?
ONA é a abreviação para Organização Nacional de Acreditação e, é também, o nome dado ao certificado que ajuda a garantir que determinado serviço na área da saúde desenvolve um processo de qualidade nos serviços e nos atendimentos prestados ao cliente.
Resumidamente, o selo ONA é responsável por ajudar o paciente a compreender que o serviço de saúde escolhido por ele é capaz de atuar em total segurança para evitar problemas nos seus processos e no atendimento ao cliente.
A ONA é um certificado que deve ser renovado a cada dois anos, o que ajuda a garantir um processo de controle de qualidade sobre os serviços que obtêm esse selo. O certificado é feito com caráter meramente educativo, visando somente a melhoria contínua desses serviços, e não presta conta ao município, ao estado ou ao governo federal — que contam com seus próprios processos de vistoria e licenciamento.
ISO 9001-2015 é uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto.
Esta norma faz parte do conjunto de normas designada ISO 9000 e pode ser implementada por organizações de qualquer tamanho, independentemente, da sua área de atividade.
O ISO 9001-2015 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento.
A CERTIFICAÇÃO utilizada na ISO 9001 -2015 é um atestado emitido por um órgão imparcial após um processo de avaliação, garantindo que determinado produto ou serviço da organização em questão atende aos requisitos estabelecidos.
A ACREDITAÇÃO utilizada na ONA também está relacionada ao cumprimento de métodos e requisitos preestabelecidos que avaliam os quesitos técnicos do processo.
📍 As certificações, tanto ONA quanto ISO 9001, partem de princípios de gestão administrativa e nos demonstra inúmeros conceitos e benefícios correlatos, como:
- Capacitação permanente dos colaboradores;
- Trabalho em equipe;
- Aumento da segurança na execução de procedimentos;
- Mitigação de riscos e custos por retrabalho e por processos ineficientes;
- Otimização de mão de obra e de material;
- Aumento da satisfação dos clientes internos e externos;
- Melhoria contínua nos processos.
O que precisamos para alterar a “dificuldade” das auditorias.
Simples... não esquecer que excelência em gestão se faz no dia a dia e com participação dos colaboradores, e não um mês antes da auditoria de recertificação...
📍 Tanto a ONA quanto a ISO 9001, partem dos mesmos princípios, ou seja:
- Controle de documentos e registros;
- Manual da Qualidade;
- Envolvimento da alta direção;
- Estratégias e Planos;
- Foco no cliente;
- Análise crítica de processos;
- Gestão de Pessoas e etc.
📍 As maiores dificuldades de uma acreditação, estatisticamente, são:
- Falta de compreensão da essência dos métodos;
- Excessiva cópia de processos de outras instituições;
- Deficiência no uso de ferramentas da qualidade;
- Utilizar o título apenas com marketing.
Ou seja, ausência total de envolvimento das pessoas. Certa vez ouvi uma frase marcante, “QUALIDADE É COMO PERFUME! SE SENTE NO AR”, o que explica o sucesso de algumas instituições e fracasso de outras.
Mas como mudar a cultura dos colaboradores? Minha sugestão é iniciar o “PROGRAMA” de gestão com ferramentas simples e de fácil compreensão, portanto, inicie uma acreditação com a ISO 9001, pois a mesma lhe dará todo o suporte documental e uma base sólida de envolvimento da equipe, mesmo que seu objetivo não seja a certificação ISO.
Com isso, a ACREDITAÇÃO ONA será menos traumática e dolorosa !!!!!
BOA SORTE !!!!
Luiz Alberto de Moraes Araujo
Eng. Mecânico, especialização em Produção.
Consultor e instrutor do SEBRAE desde 1994.
Professor de MBA da UTFPr.
Vencedor de diversos prêmios Modelo de Excelência em Gestão.
Proprietário da L.C Consultores Associados atuando em diversas empresas do Brasil.