[ editar artigo]

Umas das habilidades mais valorizadas hoje, você sabe qual é?

Umas das habilidades mais valorizadas hoje, você sabe qual é?

Hoje, as empresas buscam profissionais que possui competências além daquelas assinaladas em seus portfólios, habilidades que transcendem o perfil técnico e avançam sobre a esfera comportamental.

Diante das habilidades técnicas que o mercado em transformação exige, há outras caraterísticas que os profissionais precisam levar em consideração e, que os destacam entre tantos aprimoramentos. Habilidades que é necessário cultivar dia a dia.

Dentre essas que vou citar e outras habilidades que existem, essas características são as que realmente vão distinguir você de outras pessoas e de outros profissionais. Conhecimento acadêmico, não é mais o suficiente para suprir os desafios do mercado, é preciso habilidade comportamental.

Não é novidade a vida estar cheia de desafios diários: prazos, metas, reuniões, família, filhos relacionamentos, saúde e tantas outras decisões a serem tomadas. Estamos sendo observados, cobrados, o tempo todo, nos colocando em uma pressão constante.

E umas das habilidades de maior impacto é a Inteligência Emocional. A capacidade de lidar com as emoções, em diversas situações como, diálogos, conflitos e desafios empresariais.

É fundamental entendermos que somos movidos, principalmente, pela nossa emoção e a partir daí, começamos a desenvolver a nossa inteligência emocional.

Nos tornamos capazes de administrar as próprias emoções e a usá-las a nosso favor, compreendendo também as emoções de quem está próximo a nós, construindo relações saudáveis, tendo consciência de nossas escolhas e uma qualidade de vida melhor.

Ao colocarmos atenção a essa habilidade, temos clareza ao pensar, sentir e agir, sem deixar que as emoções controlem nossas vidas e se acumulem, desenvolvendo traumas e doenças psicológicas.

📌 Acesse o artigo: Calma, respira e NÃO PIRA!

A Inteligência emocional é muito necessária, principalmente, nos dias de hoje e nos traz grandes benefícios como: aumento da autoestima e autoconfiança, redução de conflitos, senso de responsabilidade, equilíbrio emocional, aumento do nível de felicidade, diminui o estresse, maior realização pessoal etc.

Diante disso, precisamos ter a certeza de que TODAS AS PESSOAS possuem as habilidades de desenvolver as suas emoções, percebendo e administrando os estímulos que chegam ao cérebro emocional, buscando conhecimento e colocando-as em prática, para o seu cérebro identificar a mudança que você quer dar para aquela emoção.

O importante é que você irá RESSIGNIFICAR suas moções, você estará frente a frente com cada uma e mudará totalmente o que elas representam na sua vida!

Outra habilidade muito desejada, tanto pelas empresas como pela própria pessoa é a Resiliência. Uma capacidade de se recuperar “facilmente” ou de se adaptar às mudanças fortes.

A resiliência esta associada a pessoa consegue lidar com seus próprios problemas, superar e sobreviver em momentos difíceis, que não cedem a pressões, independentemente da situação em que está.

📌 Confira no artigo: Resiliência em tempos de crise 

Pessoas resilientes levam a vida com mais significado e desenvolvem relações mais harmoniosas, porque possuem uma visão otimista da vida. Aprenderam a enfrentar os problemas e muitos, se beneficiam, aprendem e adquirem uma maturidade emocional, nunca desistindo de suas metas e objetivos.

📢 Você sabia que possuir maior resiliência te faz produzir melhor, te mantém mais focado e mais feliz? É um fato!

Responder as adversidades da vida com rapidez e flexibilidade, sair de um momento de crise com mais facilidade, buscando se renovar para alcançar um objetivo maior, torna-se uma pessoa com características fundamentais como: empatia, otimista, persistente, criativa etc.

E como mencionado acima, uma pessoa com a habilidade de ser flexível ela se adapta a diversas situações, atividades e ambientes. Isso é vantajoso, porque empresas com diversos setores exigem desempenhos variados, e um bom relacionamento interpessoal exige Flexibilidade.

Com tantas mudanças acontecendo, exige-se cada vez mais pessoas e profissionais que potencializem suas habilidades comportamentais. E quando nos preocupamos com esse detalhe, nos destacamos, apresentando uma capacidade de inovação e desenvolvimento de nossas atividades.

A flexibilidade nos coloca em diferentes cenários, com maior facilidade e rapidez, principalmente, diante dessa nova realidade, trazendo novas estratégias, formação multidisciplinar que nos permite atender a era digital que estamos vivendo.

É importante lembrar que a pessoa ou profissional que é flexível, NÃO DEVE renunciar a suas expectativas e opiniões, se tornando manipulável. Ao ser flexível a pessoa é capaz de questionar, expor suas ideias de várias formas diferentes com sugestões, pontuando cada uma, sem deixar de respeitar e ter consideração ao grupo que está inserido. E como sempre existem vantagens, os benefícios de ser flexível, menciono uns deles: identifica o que traz mais motivação, potencializa habilidades de comunicação e de visão estratégica, transmite e compartilha conhecimento, aumenta a capacidade de questionamento etc.

Todas as habilidades, seja no âmbito pessoal ou profissional SÃO IMPORTANTES, elas definem caminhos, cargos, sonhos, metas... te levam a um crescimento significativo!

O autoconhecimento é fundamental!

Vamos olhar para nós com mais cuidado, desenvolvendo nossas habilidades e valorizando o que já vivemos e o que aprendemos até aqui, porque lidar conosco é o grande desafio, mas se fizermos, o sucesso não terá limites!

📍 Curte e compartilhe conosco as habilidades que têm desenvolvido nesse momento e as dificuldades encontradas.

Até breve!

Cynthia Nascimento.

Blog

Comunidade Sebrae
Cynthia Nascimento
Cynthia Nascimento Seguir

Empresária | Gerenciamento de Comunidades Digitais | Consultora em Curadoria de Conteúdo | Produtora de Conteúdo para Empreendedoras | Mãe solo da comunicativa Rebeca e do Pedro, que adora montar coisas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você