[ editar artigo]

Vale a Pena Montar um Negócio Próprio? Será Que Você Possui Perfil?

Vale a Pena Montar um Negócio Próprio? Será Que Você Possui Perfil?

Hoje no Brasil sobram vagas em diversas áreas e mesmo assim ainda é comum que alguns profissionais tenham o sonho de montar o seu próprio negócio. Na área de marketing digital por exemplo, em que se vive no ambiente das startups e presenciando exemplos de jovens que ficaram milionários com ideias que desenvolveram em alguma garagem é realmente sedutor.

Mas é necessário ter os pés no chão e tentar analisar com maior frieza a sua ideia. Nem sempre a ideia mais original irá render o melhor projeto. Muitos procuram por ideias originais quando na verdade deveriam estar procurando por oportunidades originais. Não é preciso ser algo novo, mas sim com futuro.

Entenda que passar de empregado para empregador não é coisa fácil. Toda empresa precisa de uma boa administração e de bons recursos humanos para ser bem sucedida.

Projetos Pessoais

A figura mais comum na criação de projetos é o desenvolvedor/programador, pois não precisa investir em outro profissional para desenvolver suas ideias e ainda pode desenvolver em seu tempo livre e no seu ritmo. Com isto, entre uma codificação e outra, estes profissionais dão vida a programas, sites e blogs que podem gerar cases interessantes. Se este é o seu caso, analise seus projetos e descubra se os mesmos são viáveis.

Trabalho em Casa

Se tudo começou no seu quarto ou garagem a possibilidade de você ter a intenção de montar um escritório e trabalhar em casa é grande. Mas é preciso tomar cuidado pois trabalhar em regime de home office pode trazer benefícios, como não ter que enfrentar o trânsito; mas pode prejudicar em coisas como uma possível falta de privacidade em sua casa.

Capital Inicial

Não existe empresa sem recurso financeiro e isto faz com que muitas ideias parem justamente quando estes recursos se tornam necessários. Seja criativo e busque formas de conseguir empréstimos e financiamentos. Se não entender de finanças, procure algum tipo de consultoria ou um sócio que possa cuidar desta parte.

O interessante é que após aberta a empresa o empreendedor terá maior facilidade para adquirir créditos em instituições financeiras.

Algumas Vantagens de Abrir Uma Empresa

As vantagens começam pela credibilidade de ter um negócio próprio. Como empresário você precisa correr atrás, buscar clientes, desafios, aceitar ou recusar propostas e ter um estilo de vida diferente daquele que tinha como empregado. São maiores as responsabilidades, mas também são maiores os benefícios e a satisfação. Depois do início agitado, a vida como empreendedor continua corrida, porém com novos objetivos. Vários canais se abrem para promoção da sua empresa, você passa a trocar experiências com outros empresários, participar de licitações, cuidar dos processos legais de sua empresa entre outras atribuições ligadas ao seu negócio.

Passos Para Criar um Empreendimento

Identifique a Oportunidade

Pode surgir de qualquer lugar. Numa conversa na mesa do bar, de um artigo lido na internet, uma conversa alheia no elevador ou no ônibus, enfim, é preciso estar antenado e listar ideias que podem se transformar em negócios.

Detalhe o Propósito do Projeto

Descreva o objetivo de seu negócio e quem ele irá beneficiar. Neste ponto já poderá perceber se o que possui é realmente interessante.

Descubra Seu Público-Alvo

Defina os grupos de usuários que seu projeto está relacionado e faça um estudo de comportamento deles.

Estude o Segmento

Tente listar as vantagens e desvantagens dentro do nicho pretendido. Isto é importante para criar estratégias.

Liste possíveis problemas e suas soluções

Nenhum plano é infalível. Calcule seus riscos e a melhor maneira de evitá-los para não acabar como diversas empresas, que não chegam ao terceiro ano de funcionamento.

Análise de Retorno Financeiro

A ideia pode ser boa mas é preciso prever quando a mesma poderá trazer lucros. Enquanto isso não acontece você precisa estar financeiramente preparado.

Crie um Plano de Negócios

Existem diversos sites e exemplos de como criar uma boa estratégia para seu negócio. O plano de negócios é o que realmente credencia e organiza a sua ideia.

Perfil Empreendedor

Aqueles que pensam que o fato de não ter chefe e a possibilidade de fazer seu horário são os maiores atrativos se enganam. Geralmente, o empreendedor acaba trabalhando mais do que um empregado normal, inclusive sem horário para iniciar e terminar. Antes de chutar o balde e dizer que será seu próprio patrão, procura ter certeza de que possui perfil empreendedor para lidar com tudo isso. Para ajudar, pode consultar o Sebrae e fazer o teste para saber se você tem perfil empreendedor.

Empreendedor Individual

Ser um Microempresário Individual (MEI) pode ser uma opção para quem precisa de CNPJ e tem dificuldades para conseguir um sócio. Porém existem condições e limitações em termos de faturamento. Então analise para saber se sua empresa poderá funcionar tranquilamente tendo apenas você como empreendedor.

Blog

Comunidade Sebrae
Leonardo de Souza
Leonardo de Souza Seguir

Empreendedor que gosta de unir seus principais interesses Marketing Digital e Fitness.

Ler conteúdo completo
Indicados para você