[ editar artigo]

💳 Vale a pena ter um cartão de crédito empresarial?

💳 Vale a pena ter um cartão de crédito empresarial?

Gerenciar as contas de uma empresa não é uma tarefa muito fácil. Tudo precisa estar organizado para que nada saia do controle. Quanto maior o tamanho do empreendimento, mais diversificados são os gastos. Com isso, o cartão de crédito empresarial é uma boa opção para centralizar todo as despesas do negócio. Ele é um serviço que bancos e instituições financeiras oferecem aos empresários a fim de fidelizá-los e, também, para dar oportunidade do acesso à melhores condições de crédito. Embora o cartão de crédito empresarial seja voltado especialmente para pessoas jurídicas, muitos empresários o desconhecem.

Funcionamento do cartão de crédito empresarial ðŸ’³


O cartão de crédito empresarial é similar ao cartão de crédito tradicional (pessoa física). Ele possui anuidade, opções de parcelamento de compras, além de um limite de crédito. Para adquirir o cartão de crédito empresarial, é preciso ter CNPJ ativo, ir até uma agência bancária e fazer o pedido. É importante salientar que o Microempreendedor Individual (MEI) também tem direito à essa modalidade. Além disso, algumas instituições financeiras também disponibilizam condições diferenciadas para pessoas jurídicas. Muitas vezes, o limite de crédito é maior e as taxas de juros são mais baixas.

Como as modalidades de crédito são bastante variadas, é importante pesquisar qual se encaixa melhor ao perfil da sua empresa. Dessa forma, é possível escolher se as transações serão mensais, anuais ou diárias.

Outro ponto interessante é que o cartão de crédito para empresas pode ser individualizado ou centralizado. No primeiro caso, cada portador do cartão é responsável pelo pagamento da fatura, além de ter um limite individual. Já o centralizado, todos os gastos dos portadores do cartão são emitidos em uma única fatura. O limite também é compartilhado.

Empresas que decidem arcar com os gastos dos funcionários podem organizar suas finanças por meio do cartão de crédito empresarial. Assim, fica mais fácil para o empreendedor saber como e onde os colaboradores gastaram o dinheiro. Outra vantagem que essa modalidade permite é a parceria com outras empresas. Isso pode acabar gerando maiores descontos e melhores oportunidades de negócios.

Quando a empresa opta pelo cartão de crédito centralizado, é possível realizar o agendamento de pagamentos em uma única fatura. Essa é uma ótima alternativa para o empreendedor planejar seus gastos para os próximos meses. Deixando todas as despesas fixas na mesma fatura, também é possível ter um melhor gerenciamento das ferramentas de marketing, como o disparo automático de e-mail marketing e o uso de alguns softwares específicos.

Vantagens do cartão de crédito empresarial


Uma das vantagens para os empreendedores que adquirem o cartão de crédito empresarial é a possibilidade de realizar compras parceladas. Para o MEI e empresas de pequeno porte (EPP), a possibilidade de comprar parcelado é um dos maiores atrativos. Muitas vezes, essas empresas têm menor capital de giro e o parcelamento das dívidas pode dar a elas um “respiro”. Além de possibilitar investimentos em equipamentos, produtos etc.

O empresário não é obrigado a utilizar um cartão de crédito empresarial, mas por ele não possuir anuidade, ele pode ser utilizado de forma ilimitada, sem que existam taxas pela manutenção. Porém, nem todas instituições oferecem essa alternativa.

Já, o cartão de crédito pré-pago fornece ao empreendedor a possibilidade de recarregá-lo quando for necessário. Após a recarga, o cartão pré-pago funciona como qualquer outro cartão de crédito, podendo ser utilizado para pagamentos em lojas físicas e online.

Além disso, como o cartão de crédito empresarial permite ao empreendedor separar suas contas pessoais das contas empresariais, é uma boa forma de evitar cair na “malha fina”. Por isso, para estar em ordem com a Receita Federal e evitar complicações fiscais e financeiras é importante que o empresário fique atento ao fluxo de caixa, para evitar o pagamento de despesas pessoas com dinheiro da empresa.

Essa centralização das contas simplifica a gestão financeira da empresa. Onde, o controle das despesas pode ser feito por meio de extratos, evitando divergência entre o valor das saídas registradas e o que foi pago. E, como o vencimento das despesas pode ser programado, os saques esporádicos se tornam menores e, consequentemente, o planejamento financeiro se torna mais eficaz.

Dessa forma, o cartão empresarial pode trazer diversas vantagens para o seu negócio, ele possibilita que a sua empresa seja estruturada da melhor forma, podendo fornecer aos consumidores dados mais claros e confiáveis. Permite, também, o gerenciamento mais preciso dos investimentos. Além de ser um ótimo aliado para otimizar o controle financeiro da empresa e gerenciar melhor os gastos.

Gostou do artigo? Então comente abaixo se você já adquiriu o cartão empresarial ðŸ™‚

🔵 Atendimento Digital SEBRAE ðŸ”µ
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Blog

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você