[ editar artigo]

Vamos falar um pouco sobre Cultura Organizacional?

Vamos falar um pouco sobre Cultura Organizacional?

Você sabia que toda empresa tem em seu cerne um elemento que é fundamental no sucesso dela?

Esse elemento é a Cultura organizacional, que é constituída pela identidade da empresa, isto é, pela sua missão, visão, valores, e sentimentos que os empresários querem que a sua marca signifique para todos os envolvidos (diretamente ou indiretamente). Esses preceitos que normalmente são criados pelo empresário e/ou sócios antes da abertura da empresa, definem o modo de atuação da organização, mas também, definem o ambiente de trabalho, e a maneira como as equipes percebem e identificam-se com todos os processos internos.

Após o início da empresa, a adesão à cultura organizacional é natural. Mas se você não conseguiu identificar, se atente nestes pontos:

Posicionamento de mercado

A forma como a sua empresa se coloca perante os clientes e concorrentes dão sinais de qual é a sua cultura. Por exemplo, vocês têm uma postura agressiva, moderada ou conservadora? Essa é a melhor forma de definir a sua cultura organizacional.

Políticas internas

As políticas que a empresa prega e segue nas áreas de tecnologia, comunicação, gestão de RH e vestimenta, ajudam na sua definição de cultura. Isso se deve porque essas áreas trazem normas de condutas, que é como o empresário deseja que seus negócios sejam conduzidos.

Normas de recrutamento

Quando são iniciadas as contratações, são designadas as características necessárias para cada área de atuação, e com isso, há uma padronização de perfis ideais para a constituição das equipes. Esses perfis estão diretamente ligados à cultura organizacional, pois a contratação de funcionários com o perfil desejado ajuda com que o funcionário tenha mais facilidade em aderir aos planejamentos, metas e objetivos da organização.

Definições sobre produtos e serviços

Como você negocia e fecha seus negócios, está ligado à sua cultura, pois isso faz parte do DNA da empresa em todos os seus aspectos.

Pessoas

Como já falamos ali em cima, a cultura também define como a equipe de trabalho deve agir, não só no dia a dia, mas também na execução das suas atividades para atingir as metas designadas. Pois a forma que eles pretendem atingir essas metas, define o tom do esforço e do trabalho de cada um e essa é uma imagem perfeita da cultura organizacional.

 

Conseguiu identificar a sua Cultura Organizacional?

Comenta aí 😉

Blog

Comunidade Sebrae
Rafaela Teixeira
Rafaela Teixeira Seguir

Customer Success, estudante de Comunicação Organizacional, criadora de conteúdo, e apaixonada por atendimento ao cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você