[ editar artigo]

Vantagens em utilizar a nuvem

Vantagens em utilizar a nuvem

Se você é usuário frequente da internet, seja em computadores, tablets ou celulares, é bem provável que já venha utilizando serviços de computação em nuvem (cloud computing, em inglês). Nos últimos anos, a computação em nuvem tem trazido uma série de facilidades no acesso a recursos de tecnologia da informação, tanto para uso pessoal como para uso corporativo.

Entre as facilidades oferecidas pela computação em nuvem, a mais básica - que praticamente deu origem a essa tecnologia - é o armazenamento de arquivos em nuvem. Por si só, essa facilidade já traz enormes ganhos para quem lida com informações salvas em computadores.

Por isso, se você ainda não faz uso desse recurso no seu dia a dia, talvez seja interessante entender o que é o armazenamento de arquivos em nuvem e quais as vantagens em utilizá-lo. Esse é o tema que vamos explorar neste artigo.

O que é a computação em nuvem?

De forma resumida, podemos entender esse recurso como um serviço oferecido por um provedor a partir de uma rede distribuída de computadores (a nuvem).

No caso do serviço de armazenamento de arquivos, por exemplo, o provedor coloca à disposição das pessoas e das empresas diversos computadores com suficiente espaço em disco para atender a demanda.

Fisicamente, os computadores disponibilizados pelo provedor podem estar localizados em qualquer lugar do planeta e essa é uma informação pouco relevante para os usuários. O importante está em ter acesso a eles por meio da internet.

As vantagens do armazenamento em nuvem

Arquivos podem ser armazenados no disco local do computador, em um pendrive, no servidor da empresa e, até mesmo no celular - se o espaço disponível permitir. Qual seria então a vantagem de armazená-los na nuvem?

Conforme veremos a seguir, há diversas situações que tornam o armazenamento na nuvem mais interessante.

1 - Mobilidade e produtividade

Imagine a seguinte situação: você está em uma reunião no escritório de seu cliente e precisa de um documento que está armazenado no servidor da empresa ou no disco local do computador de mesa do seu escritório.

Arquivos armazenados na nuvem podem ser acessados de qualquer local, bastando que você tenha um dispositivo com acesso à internet. Essa facilidade produz enormes ganhos de produtividade, pois torna o acesso aos arquivos independente do local em que eles estão de fato armazenados. Em outras palavras, você não fica obrigado a retornar à empresa ou à sua mesa sempre que precisar do documento.

Talvez você tenha pensado no pendrive como solução para essa situação. Mas, como veremos mais adiante, esse dispositivo apresenta outras limitações. Além disso, a mobilidade proporcionada pelo fácil acesso aos arquivos cria espaço para outras vantagens, como por exemplo, o trabalho remoto (como o home office) e o crescente uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

2 - Segurança

O que aconteceria aos arquivos armazenados em um computador local ou mesmo no servidor da empresa caso esses equipamentos apresentassem alguma falha ou sofressem alguma avaria física?

Por mais que existissem cópias de segurança (backups), haveria um provável transtorno até recuperá-los. Ainda assim, os arquivos recuperados poderiam estar desatualizados, já que os backups corresponderiam a versões anteriores dos arquivos.

Já a nuvem dispõe de mecanismos de segurança bastante sofisticados contra esse tipo de ocorrência, que vão desde uma proteção física mais adequada aos equipamentos até esquemas de espelhamento de dados.

Assim, a estrutura em nuvem não só reduz a probabilidade de ocorrência de erros, como também conta com mecanismos mais efetivos de recuperação dos arquivos em caso de necessidade.

Outro problema relacionado à segurança diz respeito aos ataques cibernéticos. Também nesse aspecto, bons provedores de armazenamento em nuvem adotam as mais avançadas políticas e protocolos de segurança da informação, tornando seus ambientes mais seguros que os da imensa maioria das empresas e usuários domésticos.

3 - Redução de custos e escalabilidade

A utilização da nuvem torna desnecessário o investimento em aumento da capacidade de armazenamento local de dados. Além disso, a nuvem oferece, a custos relativamente baixos, a possibilidade de elevação da capacidade de armazenamento, caso haja necessidade. É a chamada escalabilidade.

Em um armazenamento local, uma eventual necessidade de ampliar a capacidade de armazenamento levaria inevitavelmente a um investimento na aquisição de novos equipamentos. E se, num momento seguinte, a capacidade adicional de armazenamento se tornasse desnecessária, bastaria deixar de usar esse recurso na nuvem, deixando também de pagar por ele. No caso do armazenamento local, teríamos investido em uma capacidade agora ociosa.

4 - Compartilhamento de arquivos

O armazenamento em nuvem oferece algumas facilidades para o compartilhamento de arquivos e essa característica é particularmente interessante quando se realizam trabalhos colaborativos. Assim, duas ou mais pessoas podem trabalhar em torno de um único documento. As atualizações ocorrem de forma mais rápida e evita-se a necessidade de gerar e enviar cópias do documento de um usuário para outro.

Essa característica também leva a um ganho de produtividade.

A evolução da nuvem

As vantagens aqui mencionadas dizem respeito ao serviço de armazenamento de arquivos na nuvem. Porém, desde que surgiu, a computação na nuvem vem passando por uma contínua evolução na abrangência dos serviços oferecidos.

Atualmente, os datacenters virtuais oferecem absolutamente todos os serviços de tecnologia da informação de que uma empresa pode precisar. Assim, muito além do armazenamento de arquivos, todo o processamento de informações de uma empresa pode ser feito na nuvem. Isso acentua ainda mais as vantagens dessa estrutura, sobretudo no que diz respeito à redução de custos.

Portanto, começando pelo armazenamento de arquivos, a computação na nuvem está trazendo para as empresas uma série de possibilidades de inovação. É uma forma de permitir que as empresas se engajem na transformação digital, que cada vez mais diferenciará empresas competitivas de empresas ultrapassadas.

Embora tenhamos citado principalmente as vantagens que as empresas obtêm ao adotar o armazenamento na nuvem, é fácil perceber que em muitos casos elas se aplicam também às pessoas e às suas necessidades individuais.

E para as pessoas, pode ainda haver uma vantagem adicional, como normalmente lidam com volumes de dados incomparavelmente menores que os das empresas, as pessoas encontram várias ferramentas gratuitas e de excelente qualidade para armazenamento de arquivos em nuvem. Portanto, não há porque não utilizá-las.

E então, gostou do texto? Como esse, você pode encontrar outros assuntos de interesse e relevância entre os artigos publicados na Comunidade Sebrae.

Ler matéria completa
Indicados para você