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Vem!! Vamos chacoalhar suas metas para 2020!

Vem!! Vamos chacoalhar suas metas para 2020!

Olá! Como combinamos (texto anterior), começamos hoje a série de artigos sobre metas!

Ponto importante: este artigo leva em torno de 6 minutos de leitura + a realização de um exercício. Não é uma leitura pra “dar uma olhadinha”, mas sim algo que vai te ajudar a refletir DE VERDADE sobre a criação de metas reais e instigantes pra tua vida. Então, dedique esse tempo com carinho e foco. Você PRECISA ter 6 minutos pra planejar um 2020 ESPECIAL! Ah, tenha em mãos papel e caneta 😊

Vamos ter um total de 3 conversas sobre este tema:

  • Hoje: Como construir metas reais e instigantes;
  • 04/02: Como planejar ações e monitorar resultados com eficiência;
  • 06/02: Como manter o foco e não desistir!

Então, vamos logo falar de metas e principalmente sobre o que pode ajudar e o que pode atrapalhar na tua jornada de conquistas 😊

“Ai Paula, mas está acabando janeiro, já não está tarde?” Eu te pergunto, tarde pra quê?

Uma das coisas que eu vejo atrapalhar tanto a construção quanto a execução de metas é permitir que o excesso de pressão externa torne-se pressão interna. Esse excesso de urgência, a sensação de sempre estar devendo, o sentimento de sempre estar distante de onde deveria estar somados ao cansaço, são extremamente improdutivos e vão te fazer querer desistir antes mesmo de começar.

Então comecemos pelo começo. Você está minimamente descansado(a)? Se sim, maravilha! Senão, tenta descansar neste final de semana antes de iniciarmos no dia 04/02 a construção das ações pras tuas metas de 2020.

Nosso segundo combinado: vamos conduzir toda essa nossa conversa com base em autorresponsabilidade. O que isso quer dizer? Quer dizer que você entende que quem (co)construiu as situações que precisam de mudança na sua vida, foi você. E dependerá de você acontecerem ou não as mudanças que deseja pra tua vida.

“Ai Paula, não gostei muito dessa parte de autorresponsabilidade”.

Meus amados, essa talvez também não seja minha situação favorita na vida, mas com certeza foi a que me libertou de anos de vitimização e me colocou numa posição de protagonista na minha história.

 

Autorresponsabilidade foi o que me permitiu parar de reclamar e me sentir injustiçada na minha vida profissional, familiar, afetiva, social, e desenhar metas e construir a carreira e relações que eu desejo pra mim.

 

Então, olha pra isso com carinho e coragem, e vamos em frente! Se você já está com papel e caneta em mãos, estamos prontos pra começar.

PASSO 1Neste momento gostaria que você tirasse alguns minutos para refletir sobre as principais áreas da tua vida:

  • Cuidados Pessoais – cuidados com o corpo (exercícios físicos com frequência e consistência, alimentação balanceada), cuidados com equilíbrio mental e emocional;
  • Familiar – relações positivas com familiares;
  • Profissional – finanças, missão pessoal, carreira, aplicação dos teus melhores talentos, ambiente saudável;
  • Espirutual – a partir de tuas crenças;
  • Social – relação ativa e saudável com amigos e grupos;
  • Afetiva – relação saudável com parceiro/parceira;
  • Desenvolvimento intelectual – aprendizagem ativa, estudos;
  • Hobbies e lazer – momentos pra fazer o que gosta de fazer;
  • Contribuição Social – voluntariado, ações beneficentes, etc.

*Coloquei acima algumas das possíveis áreas, avalie o que faz sentido pra você, tuas prioridades. Se deixei algo fora da lista, fica à vontade em incluir na tua 😊

 Agora pensando nestas áreas e olhando pra tua vida hoje, o que mais incomoda? O que precisa mudar? O que precisa ser diferente em 2020 pra que você possa verdadeiramente construir um caminho que te faça mais feliz e realizado(a)?

PASSO 2: Reflita e faça sua lista do “eu quero”. Em 2020 EU QUERO parar de:

  • Parar de trabalhar até tão tarde;
  • Parar de me atrasar para meus compromissos;
  • Parar de dar desculpas e não ir pra academia;
  • Parar de me estressar com tanta facilidade;
  • Parar de comer em excesso;
  • Parar de gastar tanto dinheiro com o que não preciso;
  • Parar de reclamar tanto;
  • Parar de assumir problemas que não são meus;
  • Parar de criar motivos pra briguinha boba;
  • Parar de me sentir tão inseguro(a)..

PASSO 3: Selecione um item da lista que você quer muito mudar. Ex: “Quero parar de trabalhar até tão tarde”.

PASSO 4Agora explore o que motiva esta situação. Por que você tem trabalhado até tão tarde? O que faz com que 8h de trabalho não sejam suficientes?

  • É falta de foco? Falta de você planejar o seu dia?
  • Você tem assumido coisas que não são suas e/ou tem dificuldades em delegar?
  • Você tem dificuldades em dizer “não”?
  • Você tem dificuldades em pedir ajuda quando precisa?
  • Algum colega frequentemente chega com algo “urgente” no final do dia?
  • Você assumiu um cargo novo e sente-se com necessidade de “provar” algo?
  • Você não tem clareza do seu papel e sai fazendo tudo o que aparece?
  • Você se cobra demais e acha que sempre está fazendo menos do que poderia?
  • Você procrastina atividades que não gosta e leva 2h pra concluir algo que poderia ser feito em 45 min?
  • Seu chefe te chama com frequência no fim do dia para reuniões que demoram 1h...2h?
  • Você acredita que se ficar até mais tarde vai passar uma imagem de maior comprometimento e evitar uma possível demissão?
  • Está dormindo pouco ou está com sono de baixa qualidade, o que tem afetado sua performance?

Entenda bem qual a causa raiz e possíveis motivações secundárias que não te permitem sair do trabalho no horário contratado.

PASSO 5: Feito isso, defina o que você realmente quer, reflita se é possível e coloque um dado mensurável e uma data pra isso acontecer.

 

Ex: “A partir do dia 10/02(data) eu quero sair do trabalho diariamente às 18h30(dado mensurável)salvo exceções(possível), com todas as prioridades do dia resolvidas com qualidade e com a sensação de dever cumprido.

 

Agora pense: POR QUE você quer isso? O que realmente te motiva a querer essa mudança? Quais benefícios você acredita que terá ao realizar e manter este novo comportamento? Quais dores vão acabar? Quais competências pessoais você vai fortalecer ao tomar essa decisão e entrar em ação?

PASSO 6: Faça uma lista de benefícios que virão, dores que irão embora e competências musculadas.

PASSO 7: Olhe pra lista de benefícios, dores e competências, selecione o que mais impacta e inclua os principais “porquês” na meta.

 

Ex: “A partir do dia 10/02 eu quero sair do trabalho diariamente às 18h30, salvo exceções, com todas as prioridades do dia resolvidas com qualidade e com a sensação de dever cumprido. Isso me permitirá ir 2 noites por semana à academia, ter um tempo de qualidade com minha família e cuidar da minha saúde física, mental e emocional”.

 

Agora é aplicar esta sequência nos principais pontos da tua lista do “eu quero parar de..” (não muitos, isso pode te desanimar). Selecione os principais e siga os passos:

1) Desvendar e entender a causa raiz do que te mantém neste comportamento;

2) Definir o que você realmente quer (não o que você quer evitar);

3) Ter a clareza do porquê você quer! Quais benefícios o novo comportamento trará e quais dores vão embora ao abandonar o velho?

4) Escrever de forma bem específica o que quer, colocar um dado mensurável pra acompanhar a evolução e uma data pra começar ou pra atingir a tua meta (ex: quero emagrecer 5kg até o dia 30/03/2020), é importante que seja uma meta possível de atingir e com um porquê muito claro, qual a motivação que vai fazer com que você se mantenha firme e persista na conquista da tua meta.

Uhuuu! Terminamos a primeira parte! 😊

Agora você já tem as ferramentas pra escrever tuas metas, mas pra que você possa realmente coloca-las em prática você PRECISA avançarentão prepare-se para o dia 04/02 aprender como planejar ações para as tuas metas e monitorar resultados de forma eficiente!

Planejar as ações e monitorar resultados são parte ESSENCIAL do sucesso! Não perca o próximo artigo! Nele também vou compartilhar uma estratégia especial de como mapear e driblar situações que poderiam atrapalhar teus objetivos.

Ficou com alguma dúvida ou bateu dificuldade em alguma parte do processo, me chama que eu te ajudo! 😊

Um super abraço e até dia 04/02!

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