[ editar artigo]

Vendi, vendi, vendi ... cadê meu lucro??

Vendi, vendi, vendi ...
 cadê meu lucro??

Trabalho, trabalho, trabalho e não vejo a cor do dinheiro. Será que não vendo o bastante?? Essas são questões que inquietam muitos empresários por aí.

Sua empresa anda vendendo, mas no fim do mês você não vê a cor do dinheiro?Então, o alerta vermelho está acesso!

Aumentar as vendas não significa necessariamente aumentar o lucro. Caso o seu custo operacional seja muito elevado, é provável que mesmo um aumento nas vendas não gere um aumento substancial nos lucros. É preciso identificar o nível de alavancagem operacional da empresa. Medir a eficiência da sua operação.

Assim, você precisa de uma coisas para resolver o problema,  identificar o ponto de equilíbrio econômico financeiro do seu negócio.

O Ponto de Equilíbrio Financeiro é um índice percentual que marca o ponto em que as vendas criam receitas que se igualem as despesas e custos de uma operação. A partir do ponto de equilíbrio a companhia passa a auferir lucro. Abaixo dele, está operando em prejuízo.

O cálculo do ponto de equilíbrio permite ao empresário saber qual o faturamento mensal, ou anual, mínimo para cobrir despesas fixas e variáveis. É estimado geralmente na fase de planejamento de um novo projeto e ajuda a prever a viabilidade e sustentabilidade do negócio.Quanto mais baixo for o ponto de equilíbrio, maior é a segurança da operação.

Quer saber como calcular o ponto de equilíbrio?? confere o próximo artigo nesse link: 

https://comunidadesebrae.com.br/blog/como-calcular-o-ponto-de-equilibrio-do-seu-negocio


 

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você