[ editar artigo]

[Vídeos] Dicas de um empreendedor de Curitiba

[Vídeos] Dicas de um empreendedor de Curitiba

 

Quando falamos sobre desafios no empreendedorismo, é importante salientar as diferenças em cada fase do desenvolvimento de uma empresa, desde a sua abertura até as fases mais maduras e consolidadas. Hoje traremos algumas dicas de um empreendedor de Curitiba, Fred Fagundes, que atua há mais de 10 anos no mercado industrial de roupas esportivas.

Fred começou sua carreira no mundo corporativo e se consolidou em uma das multinacionais que compõe o chamado "Big Four". Apesar do sucesso na carreira executiva, o desejo de empreender falou mais alto, unindo 3 colegas de trabalho em um sonho comum, de se tornarem o maior player de roupas esportivas do Brasil.

Essa mudança começa com a afinidade comum de todos com o triathlon e a identificação de uma oportunidade no meio, já que apenas roupas importadas ofereciam a qualidade desejada por esse público altamente exigente, quantos os competidores dessa modalidade.

Fred destaca que dois fatores foram imprescindíveis para que acreditassem no projeto e tivessem a coragem de se jogar nessa mudança de vida, rotina e imprevisibilidade, que envolve a vida de um empreendedor: conhecimento profundo do cenário em que estavam iniciando a atuação, por competirem há muito tempo, e a identificação de uma lacuna no mercado nacional na produção de roupas de alta tecnologia.

Dicas de um empreendedor de Curitiba: conheça tudo sobre o mercado

Se você vai empreender, procure fazer isso em uma área que você domine profundamente. Identificar os problemas, os desejos, as mudanças e tudo que pode impactar no seu negócio, é parte do sucesso, e para fazer tudo isso, somente estando extremamente ambientado no mercado escolhido. Sem contar que, ao estar inserido no mercado em que se deseja empreender, seu networking também tenderá a ser seu primeiro cliente. Fred ainda brinca com o fato de que é pouco provável que o inventor do brownie não fosse um confeiteiro.

Dicas de um empreendedor de Curitiba: empreenda por oportunidade 

Não basta apenas conhecer o mercado, é necessário ter identificado uma oportunidade realmente interessante, estar pessoalmente e financeiramente apto a ir de encontro a ela.

Muitos empreendedores tomam a decisão de iniciar seu próprio negócio por necessidade, por estarem fora do mercado de trabalho, como alternativa para ter uma fonte de renda. Esse formato o deixa em uma situação pouco favorável ao crescimento, visto que não terá poder de negociação, não poderá buscar o reconhecimento justo por seu esforço, e acabará aceitando ofertas ínfimas, que terminam por prejudicar não apenas ele, como também prostituindo o mercado como um todo.

Oportunidade é estar financeiramente apto (não significa estar esbanjando dinheiro, mas ter a previsão de se manter por um período razoável sem ter que "vender o almoço para comprar a janta"), e encontrar um espaço no mercado onde ninguém está atuando, ou pelo menos não da melhor maneira. Isso dará tempo e tranquilidade para esperar pelo sucesso, sem ter que aceitar a primeira oferta. Você deve ter sempre o poder de dizer "não".

 

Espero que esses insights possam abrir um breve norte para quem está iniciando uma jornada no mundo do empreendedorismo. Se você está nesse ou em algum outro momento como empresário e gostaria de mais dicas de um empreendedor de curitiba, como o Fred, deixe um comentário com uma pergunta e nós traremos tanto a resposta quanto novos conteúdos sobre os temas abordados.

Dividir experiências é a forma mais eficiente de multiplicar conhecimento.

Blog

Comunidade Sebrae
Stardust Digital
Stardust Digital Seguir

Agência de marketing digital especializada em conteúdo e otimização orgânica.

Ler conteúdo completo
Indicados para você