O vitrinismo é uma das estratégias mais conhecidas do visual merchandising, e utiliza técnicas de decoração para atrair mais clientes à sua loja, estimulando as chances DE UMA VENDA BEM SUCEDIDA .A técnica, além de atrair o público, ainda pode ajudar o lojista a selecionar e segmentar o seu consumidor. É claro que esta não é a única vantagem da especialidade, que quando bem executada, ajuda a reforçar a identidade visual de sua marca, atingindo clientes e futuros compradores e impactando diretamente nos seus lucros mensais. de compra por impulso e aumentando a sua margem de lucros. Onde busca despertar a intenção de compra do cliente por meio de estímulos visuais, como iluminação, decoração e disposição dos produtos na vitrine. Existem, claro, diversas outras formas de despertar essa vontade no consumidor através dos sentidos. O visual merchandising trabalha todos os aspectos de uma marca para que ela tenha uma identidade própria, que seja reconhecida e admirada por todos atuais e futuros clientes. O principal foco de atuação da ferramenta é o ponto de venda, uma vez que é lá que o cliente terá o primeiro contato com o produto, se não houver pesquisado sobre ele online. E já no momento em que entrar na loja ele deve ser capaz de notar o diferencial que a loja tem, o que o fará comprar ali e não no negócio concorrente.
Apesar de os conceitos de visual marketing terem surgido somente neste século, algumas de suas técnicas são bem antigas. É o caso do vitrinismo, que tem rastros históricos lá de antes de Cristo. É claro que focaremos nas ferramentas atuais, mas vale saber que o vitrinismo já era importante mesmo quando ainda não existia moeda e as negociações humanas eram na base da troca.
Como usar o vitrinismo na sua loja
Costumamos considerar vitrine apenas aquele espaço a frente da loja e esquecemos que lugares vagos dentro do ambiente podem fazer o mesmo papel. Aquela parede vazia, com a pintura e iluminação corretas pode ser o expositor ideal, que dará destaque que o produto escolhido não teria se permanecesse dobrado em uma estante ou pendurado em um cabide.
Essas oportunidades, que geralmente não estamos habituados a ver, podem ser muitas e podem significar estoque e dinheiro parado. Isso acontece por que não estamos acostumados a observar os espaços como um vitrinista. assim vou lhe dar algumas dicas de planejamento .
- Qual o público que você quer atingir com a sua vitrine. Neste momento não podemos ser ecléticos, temos que mirar no nosso público-alvo.
- Qual o orçamento destinado à decoração da vitrine.
- Que produtos você quer expor. A dica é que você exponha itens que são de boa qualidade, têm bom visual, mas têm pouca saída.
- De que maneira a decoração da vitrine interna vai combinar com o que é exposto no ambiente interno da loja.
- Qual o tema da decoração da vitrine.
- Fazer um esboço da sua vitrine e fazer a lista de materiais que você vai usar.
Iluminação
A sua vitrine deve estar bem iluminada, afinal no escuro ninguém consegue ver os detalhes e a qualidade do produto exposto, não é? Além de chamar a atenção, a iluminação também tem o objetivo de realçar e destacar determinados produtos, além de ter o poder de direcionar o olhar do consumidor para onde o lojista desejar.
Espaço
Deixe espaço vazio entre os produtos expostos. O motivo está novamente na mente humana: a gente precisa de espaços entre uma informação e outra, senão tendemos a dar pouca importância para o conjunto todo.
A técnica também ajuda a prevenir a famosa poluição visual, que faz as pessoas terem a impressão de que sua loja é uma bagunça, já que o público associa o que vê na fachada com o que vai encontrar dentro do ambiente. Alguns especialistas dizem que pelo menos ⅓ da vitrine deve ficar vazia.
Bote o preço
No vitrinismo, sai na frente aquele que mais facilita a vida do cliente. Então, porque fazer com que ele entre na loja somente para saber o preço de um produto exposto na vitrine? Isso pode frustrá-lo e fazer ele desistir da compra se o valor da peça não corresponder às suas expectativas.
Não exponha os produtos no chão
Isso desvaloriza os produtos aos olhos do consumidor, afinal, geralmente o que está no chão tem pouco valor. Há outro fator psicológico por trás disso: o cliente precisa se imaginar usando o produto exposto na vitrine, e quando o produto está dobrado e posto no chão esta visualização fica quase impossível.
assim com essa dicas voce sera muito contente com suas vendas de final de ano .