[ editar artigo]

Voce Conhece seu Cliente?

Voce Conhece seu Cliente?

 

A maioria dos empresários não sabem quem são seus clientes. Eles anunciam para todos e “torcem"para seu produto vender.

Não importa o produto ou serviço que você vende é imprescindível conhecer seu cliente. Se você nunca parou para pensar nisso, está perdendo dinheiro. Quando digo conhecer o cliente, é muito mais do que atende-lo no balcão da sua loja ou restaurante, mas sim ter dados e informações de quem são eles, que idade tem, qual sexo, onde moram, no que trabalham e o mais importante,  do que gostam de fazer, o que eles pensam, quais são seus medos. Estas informações são chamadas de informações demográficas e atitudinais.

Qual problema ou “dor"que seu produto ou serviço resolve?

Saber que problema seu produto ou serviço resolve já é um bom inicio para segmentar, ou seja, separar pessoas que precisam da sua “solução”. Se voce não conhece seu cliente e tem presença digital (tem website e mídias sociais), pesquise os dados de quem visita seu site no Google Analytics, pesquise quem participa das suas redes sociais. Isso é lhe dará uma boa idéia. Se voce não tem presença na Internet( e já deveria ter), pesquise mesmo assim seus concorrentes. Entre nas comunidades de discussão dos temas no Facebook, Instagram, Youtube e “ouça” o que eles comentam, o que reclamam, e o que elogiam. Isso lhe trará muitas informações do ponto de vista dos clientes, sem custo.

Há várias outras maneiras de coletar informações dos seus clientes, tais como, formulários no seu site, um formulário de pesquisa online, e-mail com rápida pesquisa para sua base de clientes, ou mesmo extrair informações no momento da compra (sem atrapalhar a venda).

Comece hoje mesmo a entender quem é seu cliente, onde ele está, e o que ele procura. Isso vai permitir você a ter um público alvo mais preciso e ai então voce saberá como e onde atingi-los com seus anúncios e ofertas. Se você entender muito bem quem é seu cliente, voce terá grandes chances de aumentar suas vendas!

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você