[ editar artigo]

Você é habilidoso ou competente?

Você é habilidoso ou competente?

Saber a diferença entre habilidade e competência é fundamental, seja como um executivo, que precisa contratar pessoas e liderar, ou para gerenciar seu próprio negócio e, claro, para direcionar sua carreira.

Com certeza, você já recebeu um elogio pelo seu trabalho, você saberia dizer se foi por habilidade ou competência? Pode parecer estranho, mas essas são duas coisas bem diferentes.

O Dicionário Aurélio, cita:

Habilidade: Qualidade daquele que é hábil. Capacidade, inteligência. Destreza. Astúcia.

Competência: Capacidade, suficiência (fundada em aptidão). Atribuições.

Simplificadamente, habilidade é a capacidade que uma pessoa tem de realizar algo. Quanto mais fácil você consegue lidar com uma exigência, mais habilidoso você é.

Já a competência, é quando você precisa de um conjunto de habilidades para resolver uma situação, produzindo uma solução inédita, ou seja, quando sua capacidade de coordenar as técnicas aprendidas é exigida.

Quanto maior o número de habilidades, para resolver um problema, maior a competência.

Para ter competência é preciso ter habilidades, mas também, uma capacidade maior para apresentar soluções dentro de um contexto novo e adverso.

VivaMondo Assessoria
(11) 4506 3190
alexandro@vivamondo.com.br

Blog

Comunidade Sebrae
Alexandro Comitre
Alexandro Comitre Seguir

+20 anos de experiência em Gestão da Cadeia de Abastecimento Logístico. Empreendedor, com uma conexão especial com negócios relacionados à: # Gestão da Cadeia de Abastecimento Logístico; # Gestão da Prevenção de Perdas; # Tecnol. RFID

Ler conteúdo completo
Indicados para você