[ editar artigo]

Você está preparado para o futuro?

Você está preparado para o futuro?

“Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender.” (Alvin Toffler)

    No evento Conecta 2019 no Sebrae em Curitiba, ouvimos sobre reaprender, e essa frase corrobora com o momento em que vivemos, com todas as inovações que vemos. Há alguns anos atrás, falar de um app de mobilidade urbana seria estranhíssimo, ainda mais se não fossem os táxis que realizassem esse transporte.

    Ou ainda, você assinaria uma plataforma de streaming lá em 2000? Isso seria no mínimo inviável, até porque a internet estava engatinhando aqui no Brasil, e nesta época tínhamos Vídeo locadoras, sim, existiram mídias físicas. Você se dirigia a esses locais de outro mundo, cheios de fitas cassetes e depois de DVDs, onde você escolhia um título que fosse interessante, dentre os disponíveis, pagava e ficava com eles por um período. Sabe o que aconteceu com a maioria desses estabelecimentos? Eles fecharam as portas, não aprenderam com o mercado. Nesta época, a Blockbuster, uma gigante em sua área, começou a inovar, eles tinham um serviço de DVDs enviados por meio de correspondência na casa dos clientes, contudo, os serviços de vídeo on demand (sob demanda) foram cruciais para a queda da Blockbuster, que acabou não reaprendendo com o mercado, pois os novos consumidores estão empoderados.

    O mundo está em constante mudança, você precisa estar atento ao que ocorre, para aprimorar-se e conseguir manter-se no mercado. A geração atual precisa ser lifelong learners (eternos aprendizes), isto é, precisam estar sempre buscando novos aprendizados e experiências, que moldarão uma visão mais completa do mundo, preparando-os para assumir diversos papéis sempre que necessário. A forma linear: pessoas nasciam, estudavam em escolas iguais, cursavam faculdade, se especializavam em alguma área e viviam uma vida inteira de estabilidade cada vez mais imersos em sua especialização, já não é um modelo certo para o sucesso. Estar no mercado hoje, é um processo de adaptação diário, de busca de informação constante, é pular de cabeça em recomeços, é aprender, desaprender e por fim reaprender.

    Já passou por algo assim, onde você precisou deixar de lado o que sabia, e teve que se reinventar para continuar? Me conte aqui 😊

Blog

Comunidade Sebrae
Rafaela Teixeira
Rafaela Teixeira Seguir

Customer Success, estudante de Comunicação Organizacional, criadora de conteúdo, e apaixonada por atendimento ao cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você