Parece que era ontem que ouvíamos que em 2020 iríamos ter carros voadores. A realidade é que a próxima década já está batendo na porta, sem o carro voador, porém com muitos outros desafios que - pelo menos para mim – causam muita empolgação.
Primeiramente, antes de mais nada, preciso me apresentar: me chamo André Espada, sou engenheiro mecânico e atualmente sou Diretor Executivo da Metalco – Comércio de Metais , uma distribuidora de aço localizada em Curitiba.
Mas vamos voltar ao que interessa: como a sua empresa vai estar preparada para a próxima década? 2010 parecia ontem, e quando estávamos lá, tudo era mais lento: desde a concepção de um novo negócio até o lançamento de um novo produto. Hoje tudo é muito volátil, incerto, complexo e ambíguo (várias verdades ao mesmo tempo) e sinto lhe dizer que este caminho tende a ficar cada vez mais veloz.
As metas de algumas empresas continuam longas e inflexíveis em um mundo muito volátil, possuem o mesmo ritmo e cadência, independentemente da incerteza, são criadas por equipes que não se comunicam num mundo complexo e feitas de cima para baixo num ambiente ambíguo. O resultado é que as empresas estão com o ciclo de vida menor, como podemos observar nesse gráfico da S&P:
E como podemos fazer com que o ciclo de nossas empresas sejam maior do que isso? Podemos inovar e mudar.
Tenho visto muitos lugares falando sobre inovação, mas poucos explicando o que realmente precisa ser feito. Veneram Elon Musk e Steve Jobs (não que não mereçam nosso respeito), mas na hora de trazer para a prática, para o pequeno e médio empreendedor, fica longe da realidade.
A inovação para o pequeno e médio empreendedor não é sinônimo de novidade, mas sim valor percebido pelo cliente. Não precisamos pensar fora da caixa para criar algo real. Podemos reinventar um serviço ou aprimorar pequenos processos do nosso dia a dia para chegarmos a um resultado melhor. É errar cedo, é corrigir rápido, é amar o problema, é aprender com o erro. É realizar múltiplas apostas pequenas ao invés de poucas apostas grandes, medindo e corrigindo ao longo de sua jornada.
Nunca antes a Razão Social de uma empresa foi tão importante. Qual a Razão Social da sua? Qual é a Razão dela existir? Qual benefício ela trará para a sociedade? Junte o seu repertório de experiência com um processo estruturado e não tenho dúvidas que o resultado será uma empresa inovadora, capaz de navegar mais uma década.