[ editar artigo]

Você sabe como usar o LinkedIn para encontrar talentos?

Você sabe como usar o LinkedIn para encontrar talentos?

A rede social LinkedIn é uma das principais mídias sociais usadas pelas empresas para encontrar novos talentos. Ela oferece vários recursos e possibilidades que facilitam encontrar especialistas e profissionais qualificados.

A mídia reúne candidatos de várias áreas, experiências e vivências diferentes, desde o profissional que está começando a analistas ou outros cargos de direção. Mas, como usar o LinkedIn para encontrar novos talentos para a organização? Neste post, separamos cinco dicas para você conferir!

Aposte na versão Talent Finder

A rede social possui duas versões: gratuita e paga. A primeira é mais restrita e não permite encontrar tantos profissionais qualificados. Porém, a versão paga conta com o recurso Talent Finder, que possui várias opções de filtros.

Por meio da ferramenta é possível visualizar as descrições, verificar os perfis estendidos, obter diferentes tipos de filtros e ainda entrar em contato com profissionais que não estão procurando trabalho de forma ativa. Ou seja, a ferramenta tem um campo de busca maior que a versão gratuita.

Aprenda a usar o LinkedIn Recruiter

Essa é uma das principais funcionalidades da rede social para descobrir novos talentos e recrutá-los para a organização. É uma ferramenta que conta com filtros avançados e permite o envio de e-mail para qualquer profissional, inclusive os que estão fora da sua rede de contatos.

O LinkedIn Recruiter permite preencher de forma rápida as vagas que estão disponíveis. Outra vantagem é que a empresa pode criar uma pesquisa focada nas características de um usuário ideal ou, também, segmentar os talentos para a organização.

Desta forma, para usar o recurso, a empresa deve saber que tipo de profissional está buscando, quais as habilidades exigidas e os conhecimentos necessários. Isso é fundamental para avaliar e analisar os aspectos mais importantes de acordo com função exigida.

Além disso, por meio dessa ferramenta é possível captar perfis por palavras-chave específicas, e que constem no resumo do candidato. Assim, facilita buscar profissionais com descrições mais completas e que contenham informações sobre vivência internacional, conquistas, trabalhos voluntários, entre outros tipos de experiências.

Outro filtro dessa ferramenta é a busca por meio de certificação ou habilidade do recrutador. Qual o tipo de conhecimento o colaborador deve ter para o cargo? Quais as habilidades exigidas? Por meio desse filtro, será muito mais simples e prático achar o candidato ideal.

Os profissionais podem preencher as informações na rede social com certificados de idioma, habilidades adquiridas em cursos ou workshops, entre outros dados que vão facilitar a busca pelo colaborador ideal de acordo com a vaga.

A empresa também pode avaliar a credibilidade dos profissionais por meio da ferramenta de recomendação, em que o usuário pode pedir recomendação para outro e, assim, a empresa pode conhecer melhor as características e as competências.

Invista em anúncios on-line

Outra forma de recrutar e encontrar profissionais adequados para a empresa é por meio dos anúncios on-line, que são realizados com o uso da ferramenta LinkedIn Jobs. São distribuídos aos usuários em função das correspondências e ainda podem ser, também, compartilhados pelas comunidades profissionais da área.

A ferramenta consegue avaliar os feedbacks de uma maneira geral, em tempo real e, também, após a publicação. É possível ter uma previsão sobre uma promoção dos anúncios, que são agrupados em páginas de Jobs.

Além disso, conforme dados da própria rede social, um anúncio que é pago é visto 500x em média e ainda conta com mais de 50 pedidos. Outra vantagem é que o LinkedIn Jobs também permite a busca por candidatos com o uso de palavras chaves ou mesmo critérios específicos como formação, competência, entre outros.

Cuide da página da empresa

Uma das formas para captar candidatos é criar uma página da empresa na rede social profissional. Para isso, é fundamental criar uma página de negócios:

- Clique sobre negócios, localizado na página inicial;

- Depois em adicionar empresa.

Em seguida, será solicitado o nome da organização e os produtos. Se escolher pela versão avançada - paga - é possível colocar vários tipos de recursos como vídeos, mensagens sobre o tipo de ambiente no trabalho, entre outras.

Na página da empresa, poste sobre as vagas de emprego disponíveis na organização, as características exigidas e aproveite para postar sobre conteúdos relevantes que possam chamar a atenção e tentar captar novos colaboradores para a organização. Assim, será mais fácil encontrar profissionais que estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Outra dica é manter conexão com os colaboradores, por exemplo, quando uma oportunidade estiver em aberto, que tal pedir para a vaga ser compartilhada na rede social? A empresa pode pedir para o time atual, por exemplo. Isso vai gerar mais conectividade e ineteração!

Esteja presente nos grupos

Participe dos grupos do LinkedIn de forma ativa e focada. Esteja presente em discussões que sejam relevantes. Por isso, tenha uma postura que seja proativa nas redes sociais e procure criar e desenvolver diferentes tipos de contatos nos grupos.

Aproveite para interagir e fazer conexões com pessoas que tenham o mesmo tipo de opinião e interesse nos grupos de discussões. Desta forma, a empresa pode conseguir estabelecer uma presença dentro destes grupos de discussões e pode influenciar novos colaboradores para o time.

Ou seja, essas ações podem despertar curiosidade e aumentar o acesso da sua página na rede social. Assim, um profissional pode ficar interessado em conhecer as oportunidades disponíveis, por exemplo. Lembre-se de que as participações nos grupos devem ser feitas de forma ativa e com textos que despertem o interesse e a capacidade.

A rede social LinkedIn conta com vários recursos que permitem a captação e a busca pelo colaborador ideal. Usando as ferramentas adequadas - e de forma estratégica - é fácil encontrar os talentos para organização com rapidez e ter acesso aos profissionais adequados. Ou seja, que estejam de acordo com as oportunidades oferecidas pela empresa e fazer a integração adequada para ter o melhor tipo de resultado. Para isso, não se esqueça de manter a página da sua empresa sempre atualizada e usar corretamente os filtros de buscas, para encontrar o talento ideal para a organização.

Sabendo usar a rede social LinkedIn você vai encontrar os melhores talentos para a sua empresa. Aproveite, para compartilhar essas dicas nas suas mídias sociais!

Comunidade Sebrae
Bárbara de Almeida
Bárbara de Almeida Seguir

Biomédica na área de publicidade! rs... Trabalho com produção de conteúdo desde 2012 em vários nichos: empreendedorismo, notícias, cursos, saúde, e muito mais. Adoro escrever, criar e me reinventar por meio das palavras!

Ler matéria completa
Indicados para você