Agilidade emocional
- É a nossa capacidade de tomar as melhores decisões mesmo nos momentos mais desafiadores e não deixar que a emoção tome conta das nossas decisões.
O ser humano tende a ficar na sua zona de conforto, nosso cérebro é programado para evitar a dor e buscar sempre o prazer imediato. Tendo isso em mente é fácil entender o porque muitas vezes ficamos com medo e receio de tomar decisões que impactam o nosso futuro.
Procrastinação entra como atuante como por exemplo no trabalho. Aquela conversa com o chefe ou a reunião que deveria expor alguns pontos sobre algum projeto importante, procuramos algum prazer imediato para cobrir a dor da necessidade da conversa como por exemplo um café, um cigarro, uma cerveja.
Esse receio vem também quando decidimos empreender, sair da nossa rotina e explorar um mundo novo pode fazer com o que tomemos a decisão errada. A agilidade emocional nos ajuda a tomar um tempo e pensar refletir o que realmente é importante e o que realmente não irá nos trazer algum mal a médio/longo prazo.
Junto com a dor de sair da zona de conformo, vem a dor de dizer um não. Dizer não ao seu chefe ou ao a um cliente e acabar perdendo uma oportunidade, vem junto com a ideia de prazer imediato. Assinar um contrato e pegar todas as oportunidades disponíveis a curto prazo te traz alegria, mas a médio/longo prazo pode te trazer estresse. Entender que temos a capacidade de fazer “X” coisas é entender que se caso ultrapassarmos esse limite, podemos não entregar o projeto, não cumprir prazos ou não desempenhar certa tarefa tão bem quanto poderia.
Medo do incerto, do que vai vir à tona, duvidas e impasse são skills de defesa do ser humano, mas quando começamos a tirar as nossas duvidas, entender e ouvir os nossos medos, mapear as áreas que podem ser afetadas por essas decisões temos uma visão mais real e racional sobre a situação.
Para mensurarmos a necessidade da atuação da inteligência emocional, como pessoas é importante estar atentos aos nossos sintomas. Quando estamos com o coração acelerado, mãos suando sabemos que não é a melhor ora de tomar uma decisão. Podemos estar sob o efeito da euforia ou então até mesmo de raiva e acabar descarregando em uma pessoa errada ou de uma forma errada. Ter o autoconhecimento de suas emoções e ser ágil para saber se portal em adversidades.
Como Líder percepção entra como atuante, entender sinais que o seu colaborador está emitindo e também temos o feedback que não é uma ferramenta. Um funcionário que não nos traz pontos que o incomodam, não expõe as suas dúvidas, pode ir minando e ponto de chegar a um ponto crítico e quando ele finalmente vier conversar, será para pedir demissão e comprometer todo um clima da empresa.
Reforçando a ideia de não tomar decisões de imediato, não dizer que sim ou que não sem antes analisar pontos chaves. Saber que você tem o poder de dizer “Posso te dar a resposta amanhã?” “Posso te dar um retorno no final do dia?” e assim você criar um espaço para rever seus conceitos, seus planos e tomar a melhor decisão.
- Conta pra mim se você pratica alguma atividade de agilidade emocional e como você pratica ela no dia a dia.
Accounting student of Universidade Positivo, dedicated to everything that arouses my curiosity and ready to discover the world.