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Você sabe tudo sobre o Market Share?

Você sabe tudo sobre o Market Share?

Você tem vontade de ter uma empresa própria? Já abriu sua empresa e quer saber como melhorar a lucratividade? Saiba que o Market Share é uma ferramenta que você deverá utilizar em seu plano de negócios.

Empreender é o grande sonho de milhares de brasileiros. Ter liberdade no dia a dia e não precisar dar satisfação ao patrão é algo muito estimulante. Se esse é seu sonho, saiba que, sim, é possível abrir um negócio próprio e obter sucesso com ele. No entanto, é necessário usar as estratégias certas para evoluir como empreendedor. Ou seja, o segredo para ganhar dinheiro e atingir o sucesso é usar as ferramentas de marketing corretas.

Com as dicas a seguir, você irá tirar seu sonho do papel!

O que é Market Share?

O termo Market Share vem do inglês e significa “participação no mercado”. Neste sentido, o Market Share tem como objetivo final mensurar a dimensão da sua empresa (ou produto) dentro de um mercado já atuante.

Para que você possa entender melhor, segue um exemplo: imagine que você deseja ter um restaurante de comida japonesa. Antes de abrir o negócio, você precisará analisar os seus concorrentes. Ou seja, você irá pesquisar quais as empresas já atuam neste segmento? Qual concorrência vou enfrentar? Como se comporta este mercado na região em que desejo atuar? O que os consumidores e clientes mais procuram?

Qual a importância de usar o Market Share?

Usar a ferramenta do Market Share é extremamente importante, pois ela ajudará você a criar estratégias para que sua empresa possa se destacar. Assim, será possível criar campanhas especiais, alterar seus preços ou fazer um marketing mais atrativo para alcançar um diferencial.

Usando esta ferramenta, você consegue observar o que está em falta no seu nicho de atuação. Você irá perceber o que pode ser melhorado e como lucrar com a prestação de um serviço diferenciado.

E uma dica preciosa é nunca se acomodar. Quem já possui uma empresa em funcionamento, o Market Share deve ser utilizado com frequência. É a partir da comparação com os concorrentes que os empreendedores podem fazer ajustes, inovações, melhoria de preços e de atendimento.

Enfim, trata-se de uma ferramenta criada especialmente para o crescimento empresarial.

Como usar a ferramenta Market Share na prática?

Com ela, é possível:

1 - Acompanhar o ritmo do mercado

Se você já possui uma empresa em funcionamento, o Market Share poderá dar a você um panorama do ritmo do mercado.

Imagine que sua empresa tem um crescimento de 7% ao ano. Será que esse número representa um crescimento real diante do mercado? A resposta é: nem sempre.

O cálculo correto e ideal é fazer uma comparação do crescimento de sua empresa com o de outras empresas presentes no mesmo ramo de atuação que o seu. Assim, a comparação correta é:

  • Crescimento da minha empresa X Crescimento do meu mercado de atuação

Dessa forma, se o seu mercado cresceu 15% e sua empresa ou produto cresceu 7%, é sinal de que seus concorrentes evoluem mais do que você.

2 - Iniciar um empreendimento com mais segurança

Vamos imaginar agora que você ainda não tenha iniciado seu empreendimento. Ou seja, suponhamos que você esteja apenas na fase de pesquisas e de análises de mercado.

Com a ferramenta do Market Share é possível mensurar como está o nicho de mercado que você esta entrando. Desta maneira, será muito mais seguro fazer seus investimentos, pois você saberá o que lhe espera.

3 - Melhoria de produtos ou serviços prestados

Com o Market Share você poderá melhorar sempre os seus produtos ou serviços prestados. Isso acontece, pois você estará continuamente analisando os resultados e buscando formas de gerar mais lucratividade.

Tipos de cálculo de Market Share e como calcular

Passemos agora aos tipos de cálculos usados com a ferramenta.

1 - Cálculo a partir do volume de vendas

Para fazer este cálculo, você deverá ter os seguintes dados: número de vendas do seu estabelecimento x número de vendas dos concorrentes. Ao fazer essa comparação você descobrirá se está vendendo menos ou se está vendendo mais.

Conforme dito anteriormente, você pode ter um crescimento significativo em sua empresa dentro de um ano. Porém, para entender se você de fato teve uma representatividade no mercado, é preciso fazer uma comparação com as outras empresas.

2 - Número de clientes interessados em compra

Neste caso, o cálculo funciona da seguinte forma: número de clientes em potencial x número de clientes que você atinge.

Por exemplo: você vende brigadeiros para lanchonetes e cinquenta empresas fazem compras desse doces, enquanto você vende apenas para 10 delas. Sendo assim, o seu Market Shareé de 20%.

3 - Faturamento mensal ou anual

Nesse caso, você irá somar o faturamento de todas as empresas da sua área de atuação. Agora, imagine que você trabalha com venda de roupas para gestante. Então você observa que na sua cidade e região, existem quatro lojas nesse nicho, contando com a sua.

Você somará o faturamento das empresas A, B, C e da sua própria empresa.

Como aumentar seus índices de Market Share?

  • Invista em propaganda

Essa é uma dica simples que você pode aplicar para aumentar o seu índice de vendas. Usar o marketing é essencial para alavancar seu negócio.

Neste sentido, as redes sociais e a internet acabam sendo uma grande ferramenta para crescimento. Que tal usar o marketing digital a seu favor?

  • Comunicação com o cliente

Ter uma comunicação clara com seu cliente é de suma importância. Isso por que você poderá saber quais são as expectativas do público e no que você pode melhorar.

  • Inovação nos produtos

Inovar é uma maneira eficaz de se diferenciar da concorrência. Pense em novas possibilidades de atuação, novos produtos que chamarão a atenção. E, principalmente, estude seus clientes: o que eles precisam?

O mercado precisa de novas ideias, maneiras de melhorar a vida dos clientes e oferecer a eles mais qualidade de vida.

Depois, é só calcular a porcentagem de vendas de cada uma delas dentro do valor total de faturamento. Assim, você consegue ter uma visão da sua participação dentro do todo.

Gostou de saber tudo sobre Market Share? Então, não esqueça de deixar seu comentário. Ah, lembre-se de compartilhar esse post com seus amigos eu suas redes sociais. E boa sorte com seu projeto!

Comunidade Sebrae
Renata Fraia
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Jornalista, Farmacêutica e Escritora. Como Redatora (Produtora de Conteúdo / Editora com SEO), é certificada em Inbound Marketing pela Hubspot, RockContent e Contentools. Experiência: Blog Posts e Social Posts, especialmente saúde em geral, medicina,

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