[ editar artigo]

WEEL acelera transformação digital no mercado de crédito

WEEL acelera transformação digital no mercado de crédito

Pesquisa do Distrito Fintech mostra que WEEL é uma das startups que mais se destacaram no setor.

O Brasil conta com uma das maiores concentrações bancárias do mundo, com cinco bancos detentores de 85% dos ativos totais do setor. Apesar disso, a cada ano, as fintechs vêm ganhando cada vez mais espaço ao modernizar o setor financeiro, oferecendo produtos e serviços acessíveis a uma grande parcela da população, trazendo novas experiências a negócios e consumidores com uma versatilidade surpreendente, em um setor, bastante regulado e burocrático.

Entre as empresas que estão despontando nesse mercado bancário mais digitalizado está a WEEL, fintech de crédito para empresas com sede em São Paulo. Segundo o estudo, Distrito Fintech Report, divulgado recentemente, a WEEL é uma das dez startups mais relevantes do mercado nacional. A pesquisa utilizou um algoritmo de scoring que leva em conta, número de funcionários e o seu crescimento no último ano, faturamento presumido via análise do CNPJ, investimento captado, acessos no site e métricas de redes sociais, sendo uma das únicas duas do topo do ranking que trabalham com crédito.

Nathan Yoles, VP de Growth da WEEL, afirma: 

A transformação digital do mercado de crédito é uma das mais tardias na economia brasileira. O desafio de promover disrupção nesse mercado burocrático e arriscado exigiu a construção de modelos de negócio robustos, inovadores e sustentáveis. O surgimento das fintechs é resultado dessa exigência. Uma vez, com acesso a capital local e internacional, elas vêm provando que a existência de um modelo digital, leve e capilarizado é possível no Brasil. Para os próximos anos, podemos esperar o surgimento de inúmeros novos modelos, que estarão sempre dentre os mais investidos do país. 

Por ser totalmente online e utilizar inteligência artificial para avaliar e efetuar operações financeiras com eficiência, a Fintech, consegue desburocratizar o processo de antecipação de recebíveis levando crédito mais facilmente e com agilidade para diversas empresas, completa o executivo:

Criamos uma plataforma 100% digital para que, em poucos cliques, as empresas tenham acesso a soluções inteligentes de crédito que otimizam seus fluxos de caixa.

 

Como funciona

Antecipar recebíveis, é basicamente, trocar recebíveis futuros (que a empresa ainda vai receber) por dinheiro, aumentando a liquidez da empresa em troca de um pequeno percentual de desconto em cima do valor do recebível.

A empresa pode recorrer à antecipação de recebíveis quando é necessário capital para o caixa, evitando, incorrer no pagamento de juros excessivos, no cheque especial e também em empréstimos. E é aí, que surge a WEEL, para desburocratizar o processo e democratizar o acesso ao capital de giro.

Após cadastrar-se na plataforma da WEEL, o empresário faz o upload dos documentos necessários e das notas fiscais eletrônicas com prazos de até 120 dias de recebimento. Depois, ele seleciona as notas fiscais que deseja antecipar, escolhe a conta bancária para depósito e finaliza a operação. Então, ele assina o contrato digital via e-mail e recebe o dinheiro.

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você