[ editar artigo]

‘’Afonso Pena de simples Bairro para um Mini Centro’’

‘’Afonso Pena de simples Bairro para um Mini  Centro’’

Atuar no desenvolvimento da Cidade onde estamos localizados, faz parte da vida de todos os moradores e podemos começar pelo bairro onde moramos. Portanto conhecer e desfrutar do local onde estamos inseridos e dar preferência ao comércio local é de muita importância para crescimento da região, contribuindo assim com o aumento de empregos, crescimento na economia e valorização da região.

Sendo assim nada melhor que falar da própria Cidade e mais especificamente do Bairro onde moramos.

São José dos Pinhais tem um dos maiores índices de crescimento econômico do Paraná, o município tem uma localização estratégica, uma boa infraestrutura e mão de obra qualificada. Tudo isso desperta o interesse e segurança nos empresários de todos os portes para se instalar na região.

Com uma população superior a 323 mil o Município é distribuído em 42 bairros, mas o que vou destacar é o Afonso Pena onde moro desde o ano de 1998, nessa época ele era conhecido como um simples bairro com poucas casas, algumas lavouras e vários terrenos baldios e hoje é considerado um dos maiores bairro  da Cidade de São Jose dos Pinhais, com  mais de 15 mil habitantes e já é  chamado por alguns moradores de ‘’Mini Centro’’ o que leva a população a comprar no próprio local sem precisar se deslocar para outra Cidade.

Esse crescimento todo se dá com a instalação do Aeroporto Afonso Pena que leva o nome do Bairro, com grandes e pequenas industrias, hipermercados e instituições bancarias que chegaram ao longo do tempo e segundo o Sebrae/PR São José dos Pinhais tem 42.358 empresários de pequeno, médio e grande porte, sendo que 2.394 estão instalados no Bairro Afonso Pena, mais especificamente na Avenida Almirante Alexandrino que é onde se concentra o maior número comércio de diversos setores fazendo toda diferença para o crescimento econômico do Município.

Com todo esse desenvolvimento no bairro o Produto Interno Bruto (PIB) de São José dos Pinhais teve um crescimento considerável, que a classificou no ano de 2017 como a 35ª cidade mais rica do país e a mais rica do estado paranaense, ficando atrás somente da capital Curitiba segundo IBGE.

Enfim posso falar por experiência própria que o fortalecimento da economia no Bairro Afonso Pena gerou mais qualidade de vida aos moradores, que consegue realizar tudo de maneira rápida e eficaz com um comércio e serviços diversificados, e que tem a capacidade de suprir as necessidades dos moradores desse local. Por isso com todo esse desenvolvimento territorial, estrutural e econômico, São José dos Pinhais é considerada uma das melhores cidades da Região Metropolitana para se trabalhar e morar.

Gostou? Quer saber mais? 

Então Participe da Comunidade Cidades Excelentes 

 

Cidades Excelentes

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você